Connect with us

11 motivos para amar o inverno em Petrópolis

Cidade

11 motivos para amar o inverno em Petrópolis

Da floração das cerejeiras à temporada de montanhismo

Petrópolis tem mais em comum com as cidades europeias do que seu fog (neblina) tipicamente londrino e nós podemos provar! Além do seu já tradicional ruço, a Cidade Imperial traz consigo uma série de motivos que fazem dela ainda mais charmosa no inverno. Na semana em que marca o início do inverno no Hemisfério Sul, confira 11 deles.

1- Desfrutar da temporada de montanhismo

O inverno é tido como uma das melhores épocas para se praticar o montanhismo no Brasil, e Petrópolis é um prato cheio para amantes da prática! Com mais de 200 trilhas, o município recebe pelo menos 150 mil pessoas entre maio e setembro que escolhem a cidade como destino para se manterem em contato com vistas de tirar o fôlego.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

2- Percorrer o circuito das cerejeiras

Durante o inverno, as árvores assumem diferentes tons de rosa ou branco com a floração das cerejeiras. Ao todo, são mais de 10 pontos espalhados pela cidade em que é possível admirar e fotografar as sakuras, como são chamadas as flores pelos japoneses.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

As cerejeiras costumam florescer entre o final do outono e o meio do inverno, em uma duração rápida, com cerca de duas semanas. Para o florescimento pleno, é necessário um inverno bem rigoroso na cidade, pois quanto mais frio, mais elas ficam exuberantes.

3- Aproveitar a temporada de fondue

Cá entre nós, o petropolitano e o turista com seu fondue não querem guerra com ninguém! Para sobreviver à queda da temperatura dos termômetros em alto estilo, Petrópolis conta com uma série de restaurantes que oferecem rodízios e festivais de fondue salgado, doce, e até de frutos do mar.

Fotos: Divulgação/Princesa Isabel Gourmet

4- Conferir as paisagens naturais deslumbrantes do município

Às vezes tudo que você precisa para melhorar o dia ou, quem sabe, a semana, é estar rodeado por paisagens naturais, e a verdade é que cada esquina de Petrópolis oferece um encanto diferente. De caminhadas ao ar livre ou roteiros fotográficos, a gente tem certeza de que você vai voltar mais leve pra casa!

Fotos: @evelinemsmiranda – @notarinea

5- Ir às compras

Sede do maior shopping a céu aberto do Estado do Rio – a Rua Teresa, Petrópolis também conta com um dos principais polos de moda da região e do país, a Feirinha de Itaipava. São mais de 300 stands numa área de cerca de 40 mil metros quadrados.

Foto: Divulgação Rua Teresa/2019

6- Visitar um dos museus da cidade

Cidade Imperial, o que não faltam em Petrópolis são museus. Tanto aqueles capazes de remeter os visitantes aos tempos do império, quanto os que tratam da colonização do município, de seu artesanato, ou então os mais contemporâneos, que contam histórias através das esculturas de cera e das peças de porcelana que guardam.

Fotos: @paullaumacarioca e Henry Kappaun via @fuiprarua

7- Se deliciar com aquele delivery num dia de frio

A gente entende que, em dias de frio, até sair da cama é uma vitória. E, quando isso acontece, a melhor opção de dar uma alegrada no dia é se deliciar com aquele delivery sem nem ter que sair da companhia dos cobertores e do pijama. De opções doces às salgadas e veganas, o que não faltam são possibilidades em Petrópolis.

8- Entender o porquê de Petrópolis ser considerada Capital Estadual da Cerveja

Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis conta com diversas cervejarias artesanais dignas de se conhecer e apreciar! Convite para desfrutar e descobrir novos rótulos, o tempinho frio que tem feito é a oportunidade ideal para descobrir algumas delas.

9- Planejar um roteiro por um dos distritos de Petrópolis

Com tanto o que fazer, fica até difícil saber por onde começar. Do Centro à Itaipava, Vale das Videiras, Secretário e Rocio, o que não faltam são programas capazes de unir gastronomia, programas histórico culturais, recantos dignos de se fazer um ensaio fotográfico, ambientes pet-friendly e destinos indicados para levar a criançada.

Fotos: @patricialeporage e @brewhood_beer

10- Aproveitar – mesmo que de maneira remota – os eventos do município

Ainda de maneira adaptada em função da pandemia, já fazem parte do inverno petropolitano alguns eventos do calandário do município. São eles o Festival Sesc de Inverno e a Bauernfest – a Festa do Colono Alemão. Ambos acontecem este ano com programação híbrida.

Fotos: Edgar Pujol – Divulgação

11- Se aquecer numa das cafeterias da cidade

Seja para uma ocasião especial ou para começar o dia com o pé direito, um bom café da manhã não pode estar fora do roteiro de Petrópolis. E quando o assunto é cafeteria ou boas padarias, a Cidade Imperial tem ótimas opções para todos os gostos e bolsos.

E você? Prefere Petrópolis no inverno ou verão? Conta pra gente aqui nos comentários! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir