Connect with us

8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de sol em Petrópolis

Lazer

Redescubra os refúgios naturais da cidade

Matéria atualizada às 13h do dia 17 de novembro de 2023

Se você procura a combinação perfeita entre sol, relaxamento e natureza, talvez essa lista possa te ajudar. Selecionamos 8 cachoeiras imperdíveis para curtir os dias de sol em Petrópolis.

* Para sua segurança, fique atento aos lembretes no final deste post.

1. Cachoeira Poço Negro (Poção)

Fotos: Reprodução/Instagram – @marimedeiros25 – @trilheiros_mp

Localização: depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, percorrer alguns quilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita, ali você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo.

Nível de dificuldade da trilha: leve / 5 a 10 minutos de caminhada.

Destaques: poço grande para nadar e de fácil acesso.

2. Cachoeira da Macumba

Fotos; Reprodução/Instagram – @casalsejoga / @thaiscrc

Localização: siga em direção à serra de Teresópolis e marque 13 quilômetros. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito do sentido Itaipava > Teresópolis.

Nível de dificuldade da trilha: leve / aproximadamente 5 minutos de caminhada.

Destaques: queda d’água de 35 metros de altura; ótima para esportes radicais como rapel e escalada; e o lindo visual no topo da cachoeira.

3. Cachoeira da Rocinha

Fotos: Reprodução/Instagram – @julianavieira.vf – @marley.bluemerle

Localização: seguindo pela BR-040 (Rio-Petrópolis), vá em direção a Juiz de Fora, até a saída de Pedro do Rio / Secretário. Siga à esquerda para Secretário (RJ-123) por 7 km. Atravesse Secretário pela rua principal de paralelepípedos, e 50 metros após recomeçar o asfalto, pegue a primeira estrada à esquerda, e ande mais 3 km por estrada de terra até o Vilarejo das Cachoeiras. Após o condomínio, tem uma entradinha à direita que dá acesso à cachoeira.

Nível de dificuldade da trilha: moderada / aproximadamente 5 minutos de caminhada.

Destaques: presença de sol durante o dia todo, o escorregador natural no centro da queda d’água (se for escorregar, desça com cuidado para não se machucar) e lugar próximo à trilha para estacionar o carro.

4. Cachoeira do Caxambu

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: saindo da rodoviária velha (Centro de Petrópolis), ande mais 7,5 km. A cachoeira está localizada no bairro Caxambu, ao lado da represa Águas do Imperador.

Nível de dificuldade da trilha: moderado / aproximadamente 5 minutos de caminhada.

Destaques: poço grande para nadar, espaço para piquenique e para banho de sol.

Preço: gratuito.

5. Cachoeira da Ponte Funda (Vale das Videiras)

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: pela rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro, pegue a saída 65 em direção a Araras, vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira. Por volta do km 15, você chegará à Cachoeira da Ponte Funda. Ela fica do lalo da Igreja Assembleia de Deus.

Nível de dificuldade da trilha: não possui trilha / a cachoeira fica a 3 minutos da beira da estrada.

Destaques: queda d’água de 40 metros de altura, o belo percurso até a cachoeira e a preservação do local.

6. Cachoeira das Sete Quedas

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: pela rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro, pegue  a saída 65 em direção a Araras, vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira. Por volta do km 17, você chegará à Cachoeira das Sete Quedas. Fica em frente à Pousada Fazenda das Videiras.

Destaques: cachoeira ideal para famílias. O espaço é reservado, com poços rasos e bastante incidência de sol

Preço: taxa de R$ 5

#Dica de passeio guiado:

O Grupo Guias Nativos Trilhas e Escaladas é formado por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713.

7. Cachoeira do Morin

Localização: Rua Locerne, 218 – Morin

Nível de dificuldade da trilha: leve. Há dois poços: um sujeito a 5 minutos de trilha e o outro acessado com 15 minutos de caminhada

Destaques: água cristalina, ótima para nadar

Preço: gratuito

8. Véu da Noiva

Fotos: Reprodução/Instagram – @brumbp / @robertavitoriano

Localização: Parque Nacional da Serra dos Órgãos no bairro do Bonfim, a cerca de 15 km do Centro de Petrópolis.

Nível de dificuldade da trilha: moderado / aproximadamente 1h de caminhada.

Destaques: queda d’água de 35 metros de altura; os lindos poços do parque no caminho da trilha à cachoeira; a preservação do local; e a boa sinalização.

Mais informações: no site do PARNASO.

Importante lembrar:

– Não vá à cachoeira em dias de chuva. O volume de água cresce rapidamente, causando a chamada tromba d’água, aumentando os riscos de acidentes. Dê preferência para ir em manhãs de sol;

– Evite ir a cachoeiras de fácil acesso durante a semana, quando o movimento é mais fraco. Procure ir acompanhado ou em feriados e finais de semana para sua segurança. Se preferir, vá com um guia turístico. O telefone deles pode ser obtido através do Disk Turismo Petrópolis: 0800024-1516 ou você pode contratar os serviços dos condutores do Parnaso, clicando aqui;

– Leve repelente ou passe antes de sair de casa (procure ir nesses lugares de mata fechada depois de estar vacinado contra a febre amarela);

– Atenção aos animais peçonhentos! Se for tirar o tênis para mergulhar em alguma cachoeira, lembre sempre de verificar se não nenhum animal dentro dele antes de colocá-lo novamente. No calor, muitos animais, como cobras, aranhas e escorpiões costumam aparecer mais.

– Lembre-se de levar seu saquinho de lixo. Ajude a preservar a natureza! =)