Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?
Cervejarias da cidade oferecem desafios com prêmios para quem se provar um verdadeiro cervejeiro
Petrópolis é considerada a Capital Estadual da Cerveja e, para fazer jus ao título, as cervejarias Bohemia, Odin, Sampler, Brew Point e Duas Torres, todas localizadas no Centro Histórico, criaram um tour cervejeiro, que conta com desafios, prêmios e muita história.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis e @petro_tours
Passaporte
Para participar, basta adquirir o passaporte, que custa R$ 20, em um das cinco cervejarias do circuito. A cada desafio concluído, o documento é carimbado e turistas e petropolitanos somam pontos para receber brindes e certificado.
Desafios
Os desafios vão das dificuldades intermediárias a avançadas:
- Quem completar o nível 1 nas cinco cervejarias, ganha um chaveiro exclusivo do circuito, com abridor de garrafa e lata;
- Quem concluir todos os desafios do nível 2, ganha um tirante;
- E quem finalizar todas as estapas do nível 3, leva de prêmio uma caneca, além de um certificado que qualifica o participante como um verdadeiro cervejeiro.
Vale ressaltar que os brindes devem ser retirados onde foi comprado o passaporte e que não é preciso completá-lo todo em um único dia. Assim, os turistas podem voltar à cidade e ir completando os desafios periodicamente.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Circuito
O Circuito Cervejeiro pode ser feito tranquilamente a pé. Isso porque as cervejarias participantes ficam a cerca de 100 metros uma da outra. As marcas ainda dão uma lição de história da cerveja aos integrantes do tour. As cinco cervejarias participantes são:
- Bohemia – R. Alfredo Pachá
- Odin – R. Alfredo Pachá, 320
- Sampler – Av. 7 de Abril, 557
- Brew Point – R. Afrânio Melo Franco, 330
- Duas Torres – R. Padre Siqueira, 325
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Capital Estadual da Cerveja
Petrópolis pode ser considerada como berço da cerveja no Brasil. Afinal, a primeira cervejaria brasileira foi fundada em terras petropolitanas, em 1853. A cidade ganhou o título de Capital Estadual da Cerveja em 2017, após sanção do então governador Luiz Fernando Pezão.
Além das grandes cervejarias, o fato de muitas pessoas trabalharem no ramo da cerveja também pesou para a escolha do projeto de lei proposto pelo deputado Gustavo Tutuca. Petrópolis também ostenta o título de Capital do Casamento e Capital do Canto Coral.
Veja também:
