Connect with us

Ano Novo: 25 experiências para viver em Petrópolis em 2025

Cidade

Ano Novo: 25 experiências para viver em Petrópolis em 2025

Passeios únicos, comidinhas tradicionais, aventuras na natureza, pontos turísticos e muito mais para serem vividos neste ano!

Visitar os pontos turísticos, fazer compras e apreciar a gastronomia. Podemos dizer que Petrópolis é o destino ideal para quem busca por isso. A cidade mistura história, cultura e natureza. Com a chegada do Ano Novo, reunimos em uma listinha 25 experiências, além dessas óbvias, para explorar na cidade.

1. Colher morangos no Vale do Morango

O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.

O aconselhado é chegar pela parte da manhã, para aproveitar o lugar com tranquilidade e desfrutar o frescor do clima. Também é recomendado fazer uma reserva pelo WhatsApp.

Mais informações: WhatsApp (24) 99922-3347 ou @morangodovale

Veja também: 5 dicas para aproveitar um dia no Morango do Vale, em Itaipava

Fotos: Sou Petrópolis

2. Conhecer um vale cheio de girassóis

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, o Vale do Girassol, é uma propriedade rural que guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis. Mantido pelo Fernando e pela Monique. O campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano.  As informações sobre a florada são atualizadas pelo instagram do local Vale do Girassol.

Fotos: reprodução instagram @laylaabad

3. Conhecer espécies de borboletas no Borboletário Shangrilah

Com variadas espécies de borboletas, o Borboletário Shangrilah proporciona aos visitantes uma linda experiência, em meio à natureza e aos diversos tipos, não só de borboletas, como de outros insetos e animais. O local estará aberto para visitação com agendamento prévio pelo WhatsApp (21) 98604-2535. Durante o passeio, os visitantes veem a criação, o processo da metamorfose e apreciam as borboletas voando livremente no jardim.

Veja também: Você sabia que existe um borboletário a céu aberto em Petrópolis?

Fotos: divulgação

4. Conhecer o orquidário mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

5. Conhecer uma cachoeira nova

Se você procura a combinação perfeita entre relaxar, sol e natureza, as cachoeiras petropolitanas também são imperdíveis e vão te conquistar.

Veja também: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Ir no Vale da Lua, em Itaipava

Localizado em Itaipava, o Vale da Lua é um dos mais lindos refúgios naturais de Petrópolis. Com trajeto fácil, o espaço é ideal para quem quer curtir a natureza, ver o pôr do sol ou tirar ótimas fotos, sem muito esforço. Nesta lista, reunimos 5 dicas para aproveitar um dia por lá, confira!

Saiba mais: 5 dicas para aproveitar um dia no Vale da Lua, em Itaipava

Fotos: @carolsaoliveira – @ricskateordie

7. Fazer uma trilha nova

Pensando em atividades que possam garantir experiências memoráveis, muita história para contar e altos cliques? Uma das trilhas disponíveis na cidade imperial pode ser a melhor opção.

Veja também: 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis

Fotos: Instagram @jhonattanrj e Arquivos Sou Petrópolis

8. Voar de parapente

Localizado no Quitandinha, o Parque São Vicente é um ótimo lugar para quem quer relaxar e se reconectar com a natureza. As opções de lazer são as mais diversas, sendo a principal o voo de parapente.

Para quem pensa em praticar o esporte com segurança, indicamos a Altitude Parapente, escola certificada com mais de 25 anos de experiência e milhares de voos realizados. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (24) 99257-2557 ou Instagram @altitudeparapente.

Veja também:

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

9. Apreciar o pôr do sol

Particularidade a parte, Petrópolis possui lugares que são verdadeiros cenários que tornam um pôr do sol especial, para curtir entre amigos. Essa experiência vale a pena.

Veja também: 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Fotos: @soupetropolis – @barbara_cristhyba

10. Fazer um tour pelos distritos

Cercada por distritos encantadores e que, apesar de diferentes do Centro Histórico, mantêm o charme e a beleza, Petrópolis oferece a possibilidade de passear em regiões como Secretário, Vale das Videiras e Rocio. As localidades trazem grandes opções gastronômicas e atividades ao ar livre.

Saiba mais: 6 roteiros para se encantar pelos distritos e recantos de Petrópolis

Fotos: arquivo Sou Petrópolis – divulgação Quadriexplorer

11. Fazer uma trilha no Parnaso

Criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é o terceiro mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro. O parque tem 200 km de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Dentre as quais, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Dada a variedade de percursos, existem trilhas mais fáceis, como a suspensa, que é acessível até para pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do trajeto.

Vale ressaltar que para fazer trilhas mais longas como a travessia ou passar a noite acampando, é necessário agendar pelo site oficial do parque. Para os mais experientes, a dica é pela Trilha do Alicate, que é a mesma para o Morro Açú e leva 2h30 para ser concluída.

O Parque fica na Estrada do Bonfim, Corrêas e funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 7h às 16h. Mais informações no Instagram @parnaso_oficial

Veja também: Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Fotos: Alexandre Milhorance e Luiz Henrique Lucas

12. Praticar yoga ao ar livre no Museu Imperial

Independentemente de onde você esteja, sempre há lugares inspiradores para fazer yoga em Petrópolis, e os jardins do Museu Imperial são um deles. Veja alguns locais para se conectar e aproveitar a atividade ao ar livre.

Veja também: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas de yoga gratuitas em Petrópolis

Foto: divulgação

13. Visitar o santuário Vale do Amor em meio às montanhas

O Vale do Amor é um verdadeiro santuário localizado em meio às montanhas de Petrópolis. A energia do lugar é única e são vários jardins e espaços que você pode desfrutar. O caminho até chegar no Vale do Amor é meio complicadinho por ser uma estrada de terra, mas garantimos que vale muito a pena. Mais informações: santuariovaledoamor

Veja também: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Fotos: reprodução instagram santuariovaledoamor – @rebecca_ahmed

14. Ver o Centro Histórico pela Torre da Catedral

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais cartões postais da cidade. O templo conta com visitação à torre, que dá acesso as varandas, onde é possível admirar uma vista do Centro Histórico.

Durante o passeio, os visitantes têm acesso ao interior da igreja onde podem conhecer sua história desde a fundação até os dias atuais. Além disto, a Catedral agora conta com lanchonete, mini museus e melhorias na acessibilidade.

O tour acontece de terça a sábado das 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h e aos domingos 13h, 14h, 15h e 16h. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral). Às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada. Mais informações no telefone (24) 2242-4300/(24) 98829-1080 (WhatsApp)

Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

15. Conhecer os castelos da cidade

Se você pensa que é preciso ir para a Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem. Para alimentar ainda mais a sua curiosidade, confira de perto toda a história desses imóveis distribuídos pelos quatro cantos da cidade!

Veja também: Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

16. Curtir o circuito cervejeiro

Petrópolis é a Capital Estadual da Cerveja e, para os amantes da bebida, uma boa pedida é participar do tour cervejeiro. As cervejarias Bohemia, Odin, Sampler, Brew Point e Duas Torres, que ficam a cerca de 100 metros uma da outra, se juntaram e criaram um circuito no Centro da cidade.

Os participantes do trajeto recebem um passaporte que, a cada desafio concluído nas cervejarias participantes, é carimbado e o integrante recebe um certificado. Os jogos vão das dificuldades intermediárias a avançadas, mas são recompensados por prêmios, como adesivos e canecas de cerâmica estilizadas. Para participar, basta ir até uma das seis cervejarias e adquirir o passe, que custa R$ 25.

Veja também: Você sabia que existe um Circuito Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Sou Petrópolis

17. Jogar xadrez em um tabuleiro gigante

A Casa Stefan Zweig traz detalhes da vida e obra do autor mais lido e traduzido no período entre guerras. A cinco minutos do centro de Petrópolis, o espaço ficou conhecido na internet pelas fotos do tabuleiro de xadrez gigante que ocupa o jardim, referência à obra do escritor “Novela de Xadrez”.

O local, situado na Rua Gonçalves Dias, 34, funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Saiba mais pelo telefone (24) 2245-4316 ou Instagram @csz.digital.

Veja também: Você sabia que existe um tabuleiro gigante de xadrez na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis?

Fotos: Instagram @quit_torrez

18. Conhecer as fábricas abertas para visitação

Petrópolis é conhecida por sua rica história e herança cultural. A cidade abriga algumas fábricas super legais que podem ser visitadas! Cada uma oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a produção desses produtos tradicionais e desfrutem de degustações deliciosas. Conheça algumas delas: Conheça 8 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

19. Provar comidas típicas de Petrópolis

A cidade tem diversos restaurantes, bares e lanchonetes, mas algumas dessas opções se destacam por serem as favoritas dos petropolitanos. Na Rua Teresa, uma ótima opção são os churros vendidos nas barraquinhas. Já na Praça da liberdade, a pipoca sem casca não pode faltar.

Os biscoitos amanteigados da Ritinha, vendidos em várias lojas da cidade, o brioche do Badofe e os doces da Katz também se diferenciam entre os mais consumidos. A Lanchonete Badofe fica no Edifício Arcádia, Rua D. Pedro II, 31 e a Katz Chocolates na Rua Barão do Amazonas, 85, ambos no Centro da cidade.

Veja também:

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

20. Fazer um piquenique no Horto Brejal

O Horto Brejal, situado na zona rural de Petrópolis, na Estrada do Brejal, 5.500, na Posse, fica a cerca de 30 minutos de Itaipava e conta com uma extensa área verde, plantas ornamentais e um lago incrível. Conhecido por ser um espaço ideal para piqueniques, o próprio Horto oferece cestinhas, bandejas e toalhas, além de produtos da região e comidinhas da lojinha do Horto Brejal.

O Horto Brejal funciona mediante reserva e é gratuito, contanto que sejam consumidos os produtos da lojinha – todos eles artesanais e vindos da região. Contato: WhatsApp (24) 99301-2116 ou @hortobrejal

Veja também: 3 lugares para fazer um piquenique durante os dias de sol em Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

21. Conhecer a feira da Marambaia

Para quem curte moda, produtos de trabalhadores locais e um passeio diferente no final de semana, precisa conhecer essa novidade no bairro Corrêas, em Petrópolis. Recentemente, a Casa Marambaia tem um empório e uma feirinha que contam com diversos produtores de moda, decoração, gastronomia, bem-estar e lifestyle. O Empório funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para os visitantes da Feirinha, o empreendimento ocorre aos sábados, quinzenalmente, no horário das 11h às 17h. 

Saiba mais: Você sabia que existe uma Feirinha e um Empório na Casa Marambaia, em Corrêas?

Fotos: Divulgação – Denílson Machado

22. Ir em um dos restaurares com experiência de Petrópolis

Em Petrópolis, a gastronomia vai além do sabor. Restaurantes têm investido cada vez mais em experiências que envolvem ambiente, história e cultura, criando uma conexão única com o público. Seja uma café, almoço e um jantar temático em casarões históricos, menus especiais ou até mesmo degustações harmonizadas, tem opções para todos os gostos.

Saiba mais: 8 restaurantes em Petrópolis que são uma verdadeira experiência gastronômica

Fotos: Sou Petrópolis

23. Em junho, vir participar da nossa famosa Bauernfest

A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães, anualmente, no mês de junho, no Palácio de Cristal. Em 2025, a Bauern está marcada para acontecer entre 27 de junho a 13 de julho. O evento é considerado o segundo maior do gênero no Brasil, ficando atrás apenas da Oktoberfest, que acontece em Blumenau, Santa Catarina. Durante o período da comemoração, a cidade se veste das cores da bandeira da Alemanha e oferece diversas barraquinhas de comidas típicas e atrações tradicionais para os visitantes.

Veja também: 14 grandes eventos já estão confirmados para 2025 em Petrópolis

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

24. Conhecer as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis

Tendência na Europa, o conceito de walking tour tem ganhado força no Brasil. Modalidade em que são realizados passeios guiados e a pé por uma cidade, em Petrópolis a ideia é “ver e viver” a história e as curiosidades escondidas em cada esquina. Ao todo, são seis rotas disponibilizadas pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que em 2025 completa 41 anos de trajetória no município. Opção de cultura e lazer tanto para turistas, quanto para petropolitanos, o walking tour permite ao participante ir além das fachadas dos cartões-postais e de construções que, possivelmente, já façam parte do seu cotidiano na cidade. As rotas têm, em média, duas horas de duração, e acontecem de maneira externa, com caminhadas pela rua e em frente aos locais abordados. O tour custa R$ 30 por pessoa.

Saiba mais: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Fotos: Ana Kutter – Arquivo/Sou Petrópolis

Bônus

25. A 43 km de Petrópolis, conhecer o Bordo del Vino

Com uma temática típica italiana e uma beleza natural de tirar o fôlego, a Borgo Del Vino é o destino perfeito para uma experiência inesquecível! A comida é deliciosa e com um ambiente romântico, ideal para momentos especiais. Além disso, conta com uma adega repleta de rótulos selecionados, que tornam a experiência ainda mais completa. O funcionamento é exclusivamente com reservas, que podem ser feitas no link. A Borgo Del Vino fica na charmosa Vinícola Família Eloy, em Areal.

Saiba mais: Pedacinho da Itália na Serra Carioca, Vinícola Família Eloy faz sucesso a poucos quilômetros de Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir