Connect with us

Roteiro de lazer em dias de Sol: um guia de 10 programas gratuitos para fazer em Petrópolis

Roteiros

Roteiro de lazer em dias de Sol: um guia de 10 programas gratuitos para fazer em Petrópolis

Para espantar a poeira e garantir um dia de lazer surpreendente!

*Matéria atualizada às 13h20 do dia 15 de fevereiro de 2024

Não tem receita melhor para um bom dia de passeio do que a combinação entre Sol e céu azul. Para aproveitar aquelas semanas em que os termômetros sobem, preparamos um guia de programas gratuitos para curtir a cidade.

1- Conhecer uma das reservas naturais de Petrópolis

O turismo natural em Petrópolis é mais um dos motivos para que a cidade se mantenha movimentada ao longo do ano. Nela existem reservas naturais que atraem (e mantém!) as pessoas longe do agito da vida urbana. Uma dessas reservas é o PARNASO – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, terceiro parque mais antigo do Brasil e detentor da maior rede de trilhas do país! O local tem entrada por Petrópolis e, o melhor, sem custo!

Saiba mais: 5 reservas naturais para conhecer em Petrópolis

PARNASO: 6 motivos para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos neste verão

Fotos: Reprodução/Instagram @aventuras_jessica – @trekkinhestilodevida

2- Se refrescar em uma das cachoeiras locais

Morar em um cidade cercada pela natureza, é por si só um privilégio. Além do clima mais ameno, diferente das demais cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis também conta com cachoeiras para quem deseja aproveitar os dias ensolarados em família e entre amigos. Clique aqui e conheça roteiros que contemplam algumas das principais delas, seus níveis de dificuldade e diretrizes de como chegar.

Veja também: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de sol em Petrópolis

Fotos – Cachoeira do Morin: Arquivo/Sou Petrópolis

3- Fazer yoga no jardim do Museu Imperial

Regida pela ideia de inclusão, o projeto Yoga para Todos, idealizado pelo professor Fábio Goulart, é aberto ao público em geral, independente de idade ou experiência, e sem custo para quem participa. As aulas acontecem aos domingos, a partir das 9 horas, no gramado do Museu Imperial, com exceção dos dias de chuva. Semanalmente, um dos professores que tocam o projeto comanda a aula.

Saiba mais: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas de yoga gratuitas em Petrópolis

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

4- Fazer o tour de graça até a torre da Catedral São Pedro de Alcântara às quartas (exclusivo para petropolitanos)

Com a reinauguração em julho de 2022, a Catedral passou a contar com o famoso tour até a torre do templo. As visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h. Às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.

Saiba mais: Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

5- Fazer a trilha da Casa de Petrópolis – Casa dos Sete Erros

Talvez você não saiba, mas no jardim da Casa de Petrópolis é percorrer uma pequena trilha, de 116 metros de extensão. No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo à parte. Ela está localizada ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel e foi encomendada no século 19 pelo proprietário original, José Tavares Guerra.

A Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga. Seu funcionamento acontece de quarta a domingo, das 10h às 16h.

Saiba mais: Um dia na Casa de Petrópolis: 6 dicas de como aproveitar o melhor do espaço

Foto: Divulgação Casa de Petrópolis e Reprodução Instagram @aqui.no.rio

6- Aproveitar a vista do Trono de Fátima

Concebida pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor, a imagem da Santa, esculpida em mármore branco, traz uma cúpula com sete colunas que representam os dons do Espírito Santo. Além da bela escultura, o lugar oferece uma vista privilegiada do Centro Histórico e um dos melhores pastéis da cidade. O Trono de Fátima fica na Rua Padre Moreira – Valparaíso. O local pode ser visitado aos finais de semana, de 9h às 18h, com entrada franca.

Saiba mais: #CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima

Foto: José Renato Lisboa Cordeiro

7- Visitar o Orquidário Binot – o mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada. O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro.

Mais informações: @orquidariobinot

Saiba mais: Roteiro florido: 6 lugares para quem ama flores conhecer em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer

8- Assistir ao pôr do sol das montanhas

Com mais de 200 trilhas, o município de Petrópolis recebe pelo menos 150 mil pessoas entre maio e setembro que escolhem a cidade como destino para se manterem em contato com vistas de tirar o fôlego. Uma das vantagens de estar rodeado de montanhas é que não faltam opções de lugares com um belo visual para assistir ao pôr do sol.

Saiba mais: 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @barbara_cristhyna – @rezendeizabela

9- Fazer um piquenique em um dos parques da cidade

Parques, praças, jardins! Petrópolis oferece verdadeiros recantos para quem quer curtir a natureza, a companhia dos amigos/da família e, de quebra, ainda comer alguns quitutes! Clique aqui e confira 11 opções de locais para fazer um piquenique na cidade. É um passeio com sucesso garantido!

Fotos: Sou Petrópolis

10- Caminhar com o “amicão” pelos cartões-postais

Se o seu amigo de quatro patas fica doido naquela palavrinha mágica chamada passear, essa listinha é para vocês! Reunimos em um roteiro pet friendly 11 passeios para fazer com o seu cachorro em Petrópolis, ideal para dias de Sol e céu azul.

Saiba mais: Roteiro Pet Friendly: 11 passeios para fazer com o seu cachorro em Petrópolis – clique aqui e saiba mais

Fotos: Instagram @ramos.pinto – @omundodeipa

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir