Connect with us

Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Comer e beber

Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Cachoeiras encantadoras, passeio de bike e boa gastronomia. Veja todas as dicas para curtir um dia no Vale

A pouco mais de 30 km do Centro da cidade, o Vale das Videiras é um dos refúgios mais charmosos de Petrópolis. Lá, é possível andar de bicicleta, curtir uma cachoeira e desfrutar de uma boa gastronomia. Confira aqui, um roteiro completo de um dia do que fazer enquanto estiver no local!

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Como chegar ao Vale das Videiras?

Já na estrada, o motorista terá que pegar a saída 65 da BR-040 em direção a Araras, virar à direita na Estrada Bernardo Coutinho e seguir em direção à Estrada Almirante Paulo Meira/RJ-117. O Vale das Videiras fica na altura do km 18 da referida via e é indicado por um charmoso pórtico de entrada.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

A estrada até o Vale das Videiras, por si só, é um dos pontos altos do passeio. A sensação, à medida em que você atravessa Araras, é, realmente, a de adentrar um vale, rodeado por imponentes montanhas, lindas casas de veraneio e, em trecho ou outro, lojas de artesanato e delicatéssens.

#Dica da Sou:A primeira dica dessa lista é para quem não tem carro ou quer ir sem mais preocupações para o Vale das Videiras. O Elite Driver faz esse tipo de transporte com segurança e tranquilidade. Saiba mais no Instagram.

O que fazer?

1ª parada na cachoeira Ponte Funda

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: pela rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro, pegue a saída 65 em direção a Araras, vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira. Por volta do km 15, você chegará à Cachoeira da Ponte Funda. Ela fica do lalo da Igreja Assembleia de Deus.

Nível de dificuldade da trilha: não possui trilha / a cachoeira fica a 3 minutos da beira da estrada.

Destaques: queda d’água de 40 metros de altura, o belo percurso até a cachoeira e a preservação do local.

Preço: gratuito.

2ª parada na cachoeira Sete Quedas

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: pela rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro, pegue  a saída 65 em direção a Araras, vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira. Por volta do km 17, você chegará à Cachoeira das Sete Quedas. Fica em frente à Pousada Fazenda das Videiras.

Nível de dificuldade da trilha: não possui trilha / a cachoeira fica a 3 minutos da beira da estrada.

Destaques: cachoeira ideal para famílias. O espaço é reservado, com poços rasos e bastante incidência de sol

Preço: taxa de R$ 5

Veja também: 12 parques e cachoeiras para curtir em um dia de sol em Petrópolis

Onde comer?

Galpão Caipira

O Galpão Caipira tem uma estrutura sem igual, que atende todas as necessidades dos visitantes. O restaurante fica bem no centro do Vale, em frente ao coreto, e é super completo: oferece desde café da manhã a almoço e jantar. A comida é saborosíssima e, somada a ela, o atendimento e o ambiente – que consegue ser ainda mais cativante pessoalmente – tornam a experiência ainda mais especial.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

A #Dica da Sou aqui é pelo croquete, como entrada, o frango caipira como prato principal e a releitura da clássica sobremesa Romeu e Julieta como encerramento.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Outros passeios:

Alugar uma bicicleta no Galpão Caipira e fazer um passeio pela região

O Galpão Caipira é referência na oferta de passeios na região. Lá você encontra bicicletas para aluguel e uso tanto por conta própria – para explorar o Vale como bem entender, quanto com o auxílio de um guia. São 12 circuitos – alguns com até 47 km de extensão – a montanhas, sítios, cachaçaria e poço dali das redondezas. Uma rota que faz muito sucesso é a que leva ao Poço São Pedro. Além de lindo, é ótima opção para um passeio refrescante.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Passeio pelo coração do Vale das Videiras

O centro do Vale das Videiras é bem modesto, mas a gente te garante que vale a visita. É tudo feito a pé e é nele que estão localizados os principais restaurantes da região: um coreto que é uma graça, uma lojinha de plantas – que até suculentas importadas vende, o vilarejo do Vale e o anfiteatro da Associação de Moradores do Vale, que é onde a comunidade costuma se reunir para shows ou para a já tradicional festa junina local.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Finalizar com uma sessão de spa do Galpão Caipira

Para fechar o dia com chave de ouro, o Galpão Caipira também tem um spa para quem quer relaxar o corpo e a alma. São oferecidos os serviços de massagem relaxante, reflexologia, esfoliação e pedras quentes. As sessões duram de 25 a 50 minutos e são muito requisitadas tanto por quem cumpre as rotas mais longas de bike e caminhada, quanto por quem só quer relaxar.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio do Galpão Caipira
Galpão Caipira no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir