Connect with us

22 roteiros para aproveitar o melhor de Petrópolis

Lazer

22 roteiros para aproveitar o melhor de Petrópolis

Um guia completo para aproveitar a essência da Cidade Imperial com cultura, boa gastronomia e paisagens exuberantes

*Matéria atualizada às 18h28 do dia 19 de janeiro de 2024

Com tanto o que fazer, fica até difícil saber por onde começar. E foi exatamente por isso, para te ajudar a dar o start no passeio, que a Sou Petrópolis reuniu num só local 22 roteiros para aproveitar o que há de melhor em Petrópolis com gastronomia, programas histórico-culturais, recantos dignos de se fazer um ensaio fotográfico, ambientes pet-friendly e destinos indicados para levar a criançada.

*Clique nos títulos dos roteiros para vê-los na íntegra

1. #RoteiroDosBairros: 8 dicas do que fazer em um dia no Quitandinha

Ideal para quem acabou de chegar na cidade ou quer (re)descobrir o Quitandinha, a postagem traz dicas de onde comer e se aventurar em meio à história e à natureza. Tem trilha, museu e parque na região!

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

2. Roteiro do Centro Histórico: o que fazer e onde comer no coração de Petrópolis

Primeira parada: o coração da cidade. Nessa matéria você confere dicas de atividades ao ar livre, programas culturais, alimentação e hospedagem no Centro Histórico, onde a maior parte das atrações é feita a pé.

Foto 1: Instagram @nandahudson / Foto 2: Arquivos Sou Petrópolis

3. Roteiro Pet Friendly: 11 passeios para fazer com o seu cachorro em Petrópolis

Na Sou Petrópolis o amigo peludo também tem vez, então aqui você confere opções de locais por onde desfrutar não só da vista, mas também do pet.

Foto: Instagram @omundodeipa

4. Roteiro histórico-cultural: 20 lugares imperdíveis para conhecer em Petrópolis

Para quem aprecia história, Petrópolis é um prato cheio, então não deixe de conhecer nossos museus. Se você não o fizer, acredite, vai se arrepender.

Foto: @miraziz5

5. 11 dicas do que fazer em um dia em Itaipava

As melhores sugestões para garantir vistas de tirar o fôlego e gastronomia de primeira. Afinal, no verão ou inverno, Itaipava é destino certo de quem busca refúgio do calor ou do frio.

Foto: @patricialeporage e @brewhood_beer

6. Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

A pouco mais de 30 km do Centro da cidade, o Vale das Videiras é um dos refúgios mais charmosos da região. Lá, é possível andar de bicicleta, curtir uma cachoeira e desfrutar de uma boa gastronomia. Confira aqui, um roteiro completo do que fazer enquanto estiver no local!

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

7. Roteiro infantil: 20 dicas do que fazer com crianças em Petrópolis

De piquenique a passeios a cavalo. Se você precisa de ideias para entreter as crianças em Petrópolis, essa listinha vai te ajudar.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

8. Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Com base em nossa experiência e no que dizem os moradores da região, listamos os melhores restaurantes, fazendas, hotéis e pontos turísticos do Distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

9. Roteiro do Rocio: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse recanto acolhedor

Com uma das cachoeiras mais belas de Petrópolis, almoço com trutas escolhidas a dedo e um pôr do sol de tirar o fôlego, esse é um dos nossos roteiros preferidos da cidade.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

10. #RoteiroDosBairros: 6 dicas do que fazer em um dia em Nogueira

Ótima opção para quem quer fugir do caos das grandes cidades e aproveitar o clima e a tranquilidade da região, recomendamos o que fazer para conhecer Nogueira em sua essência.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

11. Roteiro fotográfico: confira lugares para fazer fotos incríveis em Petrópolis

Se você pensa em fazer um tour fotográfico ou, simplesmente, conhecer lugares bonitos, confira essa listinha que comprova o charme de Petrópolis.

Foto: Mariana-Rocha

12. Roteiro florido: 6 lugares para quem ama flores conhecer em Petrópolis

Destino certo de quem ama história, de uns tempos para cá Petrópolis também tem sido refúgio dos apreciadores de flores. Além de sede do orquidário mais antigo do Brasil, a cidade conta com vales e campos de flores que são verdadeiros refúgios em meio aos centros urbanos.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

13. Roteiro Romântico em Petrópolis: opções de passeios, restaurantes e hotéis charmosos para curtir a dois

Com paisagens e ambientes que, certamente, são pano de fundo ideal para o romance, a Cidade Imperial te oferece o necessário para escrever novos capítulos de sua história de amor. São opções de passeios, restaurantes e hotéis charmosos e muito convidativos.

Fotos: Reprodução/Instagram @calicewerdan – Arquivo/Sou Petrópolis

14. Roteiro do Brejal: confira dicas para um bate e volta nesse refúgio de Petrópolis

Repleta de natureza, história e atrativos gastronômicos, a região rural do Brejal fica a cerca de uma hora do Centro Histórico e a 30 minutos de Itaipava, o que proporciona um passeio para fazer em qualquer ocasião e sem precisar sair da cidade.

Fotos: Divulgação – Arquivo/Sou Petrópolis

#Dica: Para um tour guiado ou passeios especiais narrados com muita história e cultura de Petrópolis, entre em contato com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP): (24) 98842-3235 (WhatsApp).

15- Roteiro de lazer para dias de chuva: um guia de 11 atividades para fazer em Petrópolis

Tour cervejeiro, visita a castelos e à torre da Catedral são alguns dos destaques do guia que preparamos para aqueles dias em que a vontade de passear é grande, mas o clima não colabora.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

16- Roteiro saudável: 15 lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Petrópolis

Pedalar pelo parque, fazer yoga na praça, subir uma trilha para curtir o visual das montanhas e caminhar pelas ruas da cidade: são vários os lugares em Petrópolis para a prática de exercícios físicos ao ar livre.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @ana_liers

17- Roteiro para quem quer caminhar pela história: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Modalidade em que são realizados passeios guiados e a pé por uma cidade, em Petrópolis a ideia é “ver e viver” a história e as curiosidades escondidas em cada esquina.

Fotos: Ana Kutter – Arquivo/Sou Petrópolis

18- Roteiro aventureiro: 12 opções de lazer para quem busca entretenimento e adrenalina em Petrópolis

Do quadriciclo a asa delta, ao montanhismo e escalada, a gente garante que é possível se divertir e (re)descobrir ainda mais o município.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

19 – Roteiro pelo interior: 5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos em Petrópolis

Em Petrópolis, são cinco circuitos diferentes com trilhas, cachoeiras, turismo de aventura, artesanato e visitas à produção de queijos, geleias, hortaliças e compotas.

Fotos: Reprodução/Viver e Viajar

20- Roteiro refrescante: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de sol em Petrópolis

Se você procura a combinação perfeita entre sol, relaxar e natureza, talvez essa lista possa te ajudar. Selecionamos  8 cachoeiras imperdíveis para curtir o verão em Petrópolis.

Fotos: Reprodução/Instagram – @julianavieira.vf – @marley.bluemerle

21- Ano Novo: 24 experiências para viver em Petrópolis em 2024

Símbolo de novos começos, a entrada de um novo ano traz consigo a sensação de infinitas possibilidades, e que tal já preencher algumas delas com lugares para conhecer e experiências para viver em Petrópolis?

Fotos: Sou Petrópolis

22 – Roteiro de lazer em dias de Sol: um guia de 10 programas gratuitos para fazer em Petrópolis

Não tem receita melhor para um bom dia de passeio do que a combinação entre Sol e céu azul. Para aproveitar aquelas semanas em que os termômetros sobem, preparamos um guia de programas gratuitos para curtir a cidade.

Fotos: Reprodução/Instagram @aventuras_jessica – @trekkinhestilodevida

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir