Connect with us

11 cervejarias artesanais para visitar em Petrópolis

Comer e beber

11 cervejarias artesanais para visitar em Petrópolis

Que tal um tour cervejeiro?

*Matéria atualizada às 18h20 do dia 07/10/2022

Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis conta com uma série de cervejarias artesanais dignas de se conhecer e apreciar! Convite para desfrutar e descobrir novos rótulos, o tempinho frio que tem feito é a oportunidade ideal para descobrir algumas delas. Com vocês: 9 cervejarias artesanais para conhecer em Petrópolis!

Alter

Diferente de grande parte do que você já viu ou ouviu falar em termos de cerveja, a Alter tem como intuito fabricar cervejas premium de forma inovadora. E eles fazem isso com excelência, tanto nos estilos, quanto nos ingredientes. Para você ter uma ideia, até elementos brasileiros, como goiaba, amburana e chapéu de couro eles já incorporaram nas receitas! Próxima de lançar seu 13º rótulo, a marca, que conta com sua própria plantação de lúpulo, está presente nos principais e mais tradicionais restaurantes e bares petropolitanos, a exemplo do Majórica e Bordeaux.

Fotos Divulgação

Como pedir? A Cervejaria Alter trabalha com delivery tanto em Petrópolis quanto no Rio pelo Goomer. Também é possível consumir os produtos da marca na loja da fábrica. O espaço fica na Rua das Azaleias, 703, dentro do Sítio das Bromélias, em Itaipava, e funciona aos sábados e domingos, das 12 às 18 horas. No local é possível consumir alimentos, participar do tour guiado, em que são servidos petiscos e chop, além de adquirir souvenirs, garrafas e growlers.

Mais informações: WhatsApp (24) 99930-7584 – que recebe pedidos de delivery – e Instagram @cervejaalter

Brassaria Matriz

As cervejas da Brassaria Matriz traduzem a essência da casa, que fica localizada em Corrêas. Aconchegante e com visual de tirar o fôlego, o espaço é excepcional, e assim também são as suas cervejas. Deixamos aqui duas sugestões dos rótulos com mais saída da casa. A Mati-Taperê é uma NE IPA surpreendente que leva cupuaçu em sua receita e cujo nome homenageia a personagem do folclore da região norte do país, de onde vem a fruta. Já a Saison de la Matrice é uma cerveja belga bem refrescante com baixo amargor, além do aroma condimentado e também cítrico, toque proveniente da casca de limão siciliano.

Fotos Divulgação

Como pedir? Por enquanto as cervejas têm sido servidas apenas na Brassaria Matriz, que fica na Rua Dr. Agoustinho Goulão, 632, em Corrêas, tanto para consumo no estabelecimento, quanto com growler para take away.

Mais informações: @brassaria.matriz

Brewpoint

Eleita a microcervejaria mais premiada da Região Serrana, a Brewpoint é resultado da união de cervejeiros artesanais que realizaram o sonho de ter sua própria fábrica. Destaque por suas criações únicas, a Brewpoint tem fábrica com capacidade de 34 mil litros em um total de 15 tanques! Conhecida por seus estilos clássicos, o portifólio da cervejaria conta produtos de linha IPA, Lager, Munich Dunkel, German Pilsen, Red Ale, Weiss e Witbier, além do lançamento de estilos sazonais (projeto Dose Única), tais como: Bock, Oatmeal Stout, Saison e Rauchbier.

E para quem gosta de um beer tour…

A fábrica da Brewpoint fica aberta para visitação durante os finais de semana e oferece visitação guiada (Beer Tour) aos sábados. Com 1 hora de duração, o passeio percorre todas as etapas de produção de uma cerveja artesanal. Ao final do Tour, o visitante pode degustar o chope retirado direto do tanque de maturação! Recentemente, a empresa implementou uma série de inovações na fábrica a fim de garantir um melhor aproveitamento dos recursos hídricos como a recuperação das águas fria do resfriamento do mosto, condensada do vapor e do pasteurizador.

Fotos Divulgação

Como pedir? Além da loja de fábrica, a Brewpoint também possui seu próprio restaurante no Centro da cidade, o Bar Brewpoint, e duas outras lojas que vendem suas cervejas, além de petiscos, nos bairros Bingen e Corrêas. 

Lojinha da fábrica: Afrânio Melo Franco, 330 – Quitandinha, telefone (24) 99246-0110

Bar Brewpoint Centro: Av. Roberto Silveira, 82 – Centro, ao lado do Clube Petropolitano, Whatsapp: (24) 2017-2692

Bar Brewpoint Bingen: Doutor Paulo Hervé, 1375 – loja 12 (Espaço Badia) – Bingen, Whatsapp: (24) 3302-4732⠀⠀

Bar Brewpoint Corrêas: Estrada União Indústria 3.111- loja 8 – Shopping do Prado – Corrêas, Whatsapp: (24) 2244-9008

Mais informações: @cervejariabrewpoint,  www.cervejariabrewpoint.com.br

Colonus

Fundada por amigos de longa data, a Colonus foi de hobby a um negócio rapidamente aceito pelo público, o que levou o grupo a criar novas receitas e a fazer releituras de estilos clássicos – como German Pils, Maibock (Helles Bock) e as queridinhas American Ipa e Apa; além de manter as já consagradas No.7 (Belgian Blond Ale com adição de extrato de whiskey) e Irish Red Ale. Em 2022, foi inaugurada a Villa Colonus: um bar ao lado da fábrica com autosserviço de chope em Petrópolis – um pioneirismo na cidade, petiscos, burgers artesanais, almoços servidos aos domingos e, eventualmente, muita música boa ao vivo.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

Como pedir? Como pedir? Tanto pelo delivery via iFood e Goomer, quanto na Villa Colonus, localizada na Rua Professor Cardoso Fontes, 108, na Castelânea.

Mais informações e programação da Villa Colonus: @cervejariacolonus, cervejariacolonus.com.br

Da Corte

Desenvolvida entre pai e filho, a Da Corte existe desde 2009 com receitas próprias com sabor e aroma dos mais nobres lúpulos e Maltes. A dupla está presente em supermercados, bares, ou então com o seu Beer Home – estrutura que utilizam para participar de feiras e casamentos. Hoje, a da Corte reúne 6 estilos Pilsen, Weiss, Ipa, Amber Lager com capim limão, Schwarzbier e o último lançamento de uma Red Ale. A marca promove o aluguel de chopeiras para eventos particulares e é marca registrada de eventos em Petrópolis e cidades próximas, como Rio e Niterói.

Fotos Divulgação

Como pedir? Em Petrópolis, a Da Corte está presente em alguns dos principais restaurantes, mercados e empórios da região. A listagem completa de pontos de venda pode ser conferida nos destaques do Instagram @dacortecervejaria.

Mais informações: WhatsApp (21) 98826-8893 e Instagram @dacortecervejaria

Duas Torres

Com temática medieval, a Duas Torres traz consigo uma experiência que vai muito além da cerveja. Nascida entre dois irmãos e de maneira caseira, a marca desenvolveu receitas próprias ao longo de 9 anos, entre elas as adoradas Czech Pilsner e a Session Ipa. Com o propósito de abordar a temática medieval e proporcionar uma experiência inesquecível a miladys e milords, a Duas Torres inaugurou em 2021 seu brewpub e restaurante em pleno Centro Histórico. Com 20 torneiras de cerveja artesanal, o local tem sido sucesso de público, que se encantada pela decoração do casarão, bem como o atendimento temático oferecido.

Fotos Divulgação

Como pedir? A Duas Torres opera com sistema de delivery tanto em Petrópolis, sob demanda, quanto para o Rio. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (24) 98831-6867. O brewpub, por sua vez, funciona de quarta a domingo, de meio dia a uma da manhã, na Rua Padre Siqueira, 325.

Mais informações: @cervejariaduastorres, cervejaduastorres.com.br

Dr. Duranz

Responsável por oferecer cervejas que vão desde o mais alto grau de drinkability às mais extremas e complexas, a Dr. Duranz se descreve como fruto da alquimia e de uma busca constante por novas combinações e pelas melhores receitas de cervejas. Sempre em movimento, a Dr. Duranz, que até concurso de cervejas caseiras já chegou a organizar, conta com o Clube do Alquimista, em que é possível garantir descontos em eventos, no delivery, no TapRoom, e a gratuidade no beer tour, na loja da fábrica da marca, que tem na IPA, a Obra-Prima, sua líder de vendas.

Fotos Divulgação

Como pedir? Em Petrópolis, o delivery da Dr. Duranz é através do WhatsApp (24) 99981-1985, do iFood ou então pelo Goomer. No Rio de Janeiro, através do Goomer.

#Dica: Para quem prefere consumir no local e quer conhecer a produção das cervejas, indicamos o BeerTour da Dr. Duranz. No TapRoom, localizado na própria Cervejaria (Estrada União e Indústria, 5261, loja 30, Corrêas), são servidos todos os chopps e cervejas da Dr. Duraz, além da retirada no local de Growlers.

Mais informações: @doutorduranz

Odin

Pautada pelo conceito viking, a Odin tem como intuito produzir cervejas de alta qualidade, rústicas, fáceis de beber e a preços acessíveis. Determinada a entregar verdadeiras experiências, a marca traduz o Deus da sabedoria, da poesia e da magia em suas embalagens e sabores, que se mostram rústicos, intensos e marcantes. Com 10 rótulos, a cervejaria também tem na valorização dos produtores locais uma de suas preocupações. Como prova disso, todo o excedente da Odin é doado para ser usado como adubo nas plantações ou então nas rações dos animais.

Fotos Divulgação

Como pedir? A Odin trabalha tanto com Delivery direto para Petrópolis, Rio de Janeiro e Itaipava –onde está sediada a fábrica da empresa que, inclusive, é aberta a visitações, quanto com o sistema de take-away e aluguel de chopeira e barris. Também é possível adquirir as cervejas da Odin a partir de outros Estados pelos sites Magazine Luiza, Americanas.com, Empório da Cerveja e Cervejaartesanal.store.

Os pedidos via Delivery podem ser feitos pelo WhatsApp (24) 99867-8838 ou pelo Goomer. O casarão da Odin, por sua vez, fica na R. Alfredo Pachá, 320 – Centro, Petrópolis.

Mais informações: @cervejariaodin

Rocky Garden

A cerveja Rocky Garden nasceu no final de 2014, quando os irmãos Lucca e Theo Duarte uniram sua paixão pela cerveja com a vontade de criar uma marca que acompanhasse suas atividades esportivas, gastronômicas e de estilo de vida. Com influência da escola americana foi produzida a primeira Índian Pale Ale, com uma receita especial vinda direto de São Francisco, na Califórnia. A partir de então, outros estilos foram produzidos e adicionados ao portfólio. Em 2019, a experiência foi levada a outro nível com a inauguração do Brew Café, um bistrô cervejeiro fantástico em Itaipava.

Olha que bacana: no Brew Café são oferecidas diversas cervejas frescas, não filtradas e não pasteurizadas, que variam de estilo de acordo com a sazonalidade. O grande difencial do espaço é o ambiente rustico e aconchegante e pratos deliciosos- com de fumados da casa e ótimos hamburgers- que harmonizam muito bem com as cervejas.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

Como pedir? WhatsApp (24) 98129-8411. O Brew Café, por sua vez, funciona às quintas e sextas das 17 às 23hrs, sábado das 09 às 23 hrs (com um fantástico café da manhã) e domingo das 09 às 16 hrs. A cozinha fecha meia hora antes do horário de encerramento das atividades.

Mais informações: @rockygarden_brewcafe

Sampler Brew House

Sediada na Av. Sete de Abril, no coração do Centro Histórico, a Sampler Brew House traz consigo uma ideia de revolução cervejeira. Com o objetivo de trazer novidades constantes e desenvolver um programa de envelhecimento de cervejas em barris de madeira, a marca traz, de fato, um universo de possibilidades e sabores. Além de dispor de um bar com 13 torneiras de chopes próprios, novidades do seu Brew Lab e algumas cervejarias convidadas, o ambiente também conta com uma microcervejaria e uma loja de insumos completa onde são oferecidos cursos para quem quer fazer a própria cerveja, equipamentos e matérias-primas.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

Como pedir? A Sampler conta com serviço de delivery de growlers, barris e chopeiras tanto em Petrópolis quanto no Rio. Você pode fazer seu pedido pelo iFood ou pelo WhatsApp nos números (24) 99228-1010 e (24) 3065-3757.

Mais informações: @samplerbrew

Bônus – Tour Cervejeiro

Inaugurado no final de junho, o Circuito Cervejeiro pode ser feito a pé. As cervejarias participantes ficam a cerca de 100 metros uma da outra, e ainda dão uma lição de história da cerveja aos participantes do circuito. As seis cervejarias participantes são:

  • Bohemia
  • Odin
  • Sampler
  • Brew Garden
  • Duas Torres
  • De Souza Beer

Saiba mais: Cervejarias de Petrópolis se unem e criam tour cervejeiro com desafios, passaporte e até prêmios

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir