Connect with us

Retrospectiva 2022: relembre 23 histórias ocorridas em Petrópolis para começar o ano com otimismo

Cidade

Retrospectiva 2022: relembre 23 histórias ocorridas em Petrópolis para começar o ano com otimismo

Histórias para relembrar e se emocionar!

Na última edição da série de retrospectivas da Sou Petrópolis, recorde algumas das matérias que estamparam a editoria Petrópolis do Bem em nosso site. São reportagens que emocionam e motivam a começar 2023 com otimismo e esperança.

Janeiro:

Após sete dias presa em uma pedreira, cadela foi resgatada pelos bombeiros em Araras

A história da cadelinha Meg ganhou repercussão nas redes sociais logo no inicio de janeiro, após permanecer sete dias presa em uma pedreira na região de Araras, área rural de Petrópolis. A cachorrinha foi resgatada por uma força-tarefa comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) que, ao ser acionado passou dois dias tentando fazer o resgate da Meg.

Fotos Reprodução Redes Sociais

Veja a matéria completa: Após 7 dias presa em uma pedreira, cadela é resgatada pelos bombeiros em Araras

Fevereiro:

Heróis anônimos, motoboys e motociclistas tiveram o trabalho em Petrópolis reconhecido dentro e fora da cidade

Normalmente alvos de críticas, nos dias que se seguiram após a tragédia de fevereiro, os motoboys foram descritos como alguns dos heróis anônimos no fornecimento de ajuda às vítimas e desabrigados pelo temporal. Vindos da cidade ou de fora dela, os motoqueiros uniram esforços para fazer a diferença.

Foto: Divulgação/Tiozão

Veja a matéria completa: Heróis anônimos, motoboys e motociclistas têm trabalho em Petrópolis reconhecido na cidade e fora dela

Comunidade dos quadrinhos se uniu para ajudar professor petropolitano que perdeu família nas chuvas

Petrópolis foi abraçada por todo o Brasil desde que a tragédia provocada pelo temporal, em fevereiro, foi anunciada. A comunidade dos quadrinhos deu início a uma corrente do bem para acolher o professor petropolitano Alessandro Garcia, de 38 anos, frente a um momento tão delicado. Morador da Rua Teresa, o educador perdeu a esposa, os sogros, além dos dois filhos pequenos, de 1 ano e 6 meses e 5 anos de idade, na tragédia do dia 15.

Foto: Reprodução/YouTube Ministério dos Quadrinhos

Veja a matéria completa: Comunidade dos quadrinhos se une para ajudar professor petropolitano que perdeu família nas chuvas

Após três dias de buscas, cãozinho soterrado em Petrópolis foi encontrado com vida nos escombros da tragédia

Um cãozinho foi resgatado com vida dos escombros de uma casa, após passar três dias soterrado, por oficiais da Secretária de Meio Ambiente e Proteção Ambiental. O ato foi comemorado com uma salva de palmas e emoção, sobretudo pelo tutor do animal, o petropolitano Maicon. “A gente não pode desistir nunca. Eu sabia que você estava bem. Eu sabia que você estava vivo!”, celebrou.

Foto: Reprodução/Internet

Veja a matéria completa: Após três dias de buscas, cãozinho soterrado em Petrópolis é encontrado com vida nos escombros

Março:

Conheça o Buddy: o cachorro herói que salvou a vida de sua dona na tragédia em Petrópolis

Não é à toa que cientistas, cada vez mais, se dediquem ao estudo dos animais em situações de desastres. Capazes de pressentir o que está por vir antes dos humanos, muitas vezes são eles os responsáveis por salvar vidas em momentos decisivos. Foi o que aconteceu com a petropolitana Vânia Coelho, de 58 anos. Sozinha em casa no dia do desastre, ela teve na figura de seu cão Buddy o responsável por garantir que ela não fosse atingida pelo deslizamento que levou embora sua casa. Com dificuldades de locomoção, foi ele também que a auxiliou a sair dos destroços.

Fotos: Divulgação

Veja a matéria completa: Conheça o Buddy: o cachorro herói que salvou a vida de sua dona na tragédia em Petrópolis

Resgatada após nove dias sob os escombros, gata Vitória se recuperou bem e se tornou símbolo de esperança em Petrópolis

Em meio a tanta tristeza deixada pela tragédia, a gata Vitória se tornou símbolo de esperança. Ela foi resgatada com vida após nove dias sob os escombros próximos à Rua Sargento Boening, uma das regiões mais afetadas pelo temporal do dia 15 de fevereiro de 2022.

Foto: Dani Purana

Veja a matéria completa: Resgatada após 9 dias sob os escombros, gata Vitória se recupera bem e se torna símbolo de esperança em Petrópolis

Final feliz: desaparecido há um mês, cão ‘Malhadinho’ foi reencontrado em Realengo e trazido de volta ao Alto da Serra

Mascote do bairro Alto da Serra, desde a tragédia do dia 15 de fevereiro de 2022, o cão Malhadinho foi motivo de preocupação entre os moradores. Removido do bairro durante as operações de resgate na região, o cachorrinho foi enviado para um lar temporário em Jacarepaguá (RJ), sem que seus cuidadores soubessem. Fugindo duas vezes do local, os petropolitanos ficaram por mais de um mês sem saber da localização do bichinho que, na noite do dia 24 do mesmo mês, foi buscado em Realengo (RJ) e trazido de volta para casa.

Foto: Divulgação

Veja a matéria completa: Final feliz: desaparecido há um mês, cão ‘Malhadinho’ é reencontrado em Realengo e trazido de volta ao Alto da Serra

Abril:

Moradora de Petrópolis começou a estudar na terceira idade e se tornou inspiração: “Não vou desistir não”

Dizem que o primeiro passo para conquistar é acreditar ser possível e, principalmente, crer em si mesmo. Assim, não há condição ou idade que irá lhe limitar, como bem comprova a senhora Cecília da Conceição Simões, de 80 anos. Decidida a estudar sem se incomodar com a idade, há cerca de 10 anos ela se sentou pela primeira vez em uma cadeira escolar. Em abril, no equivalente à quarta série, ela falou com orgulho sobre o caminho trilhado e sua família.

Foto: Reprodução/Facebook

Veja a matéria completa: Moradora de Petrópolis começa a estudar na terceira idade e se torna inspiração: “Não vou desistir não”

Moradores de Corrêas se uniram e criaram campanha para financiar castração dos animais do bairro

Em abril, moradores de Corrêas, em Petrópolis, resolveram adotar uma ação simples, mas eficiente: juntar tampinhas plásticas de refrigerantes, produtos de limpeza, entre outros, além de lacres de alumínio de latinhas, para que o valor da venda se reverta em verba para castrações de animais do bairro. 

Foto Divulgação – Catarina Maul

Veja a matéria completa: Moradores de Corrêas se unem e criam campanha para financiar castração dos animais do bairro

Maio:

Jovem que viralizou com festa da ‘Cidade das Hortênsias’ realizou o sonho de visitar a garagem da viação

O petropolitano Leonardo Ferreira, de 23 anos, virou assunto no final de maio, após ter a festa de aniversário com o tema “Cidade das Hortênsias”, uma das companhias de ônibus de Petrópolis. Impressionada com a repercussão, a empresa convidou o rapaz para conhecer sua garagem, um sonho antigo de Leonardo.

Foto: Reprodução das redes sociais e divulgação/Cidade das Hortênsias

Veja a matéria completa: Jovem que viralizou com festa da ‘Cidade das Hortênsias’ realiza o sonho de visitar a garagem da viação

Professor que perdeu família na tragédia criou projeto em apoio à causa autista e em homenagem ao filho

Embora ainda seja desafiador enxergar através da nebulosidade dos dias seguintes à tragédia de 15 de fevereiro, foi no período que sucedeu o ocorrido que o petropolitano Alessandro Garcia encontrou uma forma de honrar a memória de sua família. Professor, ele perdeu sua esposa, filhos e sogros em um dos deslizamentos e, recentemente, anunciou a criação do Projeto Borboleta Azul: uma iniciativa em apoio à causa autista da qual seu filho fazia parte.

Foto: Divulgação, ilustração: Luíza Fajardo

Veja a matéria completa: Professor que perdeu família na tragédia cria projeto em apoio à causa autista e em homenagem ao filho

Comerciantes de Petrópolis adotaram mascotes e forneceram abrigo aos peludos, faça chuva ou faça sol

Eles têm diferentes cores e tamanhos e, de tanto que frequentam determinados locais, são apontados como seus referidos mascotes. Faça chuva ou faça sol, alguns comerciantes de Petrópolis adotaram certos animais como figuras carimbadas de seus empreendimentos. Nas tardes e noites frias que atingiram a cidade, os peludos já sabem exatamente a quem recorrer para uma refeição, um cantinho aconchegante ou cuidados especiais.

Fotos: Divulgação/Lago Sul

Veja a matéria completa: Comerciantes de Petrópolis adotam mascotes e fornecem abrigo aos peludos, faça chuva ou faça Sol

Junho:

Campanha criada por projeto social buscou recursos para atender crianças vítimas das chuvas em Corrêas

Uma campanha criada pela Ong Ateliê Casa Tempo arrecadou, no mês de junho, recursos para financiar o acompanhamento recorrente de 30 crianças que foram direta, ou indiretamente, afetadas pelas chuvas de fevereiro e março, em Corrêas.

Foto: @ateliecasatempo

Veja a matéria completa: Campanha criada por projeto social busca recursos para atender crianças vítimas das chuvas em Corrêas

Julho:

Bombeiros usaram técnicas de rapel para resgatar cachorro preso em penhasco em Petrópolis

O Corpo de Bombeiros de Petrópolis usou técnicas de rapel para resgatar um cachorro preso em um penhasco. O salvamento ocorreu na tarde do dia 10 de julho de 2022, na Vila Adelaide, em Itaipava. Segundo os militares, o cão estava preso em uma parte inacessível da montanha e tinha ferimentos leves.

Foto: Divulgação/CBMERJ

Veja a matéria completa: Bombeiros usam técnicas de rapel para resgatar cachorro preso em penhasco em Petrópolis

Dia dos Avós: conheça a história do avô que fez a 1ª tatuagem aos 93 anos junto do neto em Petrópolis

Responsáveis por fazer o amor se multiplicar, é graças aos avós que a diversão e a emoção também tomam outras proporções. Aos 93 anos, Nilton Ribeiro Ferreira viveu, em julho, a sensação de fazer sua primeira tatuagem ao lado do neto, Caio. Registrado em vídeo, o momento alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações no TikTok pelo espírito jovem de Sr. Nilton e, principalmente, pelo afeto escondido pela tatuagem.

Fotos: Divulgação

Veja a matéria completa: Dia dos Avós: conheça a história do avô que fez a 1ª tatuagem aos 93 anos junto do neto em Petrópolis

Agosto:

Empresários se uniram para salvar gata mascote do Liberty Garden, no Centro de Petrópolis

Os empresários do Liberty Garden, casa do Museu dos Brinquedos, do Chalé do Chocolate e de outros empreendimentos, se uniram para pedir a ajuda dos petropolitanos para salvar a gatinha Juma, que foi adotada como mascote do espaço localizado no Centro de Petrópolis, devido a problemas de saúde.

Foto: Carolina Freitas

Veja a matéria completa: Empresários do Liberty Garden se juntam para salvar gata; mascote do local teve filhotes e tumor retirado

Setembro:

Mães que perderam os filhos criaram grupo de apoio para colorir a dor da saudade

Da necessidade de encontrar apoio mútuo, mães amigas que sofreram a perda de seus filhos transformaram a dor em união e criaram o grupo “Mães da esperança”. Juntas, elas conversam, se ajudam e colorem o que estão sentindo em artes de livros. Rosa Muller, uma das co-fundadoras do projeto, contou que no final de 2016 entregou sua filha a Deus. Pouco antes de partir, ela havia presenteado Rosa com um livro de colorir, e toda a família se reunia para colori-lo juntos. Esse presente foi, posteriormente, uma das chaves para o grupo.

Foto: Divulgação

Veja a matéria completa: Mães que perderam os filhos criam grupo de apoio para colorir a dor da saudade

De cicatriz à arte: tatuador reconstruiu de graça mamas de mulheres vítimas de câncer em Petrópolis

O tatuador petropolitano Pedro Neves criou uma campanha para o Outubro Rosa, mês da conscientização e combate ao câncer de mama. O artista está reconstruindo gratuitamente, por meio de tatuagens, a aréola dos seios de mulheres vítimas da doença.

Fotos Arquivos Pedro Neves

Veja a matéria completa: De cicatriz à arte: tatuador reconstrói de graça mamas de mulheres vítimas de câncer em Petrópolis

Outubro:

Há 65 anos, Lar de Crianças, em Corrêas, acolhe e cuida de jovens em situação de risco

O Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças funciona há 65 anos em Corrêas. Atualmente, 42 menores são acolhidos no local, sendo o mais novo com nove meses e o mais velho com 15 anos. Por se tratar de uma instituição beneficente, o Lar se mantém por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, e da realização de eventos e convênios com o estado e município.

Foto: APCEF/RJ

Veja a matéria completa: Há 65 anos, Lar de Crianças, em Corrêas, acolhe e cuida de jovens em situação de risco

Resgatada em Petrópolis grávida e abaixo do peso, cadelinha se tornou cão terapeuta em projeto no Rio

Acolhida em 2019 pela ONG petropolitana Dog’s Heaven, a cadelinha Mamy ganhou vida nova após receber os cuidados da equipe. À época grávida e abaixo do peso, ela teve seus filhotes, chegou a ser adotada, devolvida e, depois, destinada a um lar que a recebeu com amor e carinho. Em outubro, Mamy, ao lado de sua tutora, passou a acolher pacientes em hospitais e idosos em asilos por meio do projeto “Pêlo Próximo”, no qual atua como cão terapeuta.

Fotos: Divulgação

Veja a matéria completa: Resgatada em Petrópolis grávida e abaixo do peso, cadelinha se torna cão terapeuta em projeto no Rio

Novembro:

Após ser destruído na tragédia, Projeto do Morro foi reinaugurado em novembro

No dia 26 de novembro de 2022,  o Projeto do Morro inaugurou a sua nova sede no Vicenzo Rivetti. A festa, que foi aberta ao público, contou com diversas atrações musicais, além do agradecimento aos apoiadores de vários estados do Brasil e à Prefeitura de Petrópolis, que prestou assistência desde que a iniciativa perdeu tudo na tragédia no Morro da Oficina, em fevereiro deste ano.

Foto: Divulgação

Veja a matéria completa: Após ser destruído na tragédia, Projeto do Morro inaugura nova sede neste sábado

Dezembro:

Flash Mob em prol de bebê com doença rara surpreendeu petropolitanos no Pátio Petrópolis Shopping, em dezembro

No dia 10 de dezembro, a organização e os lojistas do Pátio Petrópolis Shopping se juntaram em prol do caso de Louise Lima Miguez, bebê petropolitana diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME). O Flash Mob aconteceu em clima de Natal e contou com apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e uma música composta para a pequena guerreira.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Veja a matéria completa: Flash Mob em prol de bebê com doença rara surpreende petropolitanos no Pátio Petrópolis Shopping neste sábado

‘Desejo ganhar um panetone’: petropolitana comemora, há seis anos aniversário ajudando idosos de casa de repouso

Após sofrer uma decepção amorosa há seis anos, a petropolitana Vânia Mussel transformou a data em que comemora mais um ano de vida em uma oportunidade de levar alegria, aconchego e amor para os idosos da Casa de Repouso Boganville, na Rua Santos Dumont.

Foto: Arquivo pessoal

Veja a matéria completa: ‘Desejo ganhar um panetone’: petropolitana comemora aniversário ajudando idosos de casa de repouso

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir