Connect with us

Circuito Religioso: 21 igrejas e templos para conhecer em Petrópolis

Turismo

Circuito Religioso: 21 igrejas e templos para conhecer em Petrópolis

[Dia Mundial da Religião] Templos católicos, luterano, sinagoga israelita, mesquita muçulmana, santuário ecumênico ao ar livre, e vários outros

*Matéria atualizada às 17 do dia 19 de janeiro de 2024

Ponto de partida para lições de história e arquitetura, Petrópolis também se destaca por sua pluralidade cultural e religiosa. Crescente, o circuito religioso do município tem chamado a atenção de moradores e turistas que, através de templos e santuários, se veem em contato com o legado mantido por diferentes povos e crenças. Neste domingo, 21 de janeiro, que é celebrado o Dia Mundial da Religião, listamos 20 espaços religiosos para serem visitados na cidade.

Foto Reprodução Instagram @soupetropolis e @franck_martins45

Indicado para aqueles interessados pela arquitetura religiosa ou pelos que buscam espiritualidade e elevação, o Circuito Religioso é coordenado por um grupo de trabalho no Conselho Municipal de Turismo. Fazem parte dele representantes da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Secretaria de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, e da União Distrital das Associações dos Moradores.

1- Capela Nossa Senhora da Conceição – Terra Santa

Localizada na antiga Chácara da Terra Santa, que pertenceu a um dos fundadores da cidade de Petrópolis, o Major Julio Frederico Koeler, a Capela de Nossa Senhora da Conceição – Terra Santa foi construída pelos Franciscanos da Custódia da Terra Santa e inaugurada em 1888. Em 1918, foi adquirida pela Associação Protetora dos Desvalidos de Petrópolis, servindo de abrigo para os atingidos pela epidemia de febre espanhola. Hoje, no local, além da Capela, existe o Centro Educacional Terra Santa.

Foto: Reprodução/Site Petrópolis Para Crianças

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 590 – Valparaíso

Visitação: no horário de abertura da Secretaria, de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas ou meia hora antes do começo das missas, que acontecem aos sábados, às 18 horas, e domingos às 10 horas

Telefone: (24) 2246-1061

2- Capela Nossa Senhora da Assunção – Fazenda Samambaia

Construída há mais de um século antes da fundação de Petrópolis, a Fazenda da Samambaia chegou a hospedar o Imperador D. Pedro I, por volta de 1822, que após uma viagem pelo Caminho Novo da Estrada Real, em direção às Minas Gerais, se encantou pela região. A Capela dedicada a Santo Antônio possui altar em estilo barroco e fica na varanda da sede, totalmente preservada. Foi a primeira capela oficial da Cidade Imperial, tendo sido reconhecida pelo Vaticano, onde está catalogada. A fazenda é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Foto: Waldyr Neto

Endereço: Estrada da Samambaia, 138 – Samambaia

Visitação mediante agendamento: (24) 2246-2248 / 2242-3478

3- Capela Nossa Senhora Auxiliadora – Capela do Bingen

Inaugurada em 1901, foi o primeiro templo erguido em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. Conhecida também como Capela do Bingen, nasceu da devoção, sobretudo dos descendentes dos colonos alemães. Localizada no alto do morro “São Franscisco”, propriedade do Convento dos Franciscanos, possuía decoração simples. Em 1919, foi instalado um altar lateral em estilo gótico, pertencente anteriormente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Dois vitrais foram colocados ao lado da mesa de comunhão e cruzes representando as estações da Via Sacra foram colocadas no caminho que leva à Capela, sendo substituídas, mais tarde, por capelinhas que até hoje podem ser apreciadas pelos visitantes.

Foto: Reprodução/Franciscanos.org.br

Endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1539 – Capela

Visitação mediante agendamento: (24) 2235-9106

4- Capela Nossa Senhora das Graças – Colégio Santa Isabel

Sob a direção das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a capela se localiza no interior do Colégio Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem a uma das rainhas de Portugal. Teve como patrona, à época de sua fundação, a Princesa Isabel. Inaugurada em 1864, possui pinturas folheadas a ouro, imagens vindas da França e um altar em madeira, cuja pintura imita com perfeição o mármore. A iluminação do altar, misturada à luz natural vinda dos vitrais, reforça a beleza das imagens.

Foto: Reprodução/Instagram Colégio Santa Isabel

Endereço: Rua do Imperador, 689 – Centro Histórico

Visitação: somente no horário das missas – de segunda a sexta-feira, às 18h20; sábados, às 17h e domingos, às 9h30

Telefone: (24) 2235-9106 

5- Capela Nossa Senhora do Amparo

A Congregação Nossa Senhora do Amparo foi fundada em 1871 pelo Padre João Francisco de Siqueira Andrade, com a finalidade de educar meninas órfãs e pobres de Petrópolis.

No prédio da Congregação está situada a Capela Nossa Senhora do Amparo, construída entre 1868 e 1883 e que possui um dos mais belos altares da cidade. Trazido da Alemanha, especialmente para a Capela, reproduz a fachada de uma catedral gótica com cinco torres onde estão imagens da Padroeira, de São José e de São João Evangelista. Restaurado em 1993, o altar encanta pelos detalhes do revestimento dourado, e as formas ogivais que destacam as características góticas e a beleza das imagens constantemente iluminadas.

Foto: Reprodução/A História de Petrópolis

Endereço: Av. Roberto Silveira, 150 – Centro Histórico

Visitação: somente no horário das missas – de segunda e sexta, às 17h45 e domingo, às 8h

6- Capela Nossa Senhora do Sion

Localizada no prédio da Universidade Católica de Petrópolis – UCP, a Capela Nossa Senhora do Sion foi construída entre 1914 e 1922. Inspirada na Capela da Congregação de Nossa Senhora de Sion de Paris, França, foi projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, responsável pela construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em estilo renascentista, possui uma nave central e duas colaterais com um coro em semicírculo. As abóbadas e os grandes arcos constituem as partes mais interessantes da obra.

Foto: Facebook/UCP

Endereço: Rua Benjamin Constant, 213 – Centro Histórico

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 17h às 21h

Telefone: (24) 2244-4000 

7- Catedral São Pedro de Alcântara

Construção em estilo neogótico francês. No seu interior, destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico do Mausoléu contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais do templo pesam 2400 kg cada.

Foto: Reprodução/TV Caeté (1ZOOM.ME)

Com a reinauguração no ano de 2022, a Catedral passou a contar com a Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes têm acesso à história do prédio, por meio de dois totens, e a câmeras que mostram toda a parte superior da igreja.

Além disto, ainda na parte superior encontra-se a passarela, permitindo um passeio sobre as cúpulas da Catedral, olhando o telhado e projetores contando toda sua história, desde a fundação até os dias atuais.

Foto: Divulgação

A Catedral também conta com uma cafeteria, administrada pela Inverno D’Itália.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro Histórico

Visitação: segunda – fechado; terça a sábado, das 9 às 17h; domingo, 13h às 17h; feriados, 9h às 15h

Ingresso do tour à torre R$20,00 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral)

Telefone: (24) 2242-4300 / 2246-1223 / 98829-1080 (WhatsApp)

*Às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.

Veja também: Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

8- Igreja de Sant’Anna e São Joaquim – Cascatinha

A construção da Igreja de Sant’Ana e S. Joaquim surgiu da necessidade demonstrada pelo operariado da Companhia Petropolitana, em sua maioria imigrantes italianos e católicos, de terem um local para a prática de sua devoção. Tomada a decisão, operários, diretores, gerentes e o povo em geral arrecadaram fundos para a realização de uma festa que durou três dias, onde foi apresentada uma maquete de como seria a igreja. O Barão e a Baronesa de Matos Vieira, em conjunto com pessoas proeminentes da época, se decidiram pela construção do templo no topo do pequeno morro, onde hoje se encontra.

Foto: Facebook/Paróquia de Sant’Anna e São Joaquim

Endereço: Praça Monsenhor Achiles Melo, 1 – Cascatinha

Visitação mediante agendamento: (24) 2242 5846

9- Igreja de Santo Antônio – Alto da Serra

Construída em 1905 no bairro Alto da Serra bem próximo e por decreto de 6 de maio de 1933, o Bispo D. José Pereira Alves criou a Paróquia de Santo Antônio do Alto da Serra, desmembrando-a da Paróquia de São Pedro de Alcântara. Fica bem próxima da Serra da Estrela, caminho frequentemente utilizado pela Família Imperial para acesso a Petrópolis.

Foto: Roberto Bessa

Endereço: Rua Santo Antônio, número 245 – Alto da Serra

Visitação: 12h às 17h, e domingo, das 13h às 18h

Telefone: (24) 2242-4310

10- Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho – Nogueira

Igreja construída nas terras doadas por Milton de Carvalho à Mitra Diocesana com a condição de que fosse construída nele uma capela em louvor de Santo Antônio sendo inaugurada em 1965 ligada à Paróquia de Corrêas, sob responsabilidade de padres agostinianos na época, que acrescentaram outro padroeiro, Santo Agostinho. Em 1996, passou a ser Paróquia.

Foto: Reprodução/Tribuna de Petrópolis

Endereço: Avenida Leopoldina, 590 – Nogueira

Visitação: fora dos horários das missas, que acontecem às terças e quintas às 19h30; sábado às 18h30; e domingos às 9h30, 11 horas e 18h30

Telefone: (24) 2221-2182

11- Igreja de Santa Catarina – Montecaseros

A Igreja de Santa Catarina, construída em estilo gótico, em 1921, está localizada ao lado do colégio de mesmo nome. Nas paredes laterais, 14 imagens representam a Via Sacra. A mesa de comunhão, em mármore branco e adornos em bronze dourado, traz em suas extremidades os símbolos da âncora e do peixe, representando respectivamente a salvação e os cristãos. Nos portões do altar, duas imagens de cervos representam o “beber na fonte de Deus”. No altar, um crucifixo em mármore preto, doação dos alunos do colégio. Em 1997, em comemoração pelo seu centenário, a igreja foi presenteada com uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, esculpida em madeira pelo artista petropolitano Nando.

Foto: Reprodução/Instagram Luiz Conti

Endereço: Rua Montecaseros, 288 – Centro Histórico

Visitação mediante agendamento: (24) 2242-2871

12- Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Um dos mais antigos templos religiosos da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George Gottlob Ströele. O templo, iniciado em 1863, era apenas uma casa, com a escultura de um cálice e pães na parede externa. Em 1903, revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de “igreja”, a torre foi construída e foram colocados os elementos decorativos neogóticos: arcos ogivais e gárgulas. Na torre se encontram o relógio mecânico e os sinos de bronze originais.

Foto: Bruno Ferreira Soares

Endereço: Av. Ipiranga, 346 – Centro Histórico

Visitação: franca e guiada aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas.

Telefone: (24) 2242-1703

13- Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

A construção, iniciada em 1872 e inaugurada em 1874, nasceu da vontade dos colonos alemães católicos de possuir um templo próprio para sua devoção e reunião. Foi concretizada pelo padre Teodoro Esch, que fundou na época uma escola para filhos de alemães católicos e uma sociedade de canto para adultos, a Liedertafel. Em 1896, com a chegada dos Franciscanos, foi construído o convento, uma escola para meninos carentes e uma tipografia, que deu origem à Editora Vozes, cujas atividades permanecem até os dias atuais. Em 2009, foi inaugurada ao lado uma moderna capela dedicada a Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Foto: Reprodução/Franciscanos.org.br

Endereço: Rua Montecaseros, 346 – Centro Histórico

Visitação: diariamente, das 7 às 19 horas

Telefone: (24) 2242-6915

14- Santuário e Paróquia de Nossa Senhora do Amor Divino – Corrêas

A devoção à Nossa Senhora do Amor Divino é a mais antiga em Petrópolis, e era exercida desde 1751 em um oratório da Fazenda do Rio da Cidade, de Manuel Antônio Goulão. Em 1823, encontram-se referências à presença da imagem na Capela da Fazenda do Padre Corrêa, para onde acorriam inúmeros devotos. Entre estes estavam incluídos dom Pedro I e família que, ao hospedarem-se na fazenda, costumavam assistir aos serviços religiosos. Essa crescente devoção levou à construção de uma igreja maior em terreno próprio. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 17 de agosto de 1930, sendo concluída em 1933.

Foto: Facebook/Paróquia de Corrêas

Endereço: Rua Vigário Corrêa, 195 – Corrêas

Visitação mediante agendamento: (24) 2221-2684 / (24) 98828-0214

15- Igreja Nossa Senhora do Rosário

A primeira Capela de Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em 3 de maio de 1883, construída em parte com doações coletadas por ex-escravos. Em 1953, devido aos efeitos do tempo na antiga capela, Monsenhor Gentil encomendou a construção de uma nova igreja, e de modo a não interromper as atividades religiosas, a primitiva capela foi mantida enquanto a nova igreja foi construída ao redor. Durante a construção, em 1956, surgiu uma nascente de água, que foi nomeada Fonte da Virgem, localizada atualmente dentro da Escola Monsenhor Gentil, ao lado da igreja. Foi inaugurada em 1958. Os sinos vieram da Catedral São Pedro de Alcântara.

Foto: Bruno Ferreira Soares

Endereço: Praça da Inconfidência, s/n – Centro

Visitação: diariamente, das 6h30 às 17 horas; quinta-feira, das 6h30 às 16 horas

Telefone: (24) 2242-1073

16- Mesquita Muçulmana Baitul Awal – Estrada da Saudade

A Comunidade Ahmadia é uma vertente do Islamismo no Brasil. A Mesquita Muçulmana Baitul Awal foi construída em 2016, com a doação de um único muçulmano, podemos conhecer mais e melhor a cultura, hábitos e a religiosidade desse povo.

Foto: Divulgação/Prefeitura

Endereço: Estrada da Saudade, 215 – Estrada da Saudade

Visitação mediante agendamento: (24) 99906-0929

17- Mosteiro da Virgem Igreja Consagrada Imaculada Conceição

Desde 1937, abrigando uma comunidade contemplativa de Beneditinas, a igreja Consagrada à Imaculada Conceição foi inaugurada em 1989. Projetada pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, em estilo moderno, tem como destaques: o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços – típico das Sinagogas, representando a plenitude; o coro monástico e uma capela que abriga o Santíssimo Sacramento. O canto gregoriano das missas e os famosos bricelets, deliciosos biscoitos suíços, fabricados pelas monjas, atraem dezenas de fiéis. Diariamente acontecem missas e orações abertas ao público. É necessário apenas solicitar a entrada pela portaria que permanece fechada.

Foto: Reprodução/Site habitissimo

Endereço: Avenida Ipiranga, 555 – Centro Histórico

Visitação: diariamente, das 7 às 18 horas

Telefone: (24) 2242-2394, (24) 2231-6393

18- Ordem Religiosa do Carmelo de São José

O prédio, de 1917, abriga um mosteiro de clausura absoluta. É o único endereço no mundo que conta com uma imagem de Nossa Senhora da Saudade. O local recebe missas diariamente, às 18h de segunda a sexta-feira e às 8h nos sábados e domingos.

Foto: Reprodução/Diocese de Petrópolis – Roberta Armelin

Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, número 1.164

Visitação mediante agendamento: (24) 2242-3434

19- Santuário Vale do Amor

É um santuário ao ar livre, em meio a Mata Atlântica e as montanhas de Petrópolis. Local de contemplação que abrange várias religiões, um grande jardim com estátuas e mensagens reflexivas, dividido em vários espaços que podem ser utilizados para práticas de meditação, yoga, danças sagradas, tai chi chuan, terapias integrativas, entre outras atividades.

Foto: Mala de Aventuras

Endereço: Estrada do Mata Cavalo, s/n – Fazenda Inglesa

Visitação: de segunda a domingo, das 8 às 17 horas

Entrada: de segunda a sexta – todos pagam R$ 20; sábado e domingo, R$ 40,00 inteira e R$ 20 a meia

Veja também: #CartõesPostais: 9 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

20- Sinagoga Israelita de Petrópolis

localizada na rua Aureliano Coutinho, acesso para a famosa Rua Teresa, podemos visitar o espaço e conhecer um pouco mais da religião e dos hábitos israelitas. Os primeiros judeus subiram a serra fluminense e instalaram-se em Petrópolis na virada do século XIX para o século XX. Os recém chegados ajudaram a aquecer o comércio da região. A sede da Sinagoga Israelita de Petrópolis foi inaugurada em 1949, a construção foi uma ação entre amigos e voluntários.

Foto: Reprodução/Cultura Hebraica

Endereço: Rua Aureliano Coutinho, número 48 – Centro

Visitação mediante agendamento: (24) 98855-7547

21- Trono de Fátima – Capela Nossa Senhora de Fátima

Mantido pela Congregação Mariana, possui uma imponente imagem de Nossa Senhora de Fátima de 7 metros de altura, sob a qual se encontra uma Capela, no subsolo. O conjunto está envolto por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo – Temor a Deus, Piedade, Ciência, Fortaleza, Conselho, Inteligência e Sabedoria. Possui mirante que possibilita uma visão incrível da paisagem da cidade.

Foto: José Renato

Endereço: Rua Bispo Dom José, s/n – Valparaíso

Visitação: sábado e domingo, das 9 às 18 horas

Telefone: (24) 2242-0313

Dica: nos locais mencionados é possível tanto realizar a visitação livre, quanto a guiada, em conjunto com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis. Aqueles que quiserem solicitar o passeio orientado pelos guias do município podem fazer contato pelo WhatsApp (24) 98842-3235, Instagram @guiaspetropolis, Facebook – Guias Petrópolis, ou pelo site.

As informações acima foram extraídas do site da Turispetro. No caso dos horários de visitação dos templos, recomenda-se que os períodos sejam confirmados com os respectivos locais antes do passeio.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir