Connect with us

17 passeios guiados que unem cultura, aventura e natureza para fazer em Petrópolis

Turismo

17 passeios guiados que unem cultura, aventura e natureza para fazer em Petrópolis

A pé ou sobre quatro rodas, o importante é passear

(Atualizado às 18h50 do dia 03 de janeiro de 2023)

Cá entre nós, um passeio não se dá por concluído sem algum programa guiado em que seja possível, efetivamente, estar imerso no que uma cidade tem a oferecer de melhor. Em Petrópolis, as opções são diversas e se mostram atrativas tanto para turistas, quanto para os próprios moradores que querem conhecer um outro lado do município em que vivem. Com vocês, 17 passeios guiados para fazer em Petrópolis:

Para quem ama cultura

1- Jeep Tour

Pensa numa experiência de 360 graus. Assim são os passeios oferecidos pela Jeep Tour. Há mais de 28 anos no mercado, a empresa é pioneira no turismo em jeeps no estado e escolha certa de quem quer desfrutar de passeios inesquecíveis. Em Petrópolis, cidade na qual o grupo atua há mais de 15 anos, são mais de seis combinações de excursões pelos principais cartões-postais, além de uma série de outros roteiros por refúgios locais.

Fotos: Divulgação

A Jeep Tour conta com seis combinações de passeios em Petrópolis, que duram de 5 a 9 horas. Tem City Tour pelos pontos turísticos, rota para o Vale do Amor + Cachoeira, Beer Tour para os amantes de cerveja, Travessia Parnaso ou passeios na parte baixa do parque, Circuito Vale do Bonfim, além de programas personalizados e os famosos Circuito Eco Rural Caminhos do Brejal e Caminhos da Estrada Real, em Secretário e Sebollas.

Fotos: Divulgação

Dica: Além dos passeios em jipe, a empresa também oferece a possibilidade de cicloturismo a partir do aluguel de bicicletas que podem ser usadas tanto nesses roteiros pré-definidos, quanto em outros personalizados de acordo com o perfil do grupo. O grupo dispõe, ainda, de serviços de van/microônibus e transfer Rio x Petrópolis.

Detentora dos selos Safe Travel, pela World Travel & Tourism Council (WTTC); Turismo Limpo e Seguro, pelo Ministério do Turismo e Turismo Consciente, pela Secretaria de Turismo do Rio, a Jeep Tour  pode ser contatada pela página do Instagram (@jeeptourrj) e WhatsApp (24) 99868-7125 – por onde são feitos os agendamentos dos passeios e também podem ser tiradas dúvidas.

Saiba mais: Dos cartões-postais aos refúgios: conheça os passeios da Jeep Tour em Petrópolis

2- Walking Tour pelo Centro Histórico

Pensando em estimular os petropolitanos e turistas a conhecerem mais a fundo a história e a cultura da cidade, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou o projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”. Ao todo, são seis roteiros diferentes pela Avenida Koeler, Avenida Ipiranga, Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Rua do Imperador e Museu Imperial. Cada passeio leva de 1h30 a 2h de duração.

Saiba mais: Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

Foto 1: Instagram @nandahudson / Foto 2: Arquivos/Sou Petrópolis

Para quem ama natureza

3- Trilhas e mirantes com a Guapo Adventure

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais que oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. São 83 montanhas, 15 travessias e mais de 20 cachoeiras.

Para mais informações sobre como agendar um passeio guiado basta entrar em contato com o guia André Vasconcellos – (24) 99204-7713, ou então com a guia Luana Manhães – (24) 98807-7721.

Fotos: Arquivos/Sou Petrópolis

Para quem ama aventura

4- Quadriciclo em Secretário

Uma opção para quem quer conhecer Secretário e arredores a partir de uma perspectiva diferenciada e deixar o estresse de lado, de um jeito menos convencional e cercado por natureza, são os passeios de quadriciclos do Quadriexplorer. Além de uma aventura ao ar livre, você ainda aprende diversos fatos e curiosidades sobre a localidade com o acompanhamento de guias.

Para mais informações e valores: (21) 96407-3774 ou (21) 97575-0000, @quadriexplorer

Leia mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5. Passeio de bike em Secretário

Secretário também é o lugar perfeito para quem procura um programa mais aventureiro. Com suas estradinhas de terra, montanhas e cachoeiras, é um ótimo roteiro para trilhas de bike ou a pé, com níveis de esforço/dificuldade compatível com todas as idades.

Dica: vale a pena fazer uma parada no Real Bikes Shop. Eles são a primeira loja de mountain bike da localidade e oferecem o aluguel de bicicletas de todos os tamanhos/equipamentos de segurança para quem quer pedalar pela região, além de indicarem também vários circuitos das redondezas.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Andrea Abinader

Você pode deixar seu carro estacionado no centro de Secretário, na Praça da Feira e curtir as trilhas por conta própria, mas se preferir, pode contratar um guia que monta um roteiro personalizado de acordo com o seu interesse e o acompanha nessa aventura.

Endereço: Estrada de Secretário, Praça da Feira 1, loja 4 B-2, Vila de Secretário

Mais informações: WhatsApp (24) 98123-7706

Para quem ama história

6- Palácio Quitandinha

Projetado para ser o maior hotel-cassino das Américas, o Palácio Quitandinha atrai por seu luxo e grandiosidade, mas também pelos detalhes e curiosidades que o tornam um dos mais bonitos e intrigantes cartões-portais de Petrópolis. No local, é possível fazer tanto a visitação livre, quanto aquela guiada.

Saiba mais: #CartõesPostais: 10 fatos e curiosidades sobre o Palácio Quitandinha

Foto Instagram @carol.a.freire e Instagram @gauerdani

7- Museu Imperial

Antiga residência de verão de Dom Pedro II, o museu é parada obrigatória para quem quer desfrutar de uma pausa na rotina. Não tem programa mais relaxante que andar por aquele jardim, vestir as famosas pantufas e visitar o passado. O interior do Palácio Imperial, bem como os jardins, estão abertos para visitação.

Saiba mais: #Cartões-Postais: 14 fatos e curiosidades sobre o Museu Imperial de Petrópolis

Fotos: Reprodução / Instagram @paulamenezesv

8- Casa Stefan Zweig

Localizada a cinco minutos do Centro, a casa traz detalhes da vida e obra de Stefan Zweig: autor mais lido e traduzido no período entre guerras. Entre as surpresas encontradas no espaço está o tabuleiro de xadrez do jardim: referência à obra “Novela de Xadrez” que é sempre alvo de cliques. A entrada é gratuita.

Saiba mais: #CartõesPostais: 8 curiosidades sobre a Casa Stefan Zweig, no Valparaíso

Fotos: Instagram @quit_torrez

9- Casa Santos Dumont

Residência de verão do Pai da Aviação, a ‘Encantada’ é cheia de peculiaridades, a começar pela clássica escada em que só é possível começar a subir com o pé direito. O espaço reúne móveis, acessórios e objetos que pertenceram a Santos Dumont, como é o caso do chapéu e colarinho que se tornaram marca registrada do aviador e inventor.

Saiba mais: #CartõesPostais: 8 curiosidades sobre a história da Casa de Santos Dumont

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

10- Casa de Petrópolis (Casa dos Sete Erros)

Tida pelo Iphan como uma das quatro casas particulares do século XIX no Brasil em estado original, a Casa de Petrópolis, popularmente conhecida como Casa dos Sete Erros, também é conhecida por ter sido a primeira casa da cidade a utilizar energia elétrica e a abrigar o primeiro relógio de torre de Petrópolis. Às quartas-feiras, a visitação é gratuita para petropolitanos mediante apresentação do comprovante de residência.

Saiba mais: Visitação à Casa de Petrópolis é gratuita para petropolitanos às quartas-feiras

Foto: @girodacarioca

11- Museu Casa do Colono

Construída em 1847, a Casa do Colono conta com um acervo de cerca de 336 peças doadas por descendentes de colono. O local reserva a memória germânica num estilo de vida simples que coloca em xeque o aproveitamento dos recursos naturais a que se tinha acesso naquela época. A construção se tornou museu em 1976 e está localizada na região da Castelanea, antigo Quarteirão Kastellaun.

Saiba mais: 8 fatos e curiosidades sobre a Casa do Colono, localizada em Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

12- Casa do Pequeno Príncipe

Reconhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry, a Casa do Pequeno Príncipe traz importantes e curiosas histórias sobre a aviação e sobre o autor. Quem conduz a visita é o simpático José Augusto que, literalmente, abre as portas de sua casa para os visitantes. Afinal, mesmo funcionando como espaço cultural, é lá em que mora com a esposa. José Augusto realiza visitas individuais, ou então para grupos de até 20 pessoas.

Saiba mais: Do Centro a Itaipava, confira 9 museus para conhecer em Petrópolis

Fotos: Bruno Ferreira Soares

13- Museu de Cera

Aberto em 2011, o Museu de Cera de Petrópolis é tido como o primeiro do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo.  São 38 diferentes estátuas de figuras que vão desde o Papa Francisco, Dom Pedro II e Mandela, a personagens como Jack Sparrow, o vilão Pinguim, atletas e cantores, como Elvis e os Beatles. Normalmente de origem inglesa, as peças são em tamanho real e até cabelo humano têm! O espaço funciona de domingo a domingo.

Saiba mais: #CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Museu de Cera de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

14- Museu de Porcelana

Tido como o primeiro museu do Brasil e das Américas dedicado a animais de porcelana, o Museu de Porcelana de Petrópolis reúne um acervo com cerca de 1300 animais feitos em porcelana europeia e pintados à mão. O espaço foi aberto em 2018 e é o ponto turístico mais bem avaliado da cidade no site Trip Advisor. Suas peças são de origem alemã, italiana, dinamarquesa e francesa.

Saiba mais: Do Centro a Itaipava, confira 9 museus para conhecer em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

15. Tour Cervejeiro

Petrópolis pode ser considerada como berço da cerveja no Brasil. Afinal, a primeira cervejaria brasileira foi fundada em terras petropolitanas, em 1853. Atualmente, a Bohemia se junta a Odin, Sampler, Brew Garden, Duas Torres e De Souza Beer e forma o circuito cervejeiro da Capital Estadual da Cerveja.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis e @petro_tours

Saiba mais: Cervejarias de Petrópolis se unem e criam tour cervejeiro com desafios, passaporte e até prêmios

16. Roteiro de Itaipava

No verão ou inverno, Itaipava é destino certo de quem busca refúgio do calor ou do frio. Capaz de proporcionar conforto, vistas de tirar o fôlego e gastronomia de excelência, a região oferece, ainda, opções de lazer e compras fundamentais a qualquer roteiro: seja ele de um dia ou, quem sabe, um passeio mais prolongado.

Foto: Sou Petrópolis

Saiba mais: Roteiro de Itaipava: o que fazer e onde comer na região

17. Circuito religioso

Ponto de partida para lições de história e arquitetura, Petrópolis também se destaca por sua pluralidade cultural e religiosa. Crescente, o circuito religioso do município tem chamado a atenção de moradores e turistas que, por meio de tempos e santuários, se veem em contato com o legado mantido por diferentes povos e crenças. Na cidade, são mais de 20 espaços abertos para visitação.

Foto Reprodução Instagram @soupetropolis e @franck_martins45

Saiba mais: Circuito Religioso: 21 igrejas e templos para conhecer em Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir