Connect with us

Conheça o Circuito das Cerejeiras em Petrópolis e saiba onde encontrá-las

Lazer

Conheça o Circuito das Cerejeiras em Petrópolis e saiba onde encontrá-las

(Atualizada às 15h52 do dia 15 de julho de 2021)

Ainda tímidas, as cerejeiras já começaram a florir em Petrópolis. O inverno começou com temperaturas bem baixas na Cidade Imperial, mas foi justamente nesta semana de dias lindos de sol e céu azul que as árvores começaram a dar mais cor à cidade.

Esse espetáculo da natureza vem conquistando novos admiradores a cada ano, e o Circuito das Cerejeiras, como é conhecido, contém 10 pontos espalhados em Petrópolis onde é possível ver e fotografar as sakuras, chamadas assim pelos japoneses.

Foto Renan Piva

História

Essas árvores simbolizam também a amizade entre o Brasil e o Japão. As mudas foram trazidas a Petrópolis em 1995, celebrando os 100 anos do Tratado de Amizade entre os dois países, e a cidade foi escolhida para receber a homenagem do Consulado Geral do Japão no RJ principalmente por ter sido sede da primeira representação diplomática japonesa no país, localizada na atual pousada Dom Petrópolis.

Em 2018, 110 mudas foram doadas pela Comissão da Imigração Japonesa no Brasil. A cerimônia de entrega contou com a presença do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino. As mudas foram plantadas no Parque Municipal de Itaipava e também no Centro Histórico.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Clima ideal

De acordo com a paisagista e gestora ambiental Pattricia Assis, Petrópolis proporciona o ambiente ideal para as cerejeiras: “A cidade é um local onde o clima favorece bem a floração, pois possui temperaturas amenas e seu inverno é propício à floração em decorrência das baixas temperaturas”.

As cerejeiras costumam florescer entre o final do outono e o meio do inverno, em uma duração rápida, com cerca de duas semanas. Para o florescimento pleno, a gestora ambiental afirma que é necessário um inverno bem rigoroso na cidade, pois quanto mais frio, mais elas ficam exuberantes.

Foto Ana Lucia Fotografia

Mapa das Cerejeiras

O Circuito das Cerejeiras é a opção ideal para quem quer apreciar e fotografar as Sakuras. São 10 pontos espalhados pela cidade, como Itaipava, Nogueira, Araras, Valparaíso, entre outros. Elas também estão próximas a alguns atrativos turísticos, como o Palácio de Cristal e Museu Imperial. Confira a seguir:

Foto Divulgação

Dicas de visitação

Antes de fazer o Circuito, é indicado verificar se todos os locais estão com a floração plena. Por conta da rápida duração, é possível que nem todos os locais floresçam ao mesmo tempo. Confira os mais conhecidos:

Quitandinha

Foto Jaqueline Ribeiro/2018

Como chegar: As cerejeiras ficam ao redor do lago do Palácio Quitandinha, próximo ao pórtico de Petrópolis.

Lago de Nogueira

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Como chegar: O Lago fica na Avenida Milton de Souza Carvalho, 457, no bairro Nogueira (próximo de Itaipava).

Retiro

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Como chegar: As cerejeiras do bairro Retiro ficam na Rua Vidal de Negreiros.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir