Connect with us

Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região

Turismo

Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região

Confira dicas de restaurantes, hospedagem e atividades que prometem satisfazer dos românticos aos mais aventureiros

*Matéria atualizada às 10h do dia 14/04/2023

No verão ou inverno, Itaipava é destino certo de quem busca refúgio do calor ou do frio. Capaz de proporcionar conforto, vistas de tirar o fôlego e gastronomia de excelência, a região oferece, ainda, opções de lazer e compras fundamentais a qualquer roteiro: seja ele de um dia ou, quem sabe, um passeio mais prolongado.

Como chegar a Itaipava?

Saindo do Centro, o viajante tem duas opções para chegar a Itaipava: a primeira, percorrendo desde a Avenida Barão do Rio Branco até a Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek; ou pela BR-040, pela Rodovia Washington Luiz. O segundo trajeto costuma ser mais rápido por não enfrentar trânsito e fica em torno de meia hora.

Veja também > Roteiro do Centro Histórico: o que fazer e onde comer no coração de Petrópolis

Onde se hospedar

Se você subiu a Serra, pegou estrada ou pensa em estender o passeio por alguns dias, muito provavelmente vai estar em busca de sombra e água fresca. “Atravessada” pela Estrada União e Indústria, você vai reparar que grande parte das atrações de Itaipava ou estão localizadas na própria estrada, ou fica bem próximas a ela, que a “corta” de fora ou fora. E no caso das opções de hospedagem não poderia ser diferente.

Kastel Itaipava

Dentro do conceito de “pousada urbana”, a Kastel oferece o conforto e o charme de uma pousada do campo, com todas as vantagens, comodidades e facilidades dos centros urbanos. A pousada está localizada bem ao lado do Parque Municipal de Itaipava – que é onde é dado o start de qualquer roteiro dali das redondezas – e de alguns dos mais renomados shoppings e restaurantes da região. Você pode fazer tudo a pé. Tem praticidade melhor que essa?

Fotos: Divulgação

Endereço: Condomínio Arcadia Mall – Estrada União e Indústria, 10126 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 2220-6320| Kastel Itaipava

Saiba mais: @kastelitaipava

Hotel Granja Brasil

Localizada a cinco minutos do centro de Itaipava, a Granja Brasil é como um mundo à parte. Lá você encontra piscinas (normal e aquecida), quadras esportivas de tênis, vôlei de praia e futebol, parquinho, área ampla para andar de bicicleta, SPA, trilha interna, além de restaurantes variados localizados dentro do resort, como a chocolateria gourmet Chez Bonbon que tem feito muito sucesso na região!

Fotos: Divulgação

Localização: Estr. União e Indústria, 9153 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 2222-5155 (fixo e WhatsApp) | Spa: (24) 99304-3500 | http://www.granjabrasil.com.br/hotel 

Mais informações: @granjabrasilhotelspa

Saison Spa

Escolha ideal para quem preza por qualidade de vida, a Saison Spa é o lugar perfeito para se renovar as energias e embarcar numa viagem de aromas e sabores. Com 120 mil metros quadrados de área verde, a Saison é um convite à harmonia e à mudança de hábitos. Primeiro spa instalado no Brasil, o ambiente é administrado pela mesma família, a Archer, há três gerações, o que faz dele combinação de modernidade, tradição e qualidade.

Fotos: – Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Rua Ministro Armando Alençar, 40 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 98857-4383 (WhatsApp), reservas@saison.com.br | site – saison.com.br,

Saiba mais: @saisonspa

Castelo de Itaipava

Cenário de minisséries e filmes, o Castelo de Itaipava – o único medieval das Américas – também oferece opções de acomodação para quem quer se sentir a estrela do próprio filme. De fácil acesso, o castelo, situado às margens da BR-040, dispõe de comodidades que vão além do charme da construção. Pet friendly (para animais de até 10kg), o espaço conta com dois restaurantes internos, terraço com hidromassagens e sauna, piscina, e posto de gasolina.

Fotos: @prefiroviajar e @soupetropolis

Endereço: Km 56, BR-040 – Itaipava

Contato/Reservas: (24) 2223-9292 (também é WhatsApp), reservas@casteloitaipava.com.br | site – castelodeitaipava.com.br/hotel/,

Saiba mais: @castelodeitaipava

Onde comer

Farfarello

Há nomes que falam por conta própria, e o Farfarello é um deles. Especializado na culinária italiana, o restaurante oferece, desde 1985, massas preparadas de forma artesanal e pratos generosos nos sabores. Rústico e aconchegante, o ambiente é parada obrigatória para quem quer desfrutar de boa gastronomia e momentos prazerosos numa merecida pausa na rotina.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 13470 – Itaipava

Telefone: (24) 2222-3120

Saiba mais: @farfarello.restaurante

Tradição Mineira

Com mais de 20 anos de história, o sabor de nosso tempero mineiro já está consolidado no paladar dos petropolitanos e dos turistas. Os restaurantes Tradição Mineira oferecem comida a quilo de qualidade, principalmente a mineira, churrasco, vegetariana e vegana, especialidades da casa e sobremesas, além de sushi bar, onde é possível degustar, diariamente, o melhor da comida japonesa.

Fotos: Sou Petrópolis

Endereço:  Shop. Tarrafas – Estr. União e Indústria, 10397 – Loja 03

Telefone: 2242-5592

Saiba mais: @tradição mineira

Pepper Bar

Inspirada pela culinária alemã, a cozinha do Pepper Bar traz petiscos de sabor inigualáveis! Linguiças e salsichas exclusivas fazem parte do cardápio, que inclui, ainda, o famoso bolinho de costela: um dos carros-chefes da casa. Nunca vimos nada igual! Aconchegante, o ambiente é pedida certa para quem busca uma atmosfera acolhedora e, ao mesmo tempo, familiar.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Shopping Arcádia – Estrada União e Indústria, 10126 – Itaipava

Telefone: (24) 99255-1874

Saiba mais: @pepperbaritaipava

Antenor e Filhos

Pensa numa experiência personalizada e de excelente custo-benefício. Assim é o espaço gourmet da boutique de carnes nobres e exóticas Antenor e Filhos, em Itaipava. Com mais de 150 cortes diferentes, o cliente escolhe a peça de sua preferência para, em seguida, degustá-la no deck da casa e desfrutar de sabor, textura e qualidade incomparáveis.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 12.273 – Itaipava

Telefone: (24) 2222-1482

Saiba mais: @antenorefilhos

Veja também > Carnes nobres preparadas na hora: conheça o espaço gourmet do Antenor e Filhos, em Itaipava

Mauricio’s

Ainda que você não o tenha visitado, certamente já ouviu falar no Mauricio’s: restaurante especializado em frutos do mar com mais de 50 anos de tradição na cidade. O estabelecimento, que fica no Shopping Altair, tem como pratos principais a casquinha de siri gratinada acompanhada de salada marinheira – essa casquinha é um clássico que você não pode perder; e o arroz de frutos do mar: estrela da casa e sucesso absoluto.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Shopping Altair, Estrada União e Indústria, 11833 – Itaipava

Telefone: (24) 2232-0221

Saiba mais: @restaurante.mauricios

Churrascaria do Castelo de Itaipava

A churrascaria do Solar do Castelo de Itaipava é um sucesso desde sua inauguração. Com mais de 20 opções de carne, o rodízio custa R$ 79,90 e dá direito, ainda, a acompanhamentos a escolha do cliente. O ambiente é extremamente agradável: despojado, sem abrir mão do requinte do castelo. O espaço conta com mesas ao ar livre.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Km 56 da BR-040 – Itaipava

Saiba mais: @castelodeitaipava

Bordeaux

Adentrar o Bordeaux é, de fato, como estar num bistrô francês. Referência em vinhos, o local também é conhecido por sua gastronomia diferenciada e por seus aconchegantes ambientes. Intimista, fazem parte dos pratos principais da casa a truta com amêndoas e o risoto de brie e parma. O estabelecimento oferece, ainda, saladas, tábuas de frios, caldos, cremes, massas, fondues e sanduíches.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Internet

Endereço: Estrada União e Indústria, 10341 – Itaipava

Telefone: (24) 2222-6240

Saiba mais: @bordeauxvinhos

Veja também > Roteiro gastronômico de Itaipava: onde parar para um lanche, docinho, almoço ou jantar

Ecobier

Chopperia, restaurante e espaço para festas e transmissão de jogos, a Ecobier é para quem busca tudo em um lugar só! Com música ao vivo, gastronomia de primeira, muito chope e uma extensa programação musical, é impossível ir até o Ecobier e não ter uma noite especial.

Fotos: Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 9116, Itaipava

Telefone: (24) 2017-2994

Saiba mais: @ecobieritaipava

Maíz – cocina peruana

Para encontrar uma culinária internacional, o Maíz é o ponto certo. Com destaque na culinária peruana, o ambiente conta com um excelente espaço externo, além de petiscos, coquetéis e drinks especiais.

Fotos: Sou Petrópolis

Endereço:Estrada União e Indústria, 14947, Itaipava

Telefone: (24) 99211-2425

Saiba mais: @maizcocinaperuana

Willemsen

Com tortas, chocolates, bolos e até chocolate quente, a Confeitaria Willemsen é o lugar perfeito para quem quiser adoçar o dia em Itaipava. Há mais de 25 anos com a confeitaria de mesmo nome em Petrópolis, a família celebra a arte de transmitir, pelos produtos, o valor da tradição.

Fotos: Divulgação

Endereço: Est. União Indústria, 10.509 – Itaipava

Telefone: (24) 2243-9439/ 2243-3362

Saiba mais: @confeitariawillemsen

O que fazer

Tudo bem que depois dessa lista seu apetite já deve crescido e a sua prioridade dentro “do que fazer” em Itaipava é, provavelmente, comer, mas a gente tem mais alguns afazeres pra você incluir no seu roteiro: programas que agradam dos mais românticos aos mais aventureiros.

Caminhar pelo Parque Municipal de Itaipava

Maior área pública de lazer do município de Petrópolis, o Parque Municipal conta com 150 mil metros quadrados de extensão e é opção ideal tanto para os que buscam alguns minutos de meditação no gramado, quanto para quem o visita em busca de diversão. O parque conta com ciclovia – que pode ser usada para caminhadas e corridas, além de pistas de skate e Pump Track.

Fotos Arquivos/Sou Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 10000 – Itaipava

Visitação: diariamente, das 7 às 18 horas

Entrada franca.

… E curtir o balanço das ruínas

Se já faz um tempinho desde que você esteve no Parque Municipal de Itaipava, temos um bom motivo para você fazer uma visita! Recentemente foi instalado no local um balanço gigante que tem sido sucesso absoluto no Instagram! Perfeito para ensaios fotográficos ou, simplesmente, para quem quer desfrutar do espaço a partir de uma nova perspectiva, o espaço fica numa ruína situada à direita da pista de ciclismo do parque.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Parque Municipal de Itaipava passa a contar com balanço gigante instagramável

Conhecer o Hortomercado Municipal

O horto é uma das melhores maneiras de conhecer quem trabalha em meio à terra e a natureza em Petrópolis. Realizada semanalmente aos fins de semana, a feira traz boxes com diferentes expositores e produtores, cada um com um pouquinho de sua produção artesanal. Vale destacar, ainda, a presença do Bar do Horto: parada obrigatória para aquele pastelzinho.

Fotos: @mpaulafer e foto divulgação

Endereço: Estrada União e Indústria, 9.500, Itaipava

Visitação: sexta-feira e sábado, das 08h às 15h; domingo, das 08h às 13h

Entrada franca.

Conhecer o parque de diversões do Castelo de Itaipava

Sucesso absoluto, o parque de diversões do Castelo tem conquistado pequenos e adultos pela variedade de atrações que oferece. Área aberta com parquinho, piscina de bolinhas, roda gigante e tobogã, o espaço também conta com um lago por onde é possível caminhar no entorno e também andar de bicicleta. O próprio local, que também tem seguido todas as medidas de prevenção à Covid, oferece o aluguel das bikes e de carrinhos para crianças.

Saiba mais aqui.

Foto: Divulgação

Endereço: Km 56 ao km 57,998, BR-040 – Itaipava

Telefone para mais informações sobre o funcionamento do parque: (24) 2223-9292

Entrada franca – cada brinquedo é cobrado individualmente

Conhecer o Play City, no Parque de Itaipava

O Play City, instalado dentro do Parque de Itaipava, conta com mais de 15 atrações. Há mais de 60 anos no mercado da diversão, o parque conta com montanha-russa, kamikaze, bate-bate e trem fantasma, além de outras atrações para todas as idades.

Foto: Reprodução do Instagram

Endereço: Estr. União e Indústria, 10000 – Itaipava, Petrópolis.

Ingressos: Um ingresso por R$ 10, cinco por R$ 40 e 10 por R$ 70.

Mais informações: Play City

Passear pelos charmosos shoppings do distrito

Os shoppings de Itaipava podem não ser tão amplos quanto os das grandes capitais, mas, acredite, eles compensam pela sofisticação das lojas que abrigam. Há opções para todos os bolsos e, principalmente, objetivos porque, às vezes, simplesmente caminhar por eles já é atividade das mais relaxantes. Ainda mais quando, além de vitrines, se pode admirar obras de arte como o Umbrella Sky do Shopping Tarrafas.

Fotos: @tiz_chazan96  – Divulgação

Endereço: Estrada União e Indústria, 10395 – Itaipava

Entrada franca.

La Grande Vallée

Um dos achados dos quais mais nos orgulhamos de ter encontrado e visitado é a La Grande Vallée. Longe dos holofotes, a propriedade se tornou conhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry: autor da inspiradora obra “O pequeno príncipe”. Além de muitas histórias, a casa traz objetos e itens temáticos que fazem referência ao clássico da literatura internacional.

Fotos: Bruno Ferreira Soares

Endereço: Estrada do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava

Visitação: mediante agendamento prévio pelo telefone (24) 2222-1388

Entrada: R$ 25 por pessoa – crianças até cinco anos não pagam; de 6 a 18 anos, bem como maiores de 65 pagam R$ 20

Mirante da Serra de Itaipava – Teresópolis

Talvez você já tenha visto fotos dele, sem saber que era o tal do Mirante da Serra de Itaipava em questão. Com 1.500 metros de altitude, ele tem sido o “queridinho” na rede – tanto da internet, quanto literalmente falando, já que montaram lá uma rede, dessas de praia, para os visitantes, confortavelmente, apreciarem a vista e alguns minutos de tranquilidade.

Fotos: Instagram @raphaeldinizfotografo

Endereço: BR-495 (Estrada das Hortênsias), que liga Itaipava a Teresópolis. A dica é ir através do GPS

Cachoeira da Macumba

Exuberante e imponente, a Cachoeira do Treze, localizada no km 13 da serra entre Petrópolis e Teresópolis, vai te conquistar! Trata-se de um ótimo passeio para fazer com a família toda, já que o acesso é bem curto e de nível de dificuldade leve. Depois de estacionado o carro são apenas cinco minutinhos a pé para chegar aos primeiros poços.

Importante: as trilhas e cachoeiras costumam ficar cheias nos fins de semana e, portanto, recomenda-se ir durante a semana.

Foto Arquivos/Sou Petrópolis

Endereço: BR-495, 2596 – Itaipava

Trilha da Pedra de Itaipava

Dona de uma vista magnífica do início ao fim do trajeto, a Pedra de Itaipava rende um panorama 360º depois de atingido seu cume. Com duração de, no máximo, duas horas e meia de subida, a trilha tem 2.500 metros de extensão e te leva a 1.369 metros de altura. Diferente das rotas convencionais de caminhada, ela tem sido destino de viajantes e moradores da cidade em busca de vistas fora do comum.

Fotos: @patricialeporage @brewhood_beer

Endereço: Para chegar até a entrada da trilha você terá que pegar a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040. Depois do Condomínio Chamonix, entre na segunda rua à esquerda e siga até o final da Rua B. A entrada da trilha fica logo depois do ponto onde terminam as casas da rua.

Vale da Lua

Apesar de ser pouco conhecido pelos petropolitanos, o Vale da Lua é um refúgio natural lindo, localizado em Itaipava. Para os amantes de fotografia, ver o pôr do sol entre os eucaliptos do vale é um cenário perfeito. O trajeto até lá é bem sinalizado, mas, quem preferir, pode também optar pelas orientações de serviços como o Google Maps ou o Waze.

Fotos: @poraimih

Endereço: Em Itaipava, pegue a rodovia que vai para Teresópolis (BR-495), percorra cerca 3km e, então, fique atento às placas “Vale da Lua/Village”. Entre à esquerda e, em seguida, numa ponte estreita. Passada a ponte você observará três possíveis caminhos. Pegue o do meio (Estrada do Gentio) e ande por mais 1 km. A entrada da trilha fica a esquerda, onde há um portão.

Feirinha de Itaipava

Com mais de 300 stands, a Feirinha de Itaipava é um dos principais polos de moda da região e do país. Numa área de cerca de 40 mil metros quadrados, os visitantes contam com estacionamento gratuito para mais de dois mil veículos, bem como área de alimentação e, é claro, opções de presente, bolsas, calçados, joais e artigos do vestuário feminino, masculino e infantil.

Fotos: Divulgação

Endereço: Rodovia – Rio da Cidade, 63, BR-040 – Araras

Visitação: sexta-feira, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h

Entrada franca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir