Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias
Para viajar no tempo.
(Atualizada às 08h34 do dia 11 de agosto de 2020)
Se você pensa que é preciso ir para Europa para ver castelos e conhecer histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado. Em Petrópolis há quatro castelos incríveis, com estilo medieval e muitas curiosidades.
Hoje eles são cenário de novelas, filmes e usados para receber eventos, como casamentos, festas de formatura e aniversários. Para alimentar ainda mais a sua curiosidade deixamos aqui um convite para você fazer um tour e conferir de perto toda essa história distribuída pelos quatro cantos da cidade!
Importante: Por conta da pandemia e das medidas de solamento social, os castelos de Petrópolis não estão recebendo visitações e eventos. Mas fica a dica de passeio e lazer em Petrópolis #QuandoTudoPassar.
1. Castelo de Itaipava
Fonte: Instagram @joserenato.lisboacordeiro
O Castelo de Itaipava, inicialmente conhecido como Castelo do Barão de Itaipava, foi projetado pelo mesmo arquiteto de Brasília, Lúcio Costa, sendo o único em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas. Construído na década de 1920, com materiais trazidos exclusivamente de diversos países europeus, o imponente castelo foi a residência de temporada da família Smith Vasconcellos por quase 80 anos, até ser vendido em 2005. Quem visita o Castelo de Itaipava hoje, que tem mais de 40 cômodos, não acredita que antigamente o terreno era uma fazenda com direito a cultivo de horta, chácara com pomares e até criação de animais.
Atualmente, o espaço encontra-se disponível para o aluguel de festas e eventos, assim como para hospedagem, já a área externa conta com restaurantes e espaço amplo e recreativo. Todos os ambientes são bastante convidativos e transmitem a ideia de estarmos voltando no tempo, desde o cavaleiro medieval no centro do pátio até as enormes palmeiras no entorno do castelo. Vale a pena a visita!
Localização: BR 040, km 56 – Itaipava – RJ (fácil acesso pela BR 040 – a 70 km do Rio de Janeiro).
Contato: (24) 2223-9292 ou e-mail: web@castelodeitaipava.com.br
Visitação: apenas a visitação da área externa é gratuita.
2. Museu de Armas Ferreira da Cunha
Fonte: leituradaslentes.blogspot.com e Instagram @deborah_athila
O Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha localiza-se no interior de um castelo estilo medieval, todo construído em pedras aparentes, sendo uma réplica de um castelo português do século XII. O museu nasceu em 1957 graças à paixão do museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha. Hoje ele conta com um acervo histórico de mais de 3 mil armas, canhões, armamentos militares e até mesmo ferramentas de guerra indígenas.
No local há exposições permanentes, mas a própria estrutura já vale a visita, pois faz jus aos castelos de filmes e séries de TV, contendo um fosso, uma ponte levadiça, muralhas, galerias subterrâneas, entre muitos outros detalhes surpreendentes e curiosos, além de uma biblioteca com acervos sobre armamentos e temas militares, em geral.
Localização: Rua Ferreira da Cunha, 1, Duques, Petrópolis – RJ.
Contato: contato.mahfc@gmail.com
Visitação: por ser uma propriedade particular, o Museu de Armas só está disponível para ensaios fotográficos, eventos, filmagens cinematográficas e visitação em grupos de pelo menos 20 pessoas. Para agendar é preciso entrar em contato pelo e-mail: contato.mahfc@gmail.com.
3. Castelo Country Club
Fonte: Instagram @daianefigueiredo e @louise_who
O Castelo Country Club foi construído inicialmente para servir de residência de veraneio para Lourival Lopes Ferreira, por volta dos anos de 1930 e 1940. A construção histórica apresenta em sua arquitetura traços do estilo medieval, mas suavizados com toques contemporâneos, pois já passou por algumas transformações na estrutura original. O Castelo Country Club, privilegiado com uma vista panorâmica e um cenário encantador nas quatro estações do ano, foi vendido para um grupo de investidores e hoje é utilizado para eventos, casamentos e diversas celebrações.
Localização: Estrada Rio-Petrópolis, Km 83, Quitandinha – Petrópolis – RJ.
Contato: (24) 2242-1500 ou e-mail: castelocountryclub@yahoo.com.br
Visitação: é possível observar apenas o entorno do castelo.
4. Castelo São Manoel
Fonte: Reprodução fabian.kron, via www.flickr.com
O Castelo de São Manoel é uma referência tão marcante na cidade que acabou “emprestando” seu nome para o bairro em que está localizado em Corrêas. O terreno em que se encontra o castelo, erguido no mais tradicional estilo inglês da década de 20, era a sede da fazenda de Olaria, que pertencia ao célebre Padre Correia. O interior do castelo já foi bastante modificado, mas a fachada, as torres e a escadaria clássica ainda mantêm-se conservadas. Uma curiosidade sobre o Castelo São Manoel é que Oscar de Teffé, descendente do Barão de Teffé, batizou o castelo com o nome de seu filho, Manoel, como forma de homenageá-lo.
Localização: Rua Castelo São Manoel, s/nº – Corrêas.
Visitação: por se tratar de uma propriedade privada, é possível observar apenas o entorno do castelo.
Bônus: Castelo Imperial
O Castelo Imperial foi construído na década de 50 como um presente de casamento de um professor para a sua amada. Para o projeto o Professor se inspirou em castelos da Europa, em especial um localizado em Baviera, na Alemanha. Hoje o Castelo funciona como restaurante, e como um espaço para festas e eventos.
Fonte: Sou Petrópolis
Localização: R. Kopke, 136 – Duchas
Contato: (24) 2235-4706
Visitação: mediante consumação no restaurante.
Para um tour guiado ou passeios especiais narrados com muita história e cultura de Petrópolis, entre em contato com a Associação de Guias Turísticos de Petrópolis (AGP): (24) 98842-3235 (WhatsApp).
*Esses posts fazem parte da série #QuandoTudoPassar, criada pela Sou Petrópolis para incentivar o turismo local pós-quarentena, que, provavelmente, será um dos últimos setores a se recuperar da crise.
Veja também:
