Connect with us

5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos em Petrópolis

Turismo

5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos em Petrópolis

Para quem quer conhecer Petrópolis a partir de novas perspectivas!

*Matéria atualizada às 13h25 do dia 21/07/2023

Nos últimos tempos cresceu a busca por circuitos ecorrurais em que, além de belas paisagens, os visitantes também acompanham de perto as atividades dos produtores locais. Em Petrópolis, são cinco circuitos diferentes, com trilhas, cachoeiras, turismo de aventura, artesanato e visitas à produção de queijos, geleias, hortaliças e compotas.

Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal

Situado no Distrito da Posse, a 60 minutos do Centro Histórico de Petrópolis e a cerca de 20 minutos do distrito de Itaipava, o Brejal é considerado um pequeno paraíso rural que se destaca por suas plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes.

O que fazer? Visitas a propriedades rurais, jardins de ervas aromáticas, estufas, plantas ornamentais, fabricação artesanal de conservas e geleias orgânicas, haras com baias, criação de escargots, ateliê de artesanato da comunidade local, além de pousadas e restaurantes que oferecem almoço típico de roça.

Dica: O passeio pode ser realizado em jipes abertos, proporcionando uma experiência ainda mais incrível. 

Mais informações: (24) 98841-9830 – Ivânia Tavares, @caminhosdobrejal

Saiba mais: Roteiro do Brejal: confira dicas para um bate e volta nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Reprodução/Viver e Viajar

Circuito Araras – Videiras

O circuito se inicia na ponte de acesso a Araras pela BR-040 (saída 65), no sentido Petrópolis – Rio de Janeiro. Durante o percurso é possível ter acesso a belíssimas paisagens rurais e naturais, como da Reserva Biológica de Araras, com destaque para o morro da Maria Comprida e o Morro do Cuca.

O que fazer? Hospedagem em charmosas pousadas, excelentes restaurantes, turismo de aventura, visitas a ateliês e galerias de arte, serviços de spa e massagens, passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas.

Dica: Aos sábados, a Feirinha Vale das Videiras oferece produtos agrícolas e laticínios locais, com destaque para os orgânicos.

Mais informações: (24) 2225-3072 / (21) 97001-5352 – Galpão Caipira/ Trike Tour Rio (21) 99768-1363,  www.circuitoararasvideiras.com.br

Saiba mais: Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Circuito Secretário – Caminho Novo da Estrada Real

Vilarejo de Pedro do Rio, Secretário se destaca por suas excelentes opções gastronômicas e experiências memoráveis junto a produtores locais, com destaque para o “Passeio Cultural e Gastronômico do Chef”, ganhador do Prêmio Nacional de Turismo 2019.

O que fazer? Visitar produtores locais de geleias, compotas, queijos, doce de leite e cachaça, desfrutar algumas das excelentes opções gastronômicas das redondezas e outros produtos da região que fazem parte do Caminho Novo da Estrada Real, além de conhecer o Museu Tiradentes e a única vinícola do Estado do Rio de Janeiro.

Dica: Uma opção para quem quer conhecer Secretário a partir de uma perspectiva diferenciada e deixar o estresse de lado de um jeito menos convencional e cercado por natureza são os passeios de quadriciclos do Quadriexplorer.

Mais informações? (21) 99732-5152, @visitesecretariorj, www.visitesecretario.com.br

Saiba mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Circuito Pedras do Taquaril

Localizado em Pedro do Rio, 4º distrito de Petrópolis, o Vale do Taquaril se destaca pela paisagem que o cerca, sendo um dos principais destaques a Pedra do Elefante, com cerca de 1.800 metros de altitude. Região rural a 20 minutos de Itaipava e a 40 minutos do Centro Histórico de Petrópolis, a área traz, ainda, inúmeras cachoeiras de água pura.

O que fazer? Caminhar por belas trilhas guiadas (agendamento prévio recomendado), degustar refeições em meio à natureza, conhecer e desfrutar de algumas piscinas naturais, plantações de hortaliças, grandes montanhas de pedra e com a tranquilidade que seus poucos moradores proporciona.

Mais informações: (24) 98823-5356

Fotos: Reprodução/Blog Trilhas, Natureza e Fotografia

Circuito Vale do Bonfim

Situado em Corrêas, o Vale do Bonfim fica a aproximadamente 18 km do Centro Histórico de Petrópolis, ocupando uma área de cerca de 150 hectares, a 1000m de altitude. Seu principal atrativo é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que possui rica flora e fauna, paisagens exuberantes e uma série de caminhadas, cachoeiras e travessias.

O que fazer? Conhecer os circuitos de ecoturismo proporcionados pelo PARNASO (caminhadas leves e pesadas, banho de cachoeira e a famosa Travessa Petrópolis – Teresópolis), desfrutar da agricultura local a partir de hospedagens da região e serviços de turismo de aventura.

Mais informações: (24) 2221-3999 – Pousada Paraíso Açu, Facebook: Vale do Bonfim

Saiba mais: 7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis/ Saiba como funciona a travessia Petrópolis x Teresópolis; o percurso é realizado em três dias

Fotos: @loucosporviagem e @maladeaventuras

Para mais informações, consulte o Disque Turismo de Petrópolis pelos telefones 0800 024 1516, WhatsApp – (24) 2237-3321 (de segunda a sábado de 9h às 17h; domingos e feriados de 9h às 14h) ou então pelo site Turispetro

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir