Connect with us

Roteiro de Nogueira: uma tarde aconchegante nesse bairro de Petrópolis

Turismo

Roteiro de Nogueira: uma tarde aconchegante nesse bairro de Petrópolis

Se há anos atrás o bairro Nogueira era conhecido como um dos melhores lugares para passar o carnaval em Petrópolis, hoje ele é visto como uma ótima opção para quem quer fugir do caos das grandes cidades e aproveitar o clima e a tranquilidade da região.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Visitamos Nogueira e reunimos informações sobre as melhores partes da nossa experiência. Com direito à caminhada no lago, lanche com as tradicionais empadinhas e visita ao Centro Cultural Estação Nogueira, listamos aqui um pequeno roteiro de uma tarde nesse bairro charmoso e aconchegante de Petrópolis.

Como chegar em Nogueira

Saindo da BR-040 em Itaipava, pegue a Estrada União e Indústria (sentido Corrêas) e siga as indicações para chegar à entrada do bairro. Faça o retorno apontado nas placas, pois a entrada do bairro fica à esquerda da Estrada União e Indústria e na curva.

Para quem preferir ir de ônibus, as linhas 700 (Terminal Itaipava), 603 (Águas Lindas), 608 (Calembe) ou 604 (Vila Epitácio) vão te deixar no centro do bairro ou bem pertinho.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Onde se hospedar

Nogueira não tem muitas opções de hospedagem, mas a proximidade de menos de 10 minutos com Itaipava permite que você se hospede em bairros próximos e vá fazer o passeio pela região.

SESC de Nogueira – www.sesc.com.br/

Hotel e Spa Granja Brasil – instagram.com/granjabrasilhotelspa

Pousada Le Siramat – http://www.instagram.com/le_siramat/

A Praça de Nogueira

Como chegar: Depois de fazer o retorno, siga direto na rotatória. Em cerca de 50m, você chegará à Praça de Nogueira.

A charmosa Praça São Cristóvão (mais conhecida como Praça de Nogueira) parece um tradicional cenário de novelas de época. O lugar é arborizado e um dos principais pontos de referência dos moradores. É um ótimo local para levar crianças e também fotografar. Em seu entorno há mercados, quitandas, padarias, bares, restaurantes e a famosa pastelaria de Nogueira. As principais festividades do bairro acontecem na praça, dentre eles a tradicional festa de São Cristóvão.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Centro Cultural Estação de Nogueira – Museu do Trem

Dentro da Praça de Nogueira, visitamos o Centro Cultural Estação de Nogueira. A Estação foi inaugurada no início do século XX e hoje, depois da restauração em 2004, conta com a presença do Museu do Trem e de um pequeno acervo de livros. A entrada no museu é gratuita e a visitação é indicada para quem quer conhecer um pouco mais sobre história da estação de trem e do bairro. Em frente à estação, há também uma réplica da locomotiva Baroneza, antigo transporte de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Endereço: Av. Leopoldina, 317 – Nogueira.

Telefone: (24) 2237-3860.

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 17h.

Pão e Pão

Quem visita Nogueira não pode deixar de conhecer a charmosa Pão e Pão – Empadas de Nogueira. A casa de empadas fica em frente à Praça de Nogueira e é um empreendimento familiar que está no bairro há mais de 30 anos, conseguindo unir tradição e qualidade. Fomos atendidos pelos proprietários que se mostraram muito simpáticos e solícitos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Quando for escolher o que pedir esteja preparado para ficar com a cabeça cheia de dúvidas, pois são muitos sabores de empadas e todas são maravilhosas! Nós pedimos caixinhas com 6 empadinhas (que estavam muito cheirosas e quentinhas) e também aproveitamos para levar pães e bombas de chocolate, sendo todos de fabricação própria da Pão e Pão.

No cardápio também existem opções dos famosos doces folheados, mousses e tortas, todos artesanais, feitos ali memo. Para acompanhar, há opções de cervejas da região, sucos e chocolate quente.

Atualmente, como medida protetiva para os funcionários e clientes, a família optou por trabalhar com retiradas no balcão e pedidos. A Pão e Pão funciona todos os dias, de 9h as 21h.

Endereço: Av. Leopoldina, 412 – Praça de Nogueira

Telefone fixo: (24) 2221-1409

WhatsApp: (24) 99965-1108

Outras dicas locais para comer em Nogueira:

Para um almoço com comida caseira: Gengibre com Limão – Instagram @gengibreclimao

Para comer um bom pastel e com bom preço: Cia do Pastel – Facebook Cia do Pastel – Praça de Nogueira

Para comer um bom fondue e massa: Pastarella Parrilla Na Lenha – Instagram @pastarellaparrilla

Para quem adora uma boa sobremesa: Flavinha Rezende Confeitaria – Instagram @flavinharezendeconfeitaria

Lago de Nogueira

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Como chegar: O Lago de Nogueira fica cerca de 400 metros de distância da praça, sendo possível fazer o caminho a pé. Saindo da praça, siga pelo lado direito e vire a segunda rua à direita, na Av. Milton de Souza Carvalho.

O lago é um dos nossos cantinhos favoritos! É um espaço público e perfeito para caminhadas com seu amigo de quatro patas e piqueniques com a família. 

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Dica importante: o Lago de Nogueira faz parte do Circuito das Cerejeiras em Petrópolis. Então, entre o final do outono e o início do inverno, é possível conhecer e se encantar pelas cerejeiras que florescem e cercam o lago, o que deixa o lugar ainda mais encantador.

Atenção: não se esqueça de levar sacola para recolher seu lixo e respeitar os patinhos e peixes que vivem ali.

Foto Arquivos Sou Petrópolis
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir