Connect with us

Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região

Turismo

Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região

Confira dicas de restaurantes, hospedagem e atividades que prometem satisfazer dos românticos aos mais aventureiros

No verão ou inverno, Itaipava é destino certo de quem busca refúgio do calor ou do frio. Capaz de proporcionar conforto, vistas de tirar o fôlego e gastronomia de excelência, a região oferece, ainda, opções de lazer e compras fundamentais a qualquer roteiro: seja ele de um dia ou, quem sabe, um passeio mais prolongado.

Como chegar a Itaipava?

Saindo do Centro, o viajante tem duas opções para chegar a Itaipava: a primeira, percorrendo desde a Avenida Barão do Rio Branco até a Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek; ou pela BR-040, através da Rodovia Washington Luiz. O segundo trajeto costuma ser mais rápido por não enfrentar trânsito e fica em torno de meia hora.

Veja também > Roteiro do Centro Histórico: o que fazer e onde comer no coração de Petrópolis

Onde se hospedar

Se você subiu a Serra, pegou estrada ou pensa em estender o passeio por alguns dias, muito provavelmente vai estar em busca de sombra e água fresca. “Atravessada” pela Estrada União e Indústria, você vai reparar que grande parte das atrações de Itaipava ou estão localizadas na própria estrada, ou fica bem próximas a ela, que a “corta” de fora ou fora. E no caso das opções de hospedagem não poderia ser diferente.

Pousada Arcádia

Dentro do conceito de “pousada urbana”, a Arcádia oferece o conforto e o charme de uma pousada do campo, com todas as vantagens, comodidades e facilidades dos centros urbanos. A pousada está localizada bem ao lado do Parque Municipal de Itaipava – que é onde é dado o start de qualquer roteiro dali das redondezas – e de alguns dos mais renomados shoppings e restaurantes da região. Você pode fazer tudo a pé. Tem praticidade melhor que essa?

Fotos: Divulgação

Endereço: Condomínio Arcadia Mall – Estrada União e Indústria, 10126 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 2220-4850, (24) 98812-6302 (WhatsApp), reservas@pousadaarcadia.com.br

Saiba mais: site – https://pousadaarcadia.com.br, Instagram – (@arcadiapousada)

Saison Spa

Escolha ideal para quem preza por qualidade de vida, a Saison Spa é o lugar perfeito para se renovar as energias e embarcar numa viagem de aromas e sabores. Com 120 mil metros quadrados de área verde, a Saison é um convite à harmonia e à mudança de hábitos. Primeiro spa instalado no Brasil, o ambiente é administrado pela mesma família, a Archer, há três gerações, o que faz dele combinação de modernidade, tradição e qualidade.

Fotos: – Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Rua Ministro Armando Alençar, 40 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 98857-4383 (WhatsApp), reservas@saison.com.br

Saiba mais: site – saison.com.br, Instagram – (@saisonspa)

Castelo de Itaipava

Cenário de minisséries e filmes, o Castelo de Itaipava – o único medieval das Américas – também oferece opções de acomodação para quem quer se sentir a estrela do próprio filme. De fácil acesso, o castelo, situado às margens da BR-040, dispõe de comodidades que vão além do charme da construção. Pet friendly (para animais de até 10kg), o espaço conta com dois restaurantes internos, terraço com hidromassagens e sauna, piscina, e posto de gasolina.

Fotos: @prefiroviajar e @soupetropolis

Endereço: Km 56, BR-040 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 2223-9292 (também é WhatsApp), reservas@casteloitaipava.com.br

Saiba mais: site – castelodeitaipava.com.br/hotel/, Instagram – (@castelodeitaipava)

Onde comer

Farfarello

Há nomes que falam por conta própria, e o Farfarello é um deles. Especializado na culinária italiana, o restaurante oferece, desde 1985, massas preparadas de forma artesanal e pratos generosos nos sabores. Rústico e aconchegante, o ambiente é parada obrigatória para quem quer desfrutar de boa gastronomia e momentos prazerosos numa merecida pausa na rotina.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 13470 – Itaipava

Funcionamento: quarta a sábado, das 12 às 22 horas; domingo, das 12 às 17 horas

Telefone: (24) 2222-3120

Saiba mais: @farfarello.restaurante

Mayorca

Administrado pela família Rodrigues, cujo patriarca – Nelson Rodrigues – esteve à frente da Churrascaria Majórica da Rua do Imperador por 48 anos, o Mayorca preza pela boa gastronomia: disponível em dois ambientes. Tanto o da churrascaria propriamente dita, quanto o do Lounge, que movimenta a casa à noite. Em um, ou no outro, vá certo de encontrar a combinação ideal entre tradição e, por que não, novidade.

Fotos Divulgação Mayorca

Endereço: Térreo Itaipava Center, Estrada União e Indústria, 10337 – Itaipava

Funcionamento: segunda e terça, das 12 às 18 horas; quarta a sábado, das 12 às 22h30; domingo, das 12 às 20 horas

Telefone: (24) 2222-9889

Saiba mais: @mayorcalounge

Pepper Bar

Inspirada pela culinária alemã, a cozinha do Pepper Bar traz petiscos de sabor inigualáveis! Linguiças e salsichas exclusivas fazem parte do cardápio, que inclui, ainda, o famoso bolinho de costela: um dos carros-chefes da casa. Nunca vimos nada igual! Aconchegante, o ambiente é pedida certa para quem busca uma atmosfera acolhedora e, ao mesmo tempo, familiar.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Shopping Arcádia – Estrada União e Indústria, 10126 – Itaipava

Funcionamento: de terça a quinta, das 12 às 21 horas; às sextas e sábados, das 12 às 23 horas e aos domingos das 12 às 19 horas

Telefone: (24) 99255-1874

Saiba mais: @pepperbaritaipava

Antenor e Filhos

Pensa numa experiência personalizada e de excelente custo-benefício. Assim é o espaço gourmet da boutique de carnes nobres e exóticas Antenor e Filhos, em Itaipava. Com mais de 150 cortes diferentes, o cliente escolhe a peça de sua preferência para, em seguida, degustá-la no deck da casa e desfrutar de sabor, textura e qualidade incomparáveis.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 12.273 – Itaipava

Funcionamento: quartas, de meio dia às 17 horas; de quinta a sábado, de meio dia às 22 horas

Telefone: (24) 2222-1482

Saiba mais: @antenorefilhos

Veja também > Carnes nobres preparadas na hora: conheça o espaço gourmet do Antenor e Filhos, em Itaipava

Mauricio’s

Ainda que você não o tenha visitado, certamente já ouviu falar no Mauricio’s: restaurante especializado em frutos do mar com mais de 50 anos de tradição na cidade. O estabelecimento, que fica no Shopping Altair, tem como pratos principais a casquinha de siri gratinada acompanhada de salada marinheira – essa casquinha é um clássico que você não pode perder; e o arroz de frutos do mar: estrela da casa e sucesso absoluto.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Shopping Altair, Estrada União e Indústria, 11833 – Itaipava

Funcionamento: de domingo a quarta, das 11 às 19 horas; quinta a sábado, das 11 às 22 horas

Telefone: (24) 2232-0221

Saiba mais: @restaurante.mauricios

Cervejaria Contos de Fadas

Localizada bem em frente à “ponte vermelha” de Itaipava, a Contos de Fadas é a combinação perfeita entre preço e qualidade. Lá você encontra desde opções de almoço e petiscos, a mais de 15 cervejas artesanais. O ambiente, todo temático, conta com deck, mesas ao ar livre, e também uma pizzaria em anexo: a @pizzariasmart, que no delivery oferece 19 opções de cervejas artesanais. É versatilidade que chama, né?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Rua Deputado Altair de Oliveira Lima, 30 – em frente à ponte vermelha de Itaipava

Funcionamento: de quarta a domingo das 11h às 23h50

Contato: @cervcontosdefadas 

Churrascaria do Castelo de Itaipava

Inaugurada no segundo semestre deste ano, a churrascaria do Solar do Castelo de Itaipava já é sucesso. Com mais de 20 opções de carne, o rodízio custa R$ 79,90 e dá direito, ainda, a acompanhamentos a escolha do cliente. O ambiente é extremamente agradável: despojado, sem abrir mão do requinte do castelo. O espaço conta com mesas ao ar livre.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Km 56 da BR-040 – Itaipava

Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 11 às 16 horas

Telefone:  (24) 2223-9292

Saiba mais: @castelodeitaipava

Bordeaux

Adentrar o Bordeaux é, de fato, como estar num bistrô francês. Referência em vinhos, o local também é conhecido por sua gastronomia diferenciada e por seus aconchegantes ambientes. Intimista, fazem parte dos pratos principais da casa a truta com amêndoas e o risoto de brie e parma. O estabelecimento oferece, ainda, saladas, tábuas de frios, caldos, cremes, massas, fondues e sanduíches.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Internet

Endereço: Estrada União e Indústria, 10341 – Itaipava

Funcionamento: segunda e terça, das 10 às 22 horas; de quarta a sábado, das 10 às 23 horas; domingo, de 10 às 18 horas

Telefone: (24) 2222-6240

Saiba mais: @bordeauxvinhos

Veja também > Roteiro gastronômico de Itaipava: onde parar para um lanche, docinho, almoço ou jantar

O que fazer

Tudo bem que depois dessa lista seu apetite já deve crescido e a sua prioridade dentro “do que fazer” em Itaipava é, provavelmente, comer, mas a gente tem mais alguns afazeres pra você incluir no seu roteiro: programas que agradam dos mais românticos aos mais aventureiros.

Caminhar pelo Parque Municipal de Itaipava

Maior área pública de lazer do município de Petrópolis, o Parque Municipal conta com 150 mil metros quadrados de extensão e é opção ideal tanto para os que buscam alguns minutos de meditação no gramado, quanto para quem o visita em busca de diversão. O parque conta com ciclovia – que pode ser usada para caminhadas e corridas, além de pistas de skate e Pump Track.

Fotos Arquivos/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 10000 – Itaipava

Visitação: de quarta a domingo, das 7 às 18 horas

Entrada franca.

Conhecer o Hortomercado Municipal

O horto é uma das melhores maneiras de conhecer quem trabalha em meio à terra e a natureza em Petrópolis. Realizada semanalmente aos fins de semana, a feira traz boxes com diferentes expositores e produtores, cada um com um pouquinho de sua produção artesanal. Vale destacar, ainda, a presença do Bar do Horto: parada obrigatória para aquele pastelzinho.

Fotos: @mpaulafer e foto divulgação

Endereço: Estrada União e Indústria, 9.500, Itaipava

Visitação: sexta, de 9 às 18 horas; sábado, de 8 às 18 horas e domingo, de 8 às 13 horas

Entrada franca.

Passear pelos charmosos shoppings do distrito

Os shoppings de Itaipava podem não ser tão amplos quanto os das grandes capitais, mas, acredite, eles compensam pela sofisticação das lojas que abrigam. Há opções para todos os bolsos e, principalmente, objetivos porque, às vezes, simplesmente caminhar por eles já é atividade das mais relaxantes. Ainda mais quando, além de vitrines, se pode admirar obras de arte como o Umbrella Sky do Shopping Tarrafas.

Fotos: @tiz_chazan96  – Divulgação

Endereço: Estrada União e Indústria, 10395 – Itaipava

Entrada franca.

La Grande Vallée

Um dos achados dos quais mais nos orgulhamos de ter encontrado e visitado é a La Grande Vallée. Longe dos holofotes, a propriedade se tornou conhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry: autor da inspiradora obra “O pequeno príncipe”. Além de muitas histórias, a casa traz objetos e itens temáticos que fazem referência ao clássico da literatura internacional.

Fotos: Bruno Ferreira Soares

Endereço: Estrada do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava

Visitação: quinta a domingo, a partir das 11 horas mediante agendamento prévio pelo telefone (24) 2222-1388

Entrada: R$ 25 por pessoa – crianças até cinco anos não pagam; de seis a 18 anos, bem como maiores de 65 pagam R$ 20

Mirante da Serra de Itaipava – Teresópolis

Talvez você já tenha visto fotos dele, sem saber que era o tal do Mirante da Serra de Itaipava em questão. Com 1.500 metros de altitude, ele tem sido o “queridinho” na rede – tanto da internet, quanto literalmente falando, já que montaram lá uma rede, dessas de praia, para os visitantes, confortavelmente, apreciarem a vista e alguns minutos de tranquilidade.

Fotos: Instagram @raphaeldinizfotografo

Endereço: BR-495 (Estrada das Hortênsias), que liga Itaipava a Teresópolis. A dica é ir através do GPS

Cachoeira da Macumba

Exuberante e imponente, a Cachoeira do Treze, localizada no km 13 da serra entre Petrópolis e Teresópolis, vai te conquistar! Trata-se de um ótimo passeio para fazer com a família toda, já que o acesso é bem curto e de nível de dificuldade leve. Depois de estacionado o carro são apenas 5 minutinhos a pé para chegar aos primeiros poços.

Importante: as trilhas e cachoeiras têm ficado cheias nos fins de semana e, portanto, recomenda-se ir durante a semana, sendo o uso de máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 metros obrigatórios.

Foto Arquivos/Sou Petrópolis

Endereço: BR-495, 2596 – Itaipava

Trilha da Pedra de Itaipava

Dona de uma vista magnífica do início ao fim do trajeto, a Pedra de Itaipava rende um panorama 360º depois de atingido seu cume. Com duração de, no máximo, duas horas e meia de subida, a trilha tem 2.500 metros de extensão e te leva a 1.369 metros de altura. Diferente das rotas convencionais de caminhada, ela tem sido destino de viajantes e moradores da cidade em busca de vistas fora do comum.

Fotos: @patricialeporage @brewhood_beer

Endereço: Para chegar até a entrada da trilha você terá que pegar a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040. Depois do Condomínio Chamonix, entre na segunda rua à esquerda e siga até o final da Rua B. A entrada da trilha fica logo depois do ponto onde terminam as casas da rua.

Vale da Lua

Apesar de ser pouco conhecido pelos petropolitanos, o Vale da Lua é um refúgio natural lindo, localizado em Itaipava. Para os amantes de fotografia, ver o pôr do sol entre os eucaliptos do vale é um cenário perfeito. O trajeto até lá é bem sinalizado, mas, quem preferir, pode também optar pelas orientações de serviços como o Google Maps ou o Waze.

Fotos: @poraimih

Endereço: Em Itaipava, pegue a rodovia que vai para Teresópolis (BR-495), percorra cerca 3km e, então, fique atento às placas “Vale da Lua/Village”. Entre à esquerda e, em seguida, numa ponte estreita. Passada a ponte você observará 3 possíveis caminhos. Pegue o do meio (Estrada do Gentio) e ande por mais 1km. A entrada da trilha fica a esquerda, onde há um portão.

Feirinha de Itaipava

Com mais de 300 stands, a Feirinha de Itaipava é um dos principais polos de moda da região e do país. Numa área de cerca de 40.000 metros quadrados, os visitantes contam com estacionamento gratuito para mais de dois mil veículos, bem como área de alimentação e, é claro, opções de presente, bolsas, calçados, joais e artigos do vestuário feminino, masculino e infantil.

Foto Divulgação

Endereço: Rodovia – Rio da Cidade, 63, BR-040 – Araras

Visitação: de segunda a quinta, das 16 às 22 horas, sexta a domingo, das 10 às 22 horas

Entrada franca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir