Connect with us

Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Turismo

Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Para quem quer caminhar pela História

*Matéria atualizada às 12h do dia 15 de fevereiro de 2024

Tendência na Europa, o conceito de walking tour tem ganhado força no Brasil. Modalidade em que são realizados passeios guiados e a pé por uma cidade, em Petrópolis a ideia é “ver e viver” a história e as curiosidades escondidas em cada esquina. Ao todo, são seis rotas disponibilizadas pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que em 2024 completa 40 anos de trajetória no município.

Opção de cultura e lazer tanto para turistas, quanto para petropolitanos, o walking tour permite ao participante ir além das fachadas dos cartões-postais e de construções que, possivelmente, já façam parte do seu cotidiano na cidade. As rotas têm, em média, duas horas de duração, e acontecem de maneira externa, com caminhadas pela rua e em frente aos locais abordados. O tour custa R$ 30 por pessoa.

Roteiro 1: Avenida Koeler

Neste trajeto, o público se reúne em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, seguindo pelo lado par – onde está localizada a Casa da Princesa Isabel, e retornando pelo lado ímpar – Casa do Conde da Motta Maia. O grupo finaliza o passeio na Praça Princesa Isabel. Durante a caminhada são contadas diversas curiosidades envolvendo as intrigantes e belas construções da Avenida Koeler.

Leia também: 11 fatos e curiosidades sobre os casarões da Avenida Koeler

Fotos: Ana Kutter – Arquivo/Sou Petrópolis

Roteiro 2: Avenida Ipiranga

Nesta opção, o tour se inicia em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, seguindo para a Igreja Luterana e, em seguida, para a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. Em seguida, o grupo se dirige em direção ao Parque Natural Municipal, retornando pelo Mosteiro da Virgem e encerrando na Casa de Rui Barbosa. Completo, o passeio permite explorar a história tanto de locais já conhecidos, quanto daqueles que estão à espera de quem os desvende.

Leia também: 6 fatos e curiosidades sobre a história dos casarões da Avenida Ipiranga, em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Instagram @locandaoficial

Roteiro 3: Praça da Liberdade

Com início na Praça da Liberdade, nesse roteiro o passeio começa em frente à banca de jornal da Praça da Liberdade. O grupo segue pela parte externa da praça no sentido da Casa Franklin Sampaio e Vila Itararé. O grupo caminha em direção ao Restaurante Marowil e atravessa a rua em direção ao Museu da Porcelana, UCP, Relógio de Flores, Museu Casa de Santos Dumont, Chocolates Katz e Museu de Cera. Encerra-se o percurso no Liberty Garden.

Leia também: 6 fatos e curiosidades sobre a Praça da Liberdade, em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Dica: nessa rota são explicadas as pinturas do painel do Centro de Informações Turísticas, além das histórias envolvendo duas das principais construções da região: a Vila Itararé (Castelo de Pedra) e a misteriosa residência localizada bem atrás dele. É a certeza de se sentir um verdadeiro investigador do passado local!

Roteiro 4: Palácio de Cristal

Partindo da Praça da Liberdade, essa opção passa em frente ao Petropolitano Futebol Clube, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, Garagem da Viação Única/Fácil, atravessando a rua em frente à Casa de Educação Visconde de Mauá (esquina com Rua 13 de Maio). O grupo segue em direção ao Palácio de Cristal e encerra o passeio em frente à Cervejaria Bohemia. É um tour indispensável para quem se interessa pela colonização germânica!

Leia também: 7 fatos e curiosidades sobre o Palácio de Cristal, em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @mmetellofs – @cantinagiulietta

Roteiro 5: Rua do Imperador

Tendo a Praça D. Pedro como ponto de encontro, esse roteiro segue para o Obelisco, Praça dos Expedicionários, Bosque do Imperador, prédio dos Correios e Telégrafos, passando pela Praça da Inconfidência e encerrando na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Sabendo que nessa rota o coração da cidade é percorrido de um ponto a outro, tenha a certeza de receber uma aula completa sobre os pontos chave da história local.

Leia também: [Você sabia?] Descubra o motivo dos petropolitanos chamarem o Centro de ‘avenida

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Luis Felipe Almeida

Roteiro 6: Museu Imperial

Saindo da Praça D. Pedro, em frente à estátua do Imperador, a rota segue pelo Obelisco, Praça dos Expedicionários, Museu Imperial, Praça Visconde de Mauá (e seu entorno), com fim na Catedral de São Pedro de Alcântara. O percurso é mandatório para quem deseja se aprofundar nas histórias que cercam o Palácio Imperial e as construções que o cercam.

Leia também: #Cartões-Postais: 14 fatos e curiosidades sobre o Museu Imperial de Petrópolis

Fotos: André Carvalho – Reprodução Facebook/Sou Petrópolis

Para garantir sua participação em uma das edições do walking tour da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, basta fazer contato pelo WhatsApp (24) 98842-3235, Instagram @guiaspetropolis, Facebook – Guias Petrópolis, ou site.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir