Connect with us

De cicatriz à arte: tatuador reconstrói de graça mamas de mulheres vítimas de câncer em Petrópolis

Petrópolis do bem

De cicatriz à arte: tatuador reconstrói de graça mamas de mulheres vítimas de câncer em Petrópolis

As tatuagens tem como objetivo ressignificar a aréola das mulheres, além de melhorar a autoestima 

O tatuador petropolitano Pedro Neves criou uma campanha para o Outubro Rosa, mês da conscientização contra o câncer de mama. O artista está reconstruindo gratuitamente, através de tatuagens, a aréola dos seios de mulheres vítimas da doença.

Fotos Arquivos Pedro Neves

A iniciativa busca transformar cicatrizes em arte, dando um novo significado para a área afetada e melhorando a autoestima de quem enfrentou ou está se tratando do câncer de mama.

Formado em pintura pela UFRJ e dono do próprio estúdio de tatuagens, Pedro contou que se inspirou em Rodrigo Catuaba, um tatuador de Nova Friburgo que faz esse tipo de trabalho há anos. Até o momento, duas tatuagens de flor foram feitas pelo petropolitano, que dividiu a emoção e a reação das mulheres durante o processo.

“Uma das mulheres havia passado por sete cirurgias na mama e ela acabou ficando com a cicatriz muito marcada. Ver a cicatriz sumindo em meio à arte do lírio fez com que ela ficasse muito emocionada. Essa é a importância da ressignificação do processo”, explicou o artista.

Fotos Arquivos Pedro Neves

O objetivo do projeto é ser um veículo de reconstrução da autoestima das mulheres, assim como trazer força para elas. Pedro acredita que com mais conversas as vítimas consigam deixar para trás as dores passadas durante a doença, abrindo caminho para uma nova etapa na vida delas.

Para a mulher que estiver interessada em fazer uma arte com o tatuador, a sugestão é de que entre em contato com Pedro através do Instagram do artista.

Dados sobre o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de expansão. Ainda segundo a identidade, mais de 66 mil casos foram registrados no Brasil no ano de 2021. Mulheres com mais de 50 anos são as mais afetadas.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, o câncer de colo do útero.

Foto: Divulgação

Um dos pilares do evento é, também, compartilhar informações e democratizar o acesso das mulheres ao tratamento, buscando o diagnóstico precoce do câncer.

Em campanha pelo Outubro Rosa, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) idealizou o projeto inédito “História que Inspiram”. A ação será em homenagem a todas as mulheres que já fizeram ou fazem parte da APPO e também para mulheres que lutaram ou venceram o câncer.  As histórias vão ser divulgadas em outubro, através do Facebook e do Instagram da APPO.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir