Connect with us

Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Lazer

Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Mantido pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), o parque é a 3ª reserva mais visitada do Brasil

O Parque Nacional da Serra dos Orgãos ( Parnaso), um dos pontos turísticos mais queridos pelos petropolitanos e fãs da natureza, agora está com entrada gratuita. Criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Fotos: @loucosporviagem e @Brenomadeira

Trilhas

O parque tem 200 KM de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Entre estas trilhas, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Foto: Luiz Henrique Lucas

Dada a variedade de percursos, existem trilhas mais fáceis, como a suspensa, que é acessível até para pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do circuito. Vale ressaltar que para fazer trilhas mais longas como a travessia ou passar a noite acampando, é necessário fazer o agendamento pelo site oficial do parque.

Para os mais experientes, a dica é pela Trilha do Alicate, que é a mesma para o Morro Açu e leva 2h30 para ser concluída.

Foto: Alexandre Milhorance

Outras atividades

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos locais mais recomendados para a prática de esportes de montanha. Para quem gosta de escalada, caminhada, rapel e outros, o Parnaso é um prato cheio. Os vales e cachoeiras também são bastante visitadas pelos ecoturistas.

Foto: Divulgação/@maistrilhasrj

Ecoturismo

Criado para proteger a paisagem e a biodiversidade da região, o parque conta com mais de 20 mil hectares protegidos, dividido entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim. Para garantir a pouca intervenção das pessoas na vida dos animais, o Parnaso elaborou regras como:

  • Não colete plantas
  • Não utilize atalhos saindo das trilhas
  • Não leve animais de casa, nem do parque para casa
  • Respeite os horários de visitação
  • Evite o uso de protetor e repelente nas águas
  • Não leve caixas de som
  • Não alimente os animais
  • Recolha todo o seu lixo
  • Não faça fogueiras.

Biodiversidade

O parque conta com uma fauna e flora com quase três mil espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios, e 83 répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies que só existem no local.

Foto: Divulgação/ICMBio

Pra anotar aí:

Endereço: Estrada do Bonfim, sn – Corrêas, Petrópolis – RJ, 25730-010,

Horário de funcionamento: das 08:00h às 16:00h,  de domingo a domingo e feriados,

Site para agendamento do pernoite: http://parnaso.tur.br/

Saiba mais: @parnaso_oficial

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir