Connect with us

#CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Museu de Cera de Petrópolis

Turismo

#CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Museu de Cera de Petrópolis

O museu é tido como o primeiro do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo

*Matéria atualizada em 11 de dezembro de 2023

Há doze anos, pode-se dizer que, além da neblina, Petrópolis tem um outro aspecto em comum com a cidade de Londres: um museu de cera para chamar de seu. Aberto em 2011, o Museu de Cera de Petrópolis é tido como o primeiro do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo, e foi lá que estivemos recentemente.

Foto: Bruno Ferreira Soares

1. Variedade de esculturas

O Museu de Cera de Petrópolis conta, hoje, com mais de 30 diferentes estátuas. E quando a gente diz diferentes é porque o visitante, de fato, encontra um pouquinho de tudo lá dentro! São figuras como o Papa Francisco, Dom Pedro II e Mandela, personagens que vão de Jack Sparrow ao vilão Pinguim, cantores – eu ouvi Elvis e os Beatles? – atores e atletas.

Foto: Bruno Ferreira Soares

2. Estátuas importadas

Se você nunca esteve num museu de cera vai se surpreender com o realismo das estátuas em exposição. Em Petrópolis, as peças são de origem, sobretudo, inglesa. Em tamanho real, as esculturas – que até cabelo humano têm – geram fascínio, diversão e, sobretudo, a emoção sem igual que é estar frente a frente com capítulos quase vivos da história.

Foto: Bruno Ferreira Soares

3. Decoração e ambientação

Fora as estátuas propriamente ditas, chama atenção a ambientação do local. Para diferenciar os temas, cada cômodo traz iluminação, decoração e sonorização diferentes, o que permite que o visitante se sinta desde membro da realeza, à estrela do próprio filme e o artista que divide o palco com estrelas dos cenários do pop e rock mundial.

Foto: Bruno Ferreira Soares

4. Em constante transformação

À medida em que são adquiridas novas esculturas, mudam-se os ambientes para que a disposição das estátuas fique harmônica, o que significa que o museu está em constante transformação.

Foto: Bruno Ferreira Soares

5. Visitações livres

Um outro aspecto interessante do museu é que a visitação é livre, ou seja, apesar de haver funcionários no local, o visitante fica à vontade para fazer o próprio tempo de duração da visita. Ideal tanto para aqueles que preferem um passeio rápido, quanto para os mais detalhistas que, certamente, terão muito o que apreciar.

Foto: Bruno Ferreira Soares

6. Pioneirismo

Primeiro museu do Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, o Museu de Cera está localizado na Rua Barão do Amazonas, 35, bem no Centro Histórico, e funciona de domingo a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Foto: Bruno Ferreira Soares

#Dica: para os petropolitanos que nunca visitaram o espaço ou que querem conhecer as novidades, temos uma ótima notícia, moradores da cidade pagam meia-entrada (R$ 39,90) todos os dias. Mais informações em (24) 2249-1595 ou @museudeceradepetropolis

E se você ainda não viu as outras edições da série #CartõesPostais, confira aqui:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir