Connect with us

Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

Lazer

Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

O cume da montanha traz uma área ampla de pedras, ideal para quem quer curtir o nascer ou o pôr do Sol

Considerada uma das trilhas mais clássicas de Petrópolis, a trilha do Castelinho, ou Meu Castelo, no Morin, é parada certa de quem quer desfrutar de uma vista fenomenal do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara em menos de uma hora de caminhada. Reunimos numa só lista alguns aspectos importantes sobre o roteiro que vão fazer com que você aproveite ainda mais a experiência.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

O porquê do nome

Os montanhistas dizem que existem duas possíveis causas para o nome. A primeira, que seria em decorrência da formação rochosa do cume da montanha, que lembraria um castelo; e a segunda, em função de Dom Pedro II.  Botânico e entusiasta de montanhas, dizem que ele frequentemente subia o Castelinho para ver o pôr do Sol e, com isso, teria o chamado de “Meu Castelo”: posteriormente apelidado de Castelinho.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Como chegar?

Dirija até a Estrada Torres do Morin, próximo ao número 45. Por lá você vai ver uma entrada estreita, onde é possível subir de carro até um pátio, que costuma servir de estacionamento para os visitantes. Em frente ao pátio está o ponto de partida da trilha. Para seguir o GPS, clique aqui.

Trilha bem sinalizada e de fácil acesso

Um dos principais diferenciais da trilha do Castelinho quando comparada a outras da cidade é a sua sinalização. Somada às várias placas pelo caminho que aumentam a sensação de segurança do visitante, o percurso é muito bem demarcado e de fácil acesso, tanto que a subida costuma levar de 40 minutos a uma hora. A trilha é encantadora, o que faz do passeio ainda mais prazeroso.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Represa no caminho

Outro aspecto interessante sobre a trilha é a antiga represa que ela abriga. Ele fica mais ou menos no meio do trajeto e acaba sendo uma atração à parte para quem quer se refrescar antes de continuar a caminhada que, inclusive, é, basicamente, dividida em dois trechos: o primeiro, em mata fechada; e o segundo, mais aberto e bastante agradável de se percorrer.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Ideal para ver o nascer ou pôr do Sol

O cume da montanha traz uma área ampla de pedras, ideal para quem quer curtir o nascer ou o pôr do Sol. São 1.245 metros de altitude em que é possível avistar toda a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, o Pão-de-Açúcar, o Corcovado e a Pedra da Gávea, assim como a Agulha de Itacolomi, em Magé, a Estrada da Serra Velha da Estrela e parte da cidade de Petrópolis.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Informações importantes

O Castelinho fica na área de proteção ambiental do PARNASO e, por isso, é proibida a entrada de animais domésticos na trilha. Também é obrigatório o uso de máscara no percurso durante a pandemia. No local é possível, ainda, se aventurar em práticas como o rapel e a escalada, desde que com acompanhamento de profissionais especializados.

#Dica de passeio guiado:

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais que oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre como agendar um passeio guiado basta entrar em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Guia Luana Manhães – (24) 988077721

Veja também: 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir