Connect with us

Resgatada após 9 dias sob os escombros, gata Vitória se recupera bem e se torna símbolo de esperança em Petrópolis

Petrópolis do bem

Resgatada após 9 dias sob os escombros, gata Vitória se recupera bem e se torna símbolo de esperança em Petrópolis

O animal segue se recuperando, mas ainda não tem previsão de ter alta

Um mês já se passou desde a tragédia que assolou Petrópolis, deixando 233 mortos e quatro desaparecidos. Em meio a tanta tristeza, a gata Vitória se tornou símbolo de esperança. Ela foi resgatada com vida após 9 dias sob os escombros na rua próximo à Rua Sargento Boening, uma das regiões mais afetadas pelo temporal do dia 15 de fevereiro.

Foto: Dani Purana

Estado de saúde após ser resgatada

Segundo o veterinário proprietário da CliniPet, Guilherme Mayorga, a gata chegou na clínica em quadro de choque hipovolêmico, o qual foi revertido com sucesso.

“Por conta do soterramento, ela estava muito suja na hora do atendimento e precisou ser lavada para que fosse possível visualizar a extensão das lesões e para que as mesmas pudessem ser tratadas. Provavelmente animal estava entrando em quadro de sepse. Na pele, as lesões cutâneas eram multifocais, acometendo os membros posteriores e parte da região ventral do abdômen, existia presença de pápulas, celulite, descoloração tecidual, bolhas hemorrágicas, úlceras e tratos fistulosos de drenagem serossanguinolentos e purulentos”, explica.

Estado de saúde atual

Vitória foi internada no dia 23 de fevereiro na CliniPet, Veterinária Popular localizada no Alto da Serra que vem tratando dos animais resgatados voluntariamente. Segundo Mayorga, a gata está se recuperando bem, mas ainda não tem previsão de alta por conta das lesões na pele que demoram a ser totalmente curadas.

Foto: Dani Purana

“Atualmente a gata apresenta quadro de foliculite profunda, que é uma infecção bacteriana de pele, que irrompe nos folículos pilosos, produzindo furúnculos e celulite, causada pelo trauma e contato da pele com a lama e excesso de umidade, a antibioticoterapia de longa duração. Diariamente as lesões são limpas e tratadas. Nesse momento, as lesões já estão cicatrizadas, a antibioticoterapia está na última fase e estamos trabalhando no processo de repilação da paciente. É um tratamento longo e a paciente está sendo acompanhada de perto pelo Dr. William Mendes, nosso dermatologista. Devido as extensas lesões e a necessidade do procedimento cirúrgico de castração pós tratamento ainda não temos previsão de alta”, explica o médico veterinário.

Foto: Dani Purana

Como ajudar?

Todo o tratamento da Vitória e de outros animais vítimas da tragédia está sendo custeado pela própria clínica. Por isso, a Clinipet criou um Pix para que as pessoas possam ajudar com os gastos dos remédios e materiais necessários.

Pix: 24 98831-6821 (Clínica Veterinária Popular)

Outra forma de ajudar é dando lar temporário ou adotando os animais resgatados. Para saber mais, basta entrar em contato com a clínica pelo Instagram @clinipetveterinariapopular.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir