Connect with us

Ano Novo: 24 experiências para viver em Petrópolis em 2024

Lazer

Ano Novo: 24 experiências para viver em Petrópolis em 2024

De aventuras na natureza a passeios únicos em pontos turísticos

Ir ao Museu Imperial, visitar a Casa de Santos Dumont, dar uma volta no Palácio Quitandinha: esses são os passeios que todo turista (e os petropolitanos também) acabam fazendo quando vêm a Petrópolis. Com a chegada do Ano Novo, reunimos em uma listinha 24 experiências, além dessas óbvias, para explorar na cidade.

1. Colher morangos

O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.

A recomendação é que seja feita uma reserva pelo WhatsApp (24) 99922-3347, onde também é possível saber informações sobre o cardápio completo, valor de entrada e atrações do espaço. O Morango do Vale fica localizado na Estrada do Cantagalo 1001, Vale do Cuiabá e funciona aos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h30. Mais informações também podem ser encontradas no Instagram @morangodoval.

Veja também: De campo de flores ao morango do vale: 7 produções rurais para visitar em Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

2. Conhecer o Borboletário Shangrilah

Com variadas espécies de borboletas, o Borboletário Shangrilah proporciona aos visitantes uma linda experiência, em meio à natureza e aos diversos tipos, não só de borboletas, como de outros insetos e animais. O local estará aberto para visitação com agendamento prévio pelo WhatsApp (21) 98604-2535. Durante o passeio, os visitantes veem a criação, o processo da metamorfose e apreciam as borboletas voando livremente no jardim.

Veja também: Você sabia que existe um borboletário a céu aberto em Petrópolis?

Fotos: divulgação

3. Voar de Parapente

É comum na serra de Petrópolis ver parapentes ou asa deltas sobrevoando a região. O passeio, que envolve adrenalina e paisagens incríveis, pode ser feito em três rampas da cidade: Parque São Vicente, Siméria e Alto do Morin. Indicamos a Altitude Parapente, escola certificada com mais de 25 anos de experiência e milhares de voos realizados. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (24) 99257-2557

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

4. Conhecer um vale cheio de girassóis

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, o Vale do Girassol, é uma propriedade rural que guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis. Mantido pelo Fernando e pela Monique. O campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano.  As informações sobre a florada são atualizadas pelo instagram do local Vale do Girassol.

Fotos: reprodução instagram @laylaabad

5. Conhecer os castelos da cidade

Se você pensa que é preciso ir para a Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem. São eles: Castelo de Itaipava, Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha, Castelo Country Club e Castelo de São Manoel.

Veja também: Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

6. Curtir o circuito cervejeiro

Petrópolis é a Capital Estadual da Cerveja e, para os amantes da bebida, uma boa pedida é participar do tour cervejeiro. As cervejarias Bohemia, Odin, Sampler, Brew Point e Duas Torres, que ficam a cerca de 100 metros uma da outra, se juntaram e criaram um circuito no Centro da cidade.

Os participantes do trajeto recebem um passaporte que, a cada desafio concluído nas cervejarias participantes, é carimbado e o integrante recebe um certificado. Os jogos vão das dificuldades intermediárias a avançadas, mas são recompensados por prêmios, como adesivos e canecas de cerâmica estilizadas. Para participar, basta ir até uma das seis cervejarias e adquirir o passe, que custa R$ 20.

Veja também: Você sabia que existe um Circuito Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

7. Praticar yoga nos jardins do Museu Imperial

Todos os domingos às 9h, nos jardins do Museu Imperial, professores do projeto “Todo dia é dia de yoga” realizam aulas gratuitas do exercício de meditação. Para participar da atividade, que é aberta ao público independente de idade ou experiência, basta levar um tapetinho ou canga. Vale lembrar que em dias de chuva os encontros não acontecem.

Veja também: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas de yoga gratuitas em Petrópolis

Foto arquivos Sou Petrópolis

8. Conhecer o orquidário mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer

9. Jogar xadrez em um tabuleiro gigante

Aberta à visitação desde 2012, a Casa Stefan Zweig traz detalhes da vida e obra do autor mais lido e traduzido no período entre guerras. A cinco minutos do centro de Petrópolis, o espaço ficou conhecido na internet pelas fotos do tabuleiro de xadrez gigante que ocupa o jardim, referência à obra do escritor “Novela de Xadrez”.

O local, situado na Rua Gonçalves Dias, 34, funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Saiba mais pelo telefone (24) 2245-4316 ou Instagram @csz.digital.

Veja também: #CartõesPostais: 8 curiosidades sobre a Casa Stefan Zweig, no Valparaíso

Fotos: Instagram @quit_torrez

10. Andar de quadriciclo em Secretário

Uma ótima opção para quem quer conhecer locais mais reservados de Petrópolis, como Secretário e arredores, a partir de uma perspectiva diferenciada são os passeios de quadriciclos do Quadriexplorer. O empreendimento fica na Estrada de Secretário, 186 (entrada pelo estacionamento do Rei das Pedras. Final da rua de paralelepípedo, primeira entrada à esquerda). Mais informações podem ser obtidas nos telefones  (21) 97575-0000 ou no Instagram @quadriexplorer.

Veja também: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

11. Apreciar o pôr do sol

Particularidade a parte, Petrópolis possui lugares que são verdadeiros cenários que tornam um pôr do sol especial, para curtir entre amigos. Essa experiência vale a pena.

Veja também: 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Fotos: @soupetropolis – @barbara_cristhyba

12. Passear a cavalo

Aqueles que gostam de aproveitar o dia ao ar livre e o contato com a natureza têm mais uma opção de lazer na Serra Imperial: fazer um passeio a cavalo, em meio a paisagens incríveis. Há diversas opções em Itaipava, Pedro do Rio, Secretário, Fagundes e Posse. Para saber mais, confira a matéria: 8 haras e fazendas para passear a cavalo em Petrópolis

Fotos: Reprodução @fazendavaleimperial e @harasclementina

13. Tirar fotos em um céu de guarda-chuvas

Localizado na Avenida Barão de Amazonas, 25, no Centro de Petrópolis, o Liberty Garden oferece, além de um céu de guarda-chuvas perfeito para sessões fotográficas, uma chocolateria, lojas de artesanato, restaurante e o Museu de Brinquedos do Rio de Janeiro.

Já em Itaipava, o Shopping Tarrafas também dispõe de um corredor de guarda-chuvas em arco-íris, bem como diversas lojas e restaurante. Ambos os espaços são abertos para visitação gratuita.

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi e Arquivos Sou Petrópolis

14. Fazer uma trilha no Parnaso

Criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é o terceiro mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro. O parque tem 200 km de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Dentre as quais, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Dada a variedade de percursos, existem trilhas mais fáceis, como a suspensa, que é acessível até para pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do trajeto.

Vale ressaltar que para fazer trilhas mais longas como a travessia ou passar a noite acampando, é necessário agendar pelo site oficial do parque. Para os mais experientes, a dica é pela Trilha do Alicate, que é a mesma para o Morro Açú e leva 2h30 para ser concluída.

O Parque fica na Estrada do Bonfim, Corrêas e funciona todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 16h. Mais informações no Instagram @parnaso_oficial

Veja também: Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Fotos: Alexandre Milhorance e Luiz Henrique Lucas

15. Fazer um piquenique

Petrópolis dispõe de diversos parques, praças e jardins que servem como cenário ideal para aproveitar um ótimo piquenique com amigos e família. Há recantos por toda a cidade e para conhecer alguns deles basta acessar a matéria: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

16. Andar de bike nas zonas rurais da cidade

Opções de trilhas de bike não faltam em Petrópolis, mas a nossa dica é explorar a região do Vale das Videiras e Secretário. Lá é possível encontrar paisagens lindas, poços e cachoeiras para se refrescar durante o caminho.

Veja também: Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Andrea Abinader

17. Se divertir com os amigos no paintball

Localizado na Rodovia BR- 040 KM 63, o Itaipava Paintball é para quem procura adrenalina com os amigos. Lá são oferecidas diversas modalidades como tira ao alvo, paintball para adultos e crianças, como toda segurança para aproveitar a experiência. Eles trabalham com agendamento pelo número (24) 99216-6341. Mais informações podem ser encontradas no perfil @itaipavapaintball.

Fotos: Sou Petrópolis – reprodução instgragam @itaipavapaintball.

18. Relaxar em um Spa

O hotel-boutique Casa Marambaia possui um Spa em meio à Mata Atlântica. Localizado na Rua Dr. Agostinho Goulão, 2098, em Corrêas, o espaço tem piscina aquecida, saunas, ducha cromoterápica, salas de massagem e tenda para terapias ao ar livre. Mais informações no telefone (24) 2236-3650 e Instagram @casamarambaia.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

19. Aproveitar uma cachoeira

Outra ótima alternativa para relaxar é ir a uma das inúmeras cachoeiras de Petrópolis. Espalhadas por toda a cidade, há opções no Caxambu, Itaipava, Secretário, Araras e Bonfim, confira: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de sol em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

20. Visitar o santuário em meio às montanhas

O Vale do Amor é um verdadeiro santuário localizado em meio às montanhas de Petrópolis. A energia do lugar é única e são vários jardins e espaços que você pode desfrutar. O caminho até chegar no Vale do Amor é meio complicadinho por ser uma estrada de terra, mas garantimos que vale muito a pena. Mais informações: santuariovaledoamor

Veja também: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Fotos: reprodução instagram santuariovaledoamor – @rebecca_ahmed

21. Provar comidas típicas de Petrópolis

A cidade tem diversos restaurantes, bares e lanchonetes, mas algumas dessas opções se destacam por serem as favoritas dos petropolitanos. Na Rua Teresa, uma ótima opção são os churros vendidos nas barraquinhas. Já na Praça da liberdade, a pipoca sem casca não pode faltar.

Os biscoitos amanteigados da Ritinha, vendidos em várias lojas da cidade, o brioche do Badofe e os doces da Katz também se diferenciam entre os mais consumidos. A Lanchonete Badofe fica no Edifício Arcádia, Rua D. Pedro II, 31 e a Katz Chocolates na Rua Barão do Amazonas, 85, ambos no Centro da cidade.

Veja também:

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

22. Conhecer as fábricas abertas para visitação

Petrópolis é conhecida por sua rica história e herança cultural. A cidade abriga algumas fábricas super legais que podem ser visitadas! Cada uma oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a produção desses produtos tradicionais e desfrutem de degustações deliciosas. Conheça algumas delas: Conheça 8 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

23. Conhecer bares temáticos

Estes estabelecimentos não apenas proporcionam deliciosas refeições, mas também mergulham os visitantes em diferentes épocas e culturas. Selecionamos 7 restaurantes e bares temáticos para conhecer em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis/ The Collectors e Condado Louva Deus

24. Ver o Centro Histórico pela Torre da Catedral

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais cartões postais da cidade. Reinaugurado em julho de 2022, o templo passou a contar com visitação à torre, que dá acesso as varandas, onde é possível admirar uma vista do Centro Histórico.

Durante o passeio, os visitantes têm acesso ao interior da igreja onde podem conhecer sua história desde a fundação até os dias atuais. Além disto, a Catedral agora conta com lanchonete, mini museus e melhorias na acessibilidade.

O tour acontece de terça a sábado das 9h às 12h e 13h às 16h e aos domingos de 13h às 16h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral). Às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada. Mais informações no telefone (24) 2242-4300/(24) 98829-1080 (WhatsApp)

Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

Conhece mais alguma experiência diferenciada em Petrópolis? Comenta aqui! =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir