Connect with us

16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Lazer

16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Opções de refúgio para quem quer se conectar com a natureza

Matéria atualizada no dia 6 de fevereiro de 2024

Do Centro da cidade ao topo da Serra. Selecionamos 16 lugares com vistas incríveis para você curtir com a família e com os amigos o nascer ou pôr do sol nas montanhas.

1. Rampa de Voo Parque São Vicente

Além da prática de voo livre, o parque São Vicente é um ótimo lugar para fazer piquenique e ver o sol se esconder nas montanhas da Serra da Estrela.

Foto: @soupetropolis

Localização: Rua Paula Buarque – Vila São Luís, Petrópolis

Preço: gratuito.

Veja também: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

2. Trono de Fátima

Essa é sem dúvidas a alternativa de mais fácil acesso dessa lista. Bem no coração da cidade, o monumento histórico atrai atenções por sua beleza, mas também pela bela vista do Centro e das montanhas.

Foto: @joserenato.lisboacordeiro

Localização: Rua Padre Moreira – Valparaíso.

Preço: gratuito.

Horário de funcionamento: todos os dias de 9h às 18h, com exceção de segunda-feira, de 9h às 15h.

Veja também: Confira opções de programas gratuitos para fazer em Petrópolis

3. Pedra Do Cortiço

Para ver esse pôr do sol também é preciso caminhar. O acesso à pedra, conhecida como Morro do Cortiço, é considerado um dos mais fáceis entre as trilhas da cidade (40 min/1,5km). Do topo é possível avistar o conjunto de montanhas de Petrópolis, a Serra dos Órgãos, a Baía da Guanabara e a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Foto: @rezendeizabela

Localização: O ponto de partida é a Rua Indaiá, no bairro São Sebastião. A rua fica ao lado da Igreja São Sebastião e o início da trilha fica logo no começo dela, do lado esquerdo.

Veja também: Saiba como chegar até a Pedra do Cortiço; subida leva menos de uma hora

Preço: gratuito.

4. Castelinho

Também conhecido como Meu Castelo, essa não é a opção mais fácil, mas oferece uma das vistas mais bonitas. Para chegar ao local é preciso fazer uma pequena trilha (45 min/1,8km) de dificuldade leve. Do topo do Castelinho, pode-se ver Petrópolis, o Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara.

Foto: @barbara_cristhyba

Localização: A entrada da trilha fica na Rua Oswaldo de Barros, na altura do número 1448, Morin.

*Se você não conhece ninguém que já tenha ido, o ideal é contratar um guia de ecoturismo (mais informações no fim da página).

Veja também: Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

Preço: gratuito.

5. Rampa de Voo Livre da Siméria

Distante 66 km do Rio de Janeiro e a 10 minutos do Centro de Petrópolis, a Rampa de Voo Livre da Siméria é uma ótima opção para quem quer ver um belo pôr do sol em um lugar de fácil acesso.

Foto: Instagram @yuri_r.a.r

Localização: Rua Manoel Francisco de Paula, 810 – Siméria, Petrópolis.

Preço: gratuito.

6. Mirante do Cristo

Localizado na subida da Serra, já quase na chegada de Petrópolis, o Mirante do Cristo é uma opção imperdível se você estiver vindo para a cidade no horário do pôr do sol.

Foto: Instagram @duda_afonso

Localização: Rodovia Washington Luís (BR-040), altura do km 39,5.

Preço: gratuito.

Veja também: 9 mirantes em Petrópolis para explorar o município a partir de novas perspectivas

7. Mirante Flávio Cavalcanti

Bem próximo do Centro e com nível leve de dificuldade, para chegar no Mirante Flávio Cavalcanti é preciso entrar na Rua Belinha Cavalcanti (sua esposa), no Caxambu. A trilha leva em média 40 minutos de subida e a recompensa é uma bela vista para o Centro Histórico.

Destaques: Do cume, você vê a Baixada, todo o Centro – da Catedral São Pedro de Alcântara ao Museu Imperial, a Rua do Imperador e a Igreja do Rosário, a Comunidade da 24 de Maio, e algumas das formações montanhosas de maior destaque no município, como a Maria Comprida, a Pedra de Itaipava, o Morro do Bonet, o Pico do Tinguá e o Taquaril.

Como chegar: a entrada da trilha fica em um caminho bem demarcado à direita da Rua Belinha Cavalcanti, no Caxambu, para quem está subindo.

Veja também: Roteiro para um relaxante passeio guiado pelo mirante e pela cachoeira do Caxambu

8. Pedra do Bonet

Morro do Bonet está localizado no bairro Rocio, em Petrópolis. A trilha até lá é considerada moderada, por ser muito íngreme (aproximadamente 50 minutos de caminhada). Com sorte você pegará o tempo aberto propiciando uma bela vista da região, sendo possível avistar a cidade do Rio no horizonte.

Foto: @an.dressa.gomes

Localização: Estr. Vargem Grande – Fazenda Inglesa, Petrópolis. Pegue a Rodovia Washington Luiz (BR-040) sentido Rio e entre na Estrada do Rocio, seguindo por 7.1 km até encontrar uma plaquinha bem discreta à sua direita que sinalizará o início da trilha.

Preço: gratuito.

Veja também: Roteiro do Rocio: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse recanto acolhedor

9. Vale da Lua – Itaipava

Apesar de ser pouco conhecido pelos petropolitanos, o Vale da Lua é um refúgio natural lindo, localizado em Itaipava. Para os amantes de fotografia, ver o pôr do sol entre os eucaliptos do vale é um cenário perfeito.

O trajeto até lá é bem sinalizado, mas se preferir pode usar o Google Maps ou o Waze.

Fotos: @soupetropolis

Localização: pegue a estrada sentido Teresópolis e fique atento a uma placa à direita direcionando para o Vale da Lua. Siga as instruções pelo caminho ou pelo Waze/Google Maps.

Preço: gratuito.

10. Mirante de Itaipava

O Mirante de Itaipava fica na BR 495 (Estrada das Hortênsias), que liga Petrópolis a Teresópolis. O acesso é super fácil! Só olhar esse registro maravilhoso que já sabe que a ida vale a pena, né?

Foto: @tonaserra

Localização: BR 495 (Estrada das Hortênsias)

Preço: gratuito

Veja também: #RoteiroDosBairros: 11 dicas do que fazer em um dia em Itaipava

11. Mirante da Serra

Logo na descida da serra, do lado direito, tem um acostamento onde instalaram esse balanço. Se você tiver sorte de pegar o céu aberto, vai ter uma das vistas mais lindas da Serra Carioca. A boa é descer a serra próximo do horário do pôr do sol!

Foto: Reprodução/Instagram @calicewerdan

Localização: Não tem uma sinalização ou localização no mapa/waze, mas basta ficar atento e você vai encontrar. Pra quem já conhece um pouquinho da serra, fica próximo ao radar de 70km/h.

12. Pedra do Quitandinha

Se você curte trilhas e caminhadas ou está a fim de começar, a Pedra do Quitandinha é uma ótima opção. A trilha é considerada leve, leva cerca de 1h30 e garante esse visual maravilhoso! Se preferir, pode subir de carro até a estrada de terra que tem início na Rua Uruguai. Nesse caso, a caminhada é reduzida para apenas 30 minutinhos.

Foto: @souceicavidal

Localização: A trilha tem início em uma escadaria que fica ao lado direito do Palácio Quitandinha. Ao fim das escadarias você vai seguir por uma rua de paralelepípedo e depois em estrada de terra.

Veja também: #RoteiroDosBairros: 8 dicas do que fazer em um dia no Quitandinha

13. Pico do Cobiçado

A travessia Cobiçado x Ventania é uma das mais bonitas da região de Petrópolis. Localizada na divisa entre as cidades de Petrópolis e Magé, todo o seu trajeto se dá ao longo da crista das montanhas, portanto, a vista do sol se pondo no horizonte é espetacular.

Veja também: O que você precisa saber para realizar a travessia Cobiçado – Ventania em Petrópolis

Foto: Instagram @luizfelipef22

Localização: A travessia pode ser feita subindo o Cobiçado ou o Ventania. Se você escolher a primeira opção (mais recomendada), seu ponto de partida será no bairro Caxambu, no ponto final da linha de ônibus Caxambu – Santa Izabel, ao lado da Igreja da Vila Três Pedras.

*O melhor horário para começar a subida é bem cedo, já que é uma trilha longa e que pode durar o dia todo.

Preço: gratuito.

14. Morro do Cruzeiro – Açu

O pôr do sol mais incrível da  Serra é um privilégio apenas para os fortes. Isso porque para alcançar o ponto mais alto de Petrópolis é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 5 horas (8,5km com muito zig zag). A trilha, que é considerada pesada, é parte da travessia Petrópolis-Teresópolis (3 dias/30km) e eleita por muitos que já a fizeram como a caminhada mais bonita do Brasil.

Foto: azimutelivre.com

Localização: A entrada da trilha fica na portaria da parte petropolitana do Parque da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim.

*Se você não conhece ninguém que já tenha ido, o ideal é contratar um guia de ecoturismo (mais informações no fim da página).

Entrada gratuita

Para visitas guiadas ao PARNASO, fale com a guiasnativos_ou confira a lista de condutores do parque, clicando aqui.

15. Castelos do Açu

Para chegar nesse lugar privilegiado, em meio às montanhas, é preciso fazer a trilha para o Açu, partindo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). São aproximadamente 6 horas de subida para uma vista recompensadora.

Veja também: 7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis

Foto: Instagram @michael_melo

Localização: O início da trilha fica na sede do Parnaso de Petrópolis, no bairro Bonfim.

Mais informações: aqui

16. Alto da Ventania

Com altitude de 1270 metros, a subida até o cume leva em torno de 1h – 1h30 para ser feita, mas em compensação a vista é uma das mais encantadoras, sendo também um ótimo lugar para se aventurar mais e mais, acampando.

Foto: Mala de Aventuras

Destaques: Uma das coisas que chamam a atenção no Alto da Ventania é o caminho até o topo. É sem dúvida um dos caminhos mais belos, repleto de vegetação e cenários diferentes. Uma dica boa é não escolher a época de verão para visitar a trilha, já que é o momento do ano do qual chove mais na região.

Como chegar: o início da trilha do Alto do Ventania pode ser um pouco confuso. Sugerimos clicar aqui para conferir mais detalhes, com imagens, ilustrando o caminho.

#Dica de passeio guiado:

A guiasnativos_é formada por experientes guias de atrativos naturais que oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre como agendar um passeio guiado basta entrar em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713

Veja também: 

Tem mais dicas? Comente aqui =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir