Connect with us

Roteiro do Rocio: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse recanto acolhedor

Cidade

Roteiro do Rocio: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse recanto acolhedor

É lá que estão dois dos principais passeios ecoturísticos pelos quais a cidade é conhecida: a Pedra do Bonet e o Poço Negro

Pautado por atrações naturais e gastronômicas, o roteiro do Rocio é perfeito para quem pretende desfrutar de momentos prazerosos em contato com a natureza. A cerca de meia hora do Centro de Petrópolis, é lá que a hospitalidade prevalece. Seja nas pousadas, restaurantes ou trilhas, a gente te garante que você vai se sentir extremamente acolhido e bem recebido.

Como chegar ao Rocio?

Pegue a estrada BR-040 Itaipava sentido Juiz de Fora x Rio. No km 76, fique atento à placa que indica a saída para o Rocio. Ela leva a uma estrada que, ainda que bastante estreitinha, já te faz entrar no clima acolhedor oferecido pela região.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Onde se hospedar?

Casa do Fachoalto

Inspirada nos tradicionais Bed & Breakfast britânicos, mas com a hospitalidade brasileira, a Casa do Fachoalto é uma hospedagem paradisíaca situada na Fazenda Inglesa. Local que preza pelo contato íntimo com a natureza e a valorização dos laços de amizade, a Casa é ideal para quem busca aconchego, tranquilidade e harmonia num ambiente de verdadeiros recantos, como é o caso do riacho de água cristalina que contorna o terreno.

Fotos: Reprodução/Instagram @casadofachoalto

Endereço: Estr. Vargem Grande, 2203 – Fazenda Inglesa

Contato/Reservas: (24) 98831-8008 (somente WhatsApp)

Saiba mais: https://www.fachoalto.com.br/

Casa no Céu

Localizada em um magnífico vale entre o Rocio e a Fazenda Inglesa, a Casa no Céu, como o próprio nome indica, dá a sensação de se estar nas nuvens! Onde a hospitalidade faz parte da experiência, os hóspedes têm o Bistrô Casa no Céu à disposição, onde, além do café da manhã, são servidas refeições. Rodeado por uma extensa e exuberante mata nativa, o ambiente é, por si só, digno do passeio.

Foto: Reprodução/Instagram @nessamayer

Endereço: Estr. do Rocio, 800 – Fazenda Inglesa

Contato/Reservas: (21) 99804-5073

Saiba mais: Facebook/Casa no Céu

Quinta do Vale

Pautada pela variedade nos tipos de acomodação, a Quinta do Vale oferece desde lofts para casais, que buscam uma experiência “studio”, quanto chalés que acomodam de 4 a 6 pessoas. Com vista para cenários naturais de tirar o fôlego, o interior dos lofts e chalés não perdem em nada e cativam tanto quanto a natureza, uma vez que até hidromassagem e lareira alguns deles oferecem!

Fotos:  Divulgação

Endereço: Rua Victor Santana, número 199 – Fazenda Inglesa

Contato/Reservas: (53) 98106-4843 – (24) 98802-0400

Saiba mais: Instagram/@quintadovale.estadias

Casa de Pedra

Localizada a 20 minutos de Petrópolis e Itaipava, a casa de campo é famosa na região por sua diferenciada arquitetura. Garantia de um ambiente relaxante e muito acolhedor, o espaço – em reserva biológica com 49.000 metros quadrados de área preservada – conta com piscina, fonte própria de água, cachoeira, churrasqueira, espaço para a prática de futebol e vôlei, sala de jogos, casa na árvore e cama elástica para crianças.

Endereço: Estr. do Rocio, 3503 – Rocio

Contato/Reservas: (24) 98802-0322

Saiba mais: @casadepedraspetropolis

O que fazer?

Conhecer a Pedra do Bonet e passear de bicicleta

Com vista para o Rocio e a Reserva Biológica do Tinguá, a Pedra do Bonet é uma experiência única na cidade. Destino certo de quem quer desfrutar o nascer ou pôr do Sol em Petrópolis, o cume da pedra fica a 1.552 metros de altura. Ainda que considerada curta, a trilha é íngreme do início ao fim e leva, em média, 45 minutos de subida, mas, acredite, a vista lá de cima faz cada segundo valer a pena.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Como chegar: a entrada da trilha fica a 3 minutos do Trutas do Rocio. Em casos de dúvidas você pode pedir orientação para eles mesmos que são todos muito solícitos! A entrada da trilha é bem discreta, então fique atento!

Dica: A região do Rocio é uma das preferidas para pedalar na Serra por dispor de lindas rotas, com diferentes níveis de dificuldades. A página @rociopetropolis traz guias especializados que levam visitantes para conhecer as belezas do local e dos arredores. Para quem quer se manter em movimento durante o passeio, pode ser a opção ideal para algumas prazerosas horas de lazer.

Foto: Reprodução/Instagram @rociopetropolis – Arquivo/Sou Petrópolis

Dar um mergulho no Poço Negro, o “Poção”

Amplo e, por isso, ideal para nadar, o Poço Negro é facilmente acessado – bem do jeitinho que a gente gosta, e um dos destinos favoritos de quem conhece a região. Depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR-040, sentido Juiz de Fora x Rio, percorra alguns quilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita e siga por uma rua estreita. Ali você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica bem em frente a esse recuo.

9 lindas cachoeiras para aproveitar o verão em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Bônus: Vale do Amor

Chega a ser desafiador descrever a visitação a um local que se manifesta de uma forma única dentro de cada um. Santuário a céu aberto, o Vale do Amor é regido pela ideia de que existem diferentes caminhos para vivenciar o sagrado. Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale tem se tornado cartão-postal da cidade e parada obrigatória para quem visita a cidade.

Foto: Reprodução/Instagram @tonaserrarj – Marcus Moura

Como chegar: O Vale não fica exatamente no Rocio, mas por também estar localizado na Fazenda Inglesa torna quase um crime não incluí-lo no roteiro. O Vale do Amor fica na Estrada Mata Cavalo s/n. A página do Vale no Instagram traz um passo a passo de como chegar até lá, mas é importante que você já tenha em mente que, por se tratar de um local mais “escondidinho”, o percurso traz cerca de 2,5 km de estrada de terra até o destino final.

#CartõesPostais: 9 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

Onde comer?

Trutas do Rocio

Fotos: Divulgação

Localização: Estr. Vargem Grande, Estr. do Rocio, 6333

Contato: (24) 2291-5623

Grão do Rocio

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Divulgação

Localização: Sítio Grão do Rocio – Estr. do Rocio, 3502 – Fazenda Inglesa

Contato: @graodorocio

Anamita Bistrô

Foto: Reprodução/@vivereviajar

Localização: Estr. Vargem Grande, 8750 – Fazenda Inglesa

Contato: @amanitabistro

Piccola Arena

Fotos: Divulgação

Localização: Estr. do Rocio, 3455 – Vargem Grande

Contato: @piccolaarena

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria com a página Rocio Petrópolis
Rocio Petrópolis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir