Connect with us

Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Turismo

Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Lugares para visitar, trilhas, restaurantes, passeios de quadriciclo e muito mais: tudo que você pode conhecer e aproveitar em Secretário.

*Matéria atualizada às 9h do dia 5 de abril de 2024

Secretário é uma região que encanta pela natureza e conforto da roça. Reunimos o melhor desse bairro do distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis. Visitamos restaurantes, fazendas, hotéis, pontos turísticos e conversamos com quem mais conhece e ama a região: os locais. O resultado dessa experiência é essa lista com dicas que você não vai encontrar em nenhum roteiro turístico.

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Como chegar a Secretário

Saindo de Itaipava, pegue a BR-040 sentido Pedro do Rio/Secretário e vire à esquerda na BR-492. Antes de entrar na rotatória e pegar a 2ª saída, haverá uma placa indicando onde seguir. A entrada de Secretário fica ao lado da Cervejaria Itaipava. Sugerimos acompanhar as instruções das placas ou o GPS.

O que fazer

Fazer um tour pela região de quadriciclo

Uma ótima opção para quem quer conhecer Secretário e arredores a partir de uma perspectiva diferenciada e deixar o estresse de lado de um jeito menos convencional, cercado por natureza, são os passeios de quadriciclos do Quadriexplorer.

Fotos: Divulgação

Para mais informações e valores: (21) 96407-3774 ou (21) 97575-0000.

Localização: Estrada de Secretário, 186 (Entrada pelo estacionamento do Rei das Pedras. Final da rua de paralelepípedo, primeira entrada à esquerda.), Secretário.

Instagram: @quadriexplorer.

Fazer um passeio guiado de bicicleta com o Galpão Caipira

Com a proposta de servir de ponto de encontro para amantes da natureza e do esporte, o espaço é ponto de parada obrigatória para quem quer embarcar numa experiência completa com serviço de locação de bicicletas e equipamentos, SPA e gastronomia, com um novo cardápio de dar água na boca, além do aconchego que só o Galpão Caipira é capaz de proporcionar.

São várias as rotas disponíveis para seguir de bicicleta pela região, sendo uma das mais buscadas a de 30km que parte do Galpão do Vale das Videiras em direção ao de Secretário. Todo o trajeto, que conta com lindas fazendas históricas e até cachaçaria no caminho, é acompanhado por um guia!

Saiba mais: Galpão Caipira: um lugar apaixonante no Vale das Videiras

Fotos: reprodução instagram @galpaocaipira

Para mais informações e valores: WhatsApp (24) 99853-0852 ou (24) 2225-3072.

Localização: Estrada de Secretário, nº 190.

Instagram: @galpaocaipira.

Visitar a fábrica de queijos artesanais LeitepurO

Com cerca de 90 minutos de duração, a visita guiada na fábrica LeitepurO proporciona conhecer na teoria e na prática todo o processo da produção de queijos (fábrica e ordenha). E, para essa experiência ficar ainda mais completa, há também degustação de queijos e geleias. O tour acontece aos sábados às 10h30 ou às 14h30. Em outros dias e horários, há a possibilidade de agendar a visita para grupos de seis ou mais pessoas.

Se preferir, são vendidos no local vinhos, cervejas e refrigerantes. Além disso, os visitantes poderão comprar os queijos que experimentaram durante o tour. Saiba mais sobre a fábrica na matéria: Conheça a história da primeira fábrica de queijos legalizada de Petrópolis; saiba como visitá-la

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

Localização: Localizada a 2 km do centro da Vila de Secretário, no Sítio Paraná, na rodovia RJ-123.

Para mais informações, encomendas e agendamento de visitações: WhatsApp (24) 99323-6147 ou no site.

Instagram: @leitepuro_secretario.

Fazer uma trilha de bike

Secretário também é o lugar perfeito para quem procura um programa mais aventureiro. Com suas estradinhas de terra, montanhas e cachoeiras, é um ótimo roteiro para trilhas de bike ou a pé, com níveis de esforço/dificuldade compatível com todas as idades.

Dica: vale a pena fazer uma parada no Real Bikes Shop. Eles são a primeira loja de mountain bike de Secretário e oferecem o aluguel de bicicletas de todos os tamanhos e equipamentos de segurança para quem quer pedalar pela região, além de indicarem também vários circuitos das redondezas.

Endereço: Estrada de Secretário, Praça da Feira 1, loja 4 B-2, Vila de Secretário.

Mais informações: WhatsApp (21) 98123-7706

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Andrea Abinader

Você pode deixar seu carro estacionado no centro de Secretário, na Praça da Feira, e curtir as trilhas por conta própria. Porém, se preferir, pode contratar um guia que monta um roteiro personalizado de acordo com o seu interesse e o acompanha nessa aventura.

Atenção:

  • Opte por dias com menos movimento, mas não vá sem companhia se não conhecer a região;
  • Não deixe lixo pelo caminho. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos;
  • Durante a trilha, manter distância de dois metros entre ciclistas e higienizar a bike.

Passear pelo centrinho e comprar produtos locais

Apesar de pequeno, o centrinho é charmoso e conta com restaurantes, lojas de artesanato, móveis e a melhor parte: produtos locais que são perfeitos para recordar e presentear.

O Espaço Agroserra reúne diversos itens feitos por artesãos e expositores do tradicional festival, que acontece anualmente na região. Lá você encontra desde sabonetes a cervejas artesanais. É aquele lugar ideal para comprar lembrancinhas para a mãe, avó, tia e levar um pouquinho de Secretário com você.

Espaço Agroserra – Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Localização: Praça da Feira, nº 11, lojas 1 e 2, Estr. de Secretário

Instagram: @espacosecretario.

Conhecer a Cachoeira da Rocinha

Nos dias de sol, uma excelente opção é a Cachoeira da Rocinha, que fica a aproximadamente 10 minutos do centrinho de compras de Secretário.

Foto: Instagram @joserenato.lisboacordeiro

Localização: pegue a Est. da Rocinha e siga por aproximadamente 3 km pela rua de terra.

Trilha: há uma trilha moderada, de aproximadamente cinco minutos de caminhada até a cachoeira.

Como em toda cachoeira, alguns cuidados são necessários:

  • Não é recomendado visitar cachoeiras em épocas ou dias de chuva, pois o aumento do volume de água pode causar trombas d’água;
  • Use repelente e protetor solar;
  • Se não conhece a região, não recomendamos ir sem companhia. Opte pela ajuda de um guia ou leve alguém de sua confiança que conheça o local. A #SouIndica o Grupo Guia Nativos, formado por experientes guias de atrativos naturais. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, montanhismo e escaladas. Para mais informações, entre em contato com André Vasconcellos, pelo número (24) 992047713 ou pelo instagram @guiasnativos_
  • Atenção aos animais peçonhentos. Confira sempre seus tênis e roupas antes de usá-los novamente, caso retire-os para nadar;
  • Não jogue lixo, nem faça fogueiras. A natureza agradece.

Visitar o canil da Dog’s Heaven

Se você e sua família também são apaixonados por esses peludos que roubam o nosso coração no primeiro latido, seria uma boa fazer um pit-stop na Dog’s Heaven e conhecer os mais de 300 cachorros que estão para adoção. Quem sabe você não sai de lá “acãopanhado”.

Foto Arquivo Sou Petrópolis

Dica: Antes de visitar o canil, é necessário agendar a visita pelo Facebook (@dogsheavenentidadefilantropica) ou Instagram (@dogsheaven). As adoções acontecem em feiras pela cidade.

E se surpreender com a vida rural

Secretário é cheio de surpresas e se você é um apreciador da natureza e da vida simples, vai ficar encantado com o que vai encontrar pelas estradas da região.

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Onde comer

Tomar café da manhã no Mercadinho Valleju

Para conseguir aguentar toda a programação do dia, você pode começar tomando café da manhã no Mercadinho Valleju. Seguindo o estilo café da manhã colonial, você tem opções variadas e que agradam todos os gostos. O lugar fica numa área reservada dentro do mercado, é super aconchegante e tranquilo. E o melhor, você já pode provar alguns dos sabores da região como geleias, queijos e bolos.

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Localização: Praça da Feira, 186, Secretário.

Funcionamento: O café da manhã é servido de 7h30 às 12h.

Instagram: @emporiovalleju.

O mercado funciona de segunda-feira a sábado, de 7h30 às 21h, e domingo de 7h30 às 18h.

Degustar os sabores da Itália

Para começar, o restaurante Veramente Italiana, opera na casa da fundadora do espaço, Deborah Jappelli, uma italiana autêntica, o que torna a ida ao estabelecimento ainda mais intimista e especial. As porções são muito bem servidas – o que já conquista de imediato – e preparadas com muito capricho e sabor! Uma culinária que remete à família, aconchego e, é claro, à Itália!

Com um cardápio bastante diversificado, o estabelecimento oferece desde deliciosos risotos, como o de mignon com gorgonzola, a massas gratinadas, filés, focaccia e pão para bruschetta, por exemplo.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

Localização: Estrada Francisco Guimarães.

Contato para reserva antecipada e escolha de cardápio: WhatsApp (24) 99296-7864.

Instagram: @veramenteitaliana.

Almoçar no restaurante Na Roça

Para quem ama ambientes aconchegantes e comidinha caseira, sugerimos almoçar no restaurante Na Roça! As refeições são servidas em porções separadas e individuais, onde é possível escolher três acompanhamentos e uma proteína do cardápio. Também é servida uma saladinha para entrada. O restaurante é perfeito para um almoço num final de semana com a família. Inclusive, seu doguinho é muito bem-vindo aqui!

Fotos: Sou Petrópolis

Localização: Estrada de Fagundes, 1589, Secretário.

Funcionamento: Sábado, domingo e feriados. De 11h30 às 17h.

Mais informações: (24) 99304-6458, (24) 99278-8989 ou pelo Instagram @naroca.restaurante.

Almoçar no restaurante Caminho do Ouro

Localizado bem no centrinho de Secretário, o restaurante Caminho do Ouro é muito aconchegante e a pedida certa para amantes de carne, cerveja gelada e pizza! Os pratos são deliciosos e muito bem servidos. Tem tanto os individuais, quanto os para compartilhar, como tábuas de carne caprichadas – perfeitas para fechar com chave de ouro aquele passeio pela região.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Vila de Secretário, 274 (centro de Secretário).

Mais informações: (24) 998540999 ou pelo Instagram @caminho.doouro.

Experimentar as delícias do Costela no Bafo

O restaurante Costela no Bafo tem aquele cardápio típico do interior, com comida bem temperada, servida no fogão à lenha e ambiente caseiro, super aconchegante. A costela no bafo é deliciosa e você vai querer experimentar quando sentir o cheirinho!

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Localização: Estrada de Fagundes, 1591, Secretário.

Funcionamento: sexta-feira, sábado e domingo, das 11h30 às 16h30.

Mais informações: WhatsApp (24) 98805-0307 ou @costelanobafo_secretario.

Provar os doces da Dona Nika

Outro lugar simples, mas que possibilita levar para casa um pedacinho de Secretário é na loja Dona Nika, que vende geleias, doce de leite e queijos deliciosos. Tudo feito pela proprietária.

Fotos: @donanikaartesanais

Localização: Estrada de Fagundes, nº2, Fagundes (17,96 km).

Contato: Whatsapp (24) 98835-3792 ou @donanikaartesanais.

Funcionamento: todos os dias de 9h às 17h.

Conhecer o Garimpo Bistrô

Casinha de roça, aconchego, com um cardápio despretensioso e bebidinhas para muitos brindes entre amigos. Essa é a definição do Garimpo Secretário Bistrô. Um charme de lugar para passar a tarde experimentando a gastronomia local em contato com a natureza!

Foto: Divulgação

Dica: Todas as peças do Garimpo são de antiquários que, se você gostar, pode adquiri-las. Preços sob consulta!

Localização: Visconde de São Bernardo, nº 21, Secretário.

Funcionamento: Sexta-feira e sábado, de 12h às 22h, e domingo de 12h às 17h.

Contato: (21) 99283-2330 ou @garimposecretario.

Onde se hospedar 

Passar um dia no Hotel Terracota

O Hotel Terracota fica pertinho do centro de Secretário e oferece o serviço de day use, que inclui a utilização de toda a área externa com várias opções de lazer como: piscinas, salão de jogos, quadra de esportes, sauna, parquinho e um lindo lago onde é permitido pescar.

Fonte: divulgação

Localização: Estrada de Secretário, km 06, Secretário.

Contato: Telefone (24) 2228-1500 ou WhatsApp (21) 99507-5201.

Instagram: @hotel_terracota.

Aproveitar uma estadia no Overload Country

A 8 km do centro de Secretário, o Overload Country oferece uma estrutura completa para curtir momentos incríveis com a família e amigos. O sítio com uma linda vista verde conta com várias opções de lazer como piscina, sauna à vapor, salão de jogos e uma área gourmet com churrasqueira e forno à lenha.

O foco do espaço é fazer com que o cliente aproveite não apenas uma diária, mas uma estadia um pouco maior, como um final de semana ou alguns dias. Casamentos, aniversários e outras demandas especiais também podem ser negociadas.

Fotos: Divulgação

Localização: Estrada de Secretário.

Contato: (21) 96973-0027.

Instagram: @overloadcountry.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir