Connect with us

Ano Novo: 26 experiências para viver em Petrópolis em 2026

Lazer

Ano Novo: 26 experiências para viver em Petrópolis em 2026

Passeios únicos, comidinhas tradicionais, aventuras na natureza, pontos turísticos e muito mais para serem vividos neste ano!

Visitar os pontos turísticos, fazer compras e apreciar a gastronomia. Podemos dizer que Petrópolis é o destino ideal para quem busca por isso. A cidade mistura história, cultura e natureza. Com a chegada do Ano Novo, reunimos em uma listinha 26 experiências, além dessas óbvias, para explorar na cidade.

1. Colher morangos no Morango do Vale

O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.

O aconselhado é chegar pela parte da manhã, para aproveitar o lugar com tranquilidade e desfrutar o frescor do clima. Também é recomendado fazer uma reserva pelo WhatsApp.

Mais informações: WhatsApp (24) 99922-3347 ou @morangodovale

Veja também: 5 dicas para aproveitar um dia no Morango do Vale, em Itaipava

Fotos: Sou Petrópolis

2. Conhecer um vale cheio de girassóis

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, o Vale do Girassol, é uma propriedade rural que guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis. Mantido pelo Fernando e pela Monique. O campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano.  As informações sobre a florada são atualizadas pelo instagram do local Vale do Girassol.

Fotos: reprodução instagram @laylaabad

3. Conhecer espécies de borboletas no Borboletário Shangrilah

Com variadas espécies de borboletas, o Borboletário Shangrilah proporciona aos visitantes uma linda experiência, em meio à natureza e aos diversos tipos, não só de borboletas, como de outros insetos e animais. O local estará aberto para visitação com agendamento prévio pelo WhatsApp (21) 98604-2535. Durante o passeio, os visitantes veem a criação, o processo da metamorfose e apreciam as borboletas voando livremente no jardim.

Veja também: Você sabia que existe um borboletário a céu aberto em Petrópolis?

Fotos: divulgação

4. Conhecer o orquidário mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

5. Ir a uma cachoeira nova

Se você procura a combinação perfeita entre relaxar, sol e natureza, as cachoeiras petropolitanas também são imperdíveis e vão te conquistar.

Veja também: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Ver o pôr do sol no Vale da Lua

Localizado em Itaipava, o Vale da Lua é um dos mais lindos refúgios naturais de Petrópolis. Com trajeto fácil, o espaço é ideal para quem quer curtir a natureza, ver o pôr do sol ou tirar ótimas fotos, sem muito esforço.

Saiba mais: 5 dicas para aproveitar um dia no Vale da Lua, em Itaipava

Fotos: @carolsaoliveira – @ricskateordie

7. Fazer uma trilha nova

Pensando em atividades que possam garantir experiências memoráveis, muita história para contar e altos cliques? Uma das trilhas disponíveis na cidade imperial pode ser a melhor opção.

Veja também: 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis

Fotos: Instagram @jhonattanrj e Arquivos Sou Petrópolis

8. Voar de parapente

Localizado no Quitandinha, o Parque São Vicente é um ótimo lugar para quem quer relaxar e se reconectar com a natureza. As opções de lazer são as mais diversas, sendo a principal o voo de parapente.

Para quem pensa em praticar o esporte com segurança, indicamos a Altitude Parapente, escola certificada com mais de 25 anos de experiência e milhares de voos realizados. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (24) 99257-2557 ou Instagram @altitudeparapente.

Veja também:

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

9. Fazer um tour pelos distritos de Petrópolis

Cercada por distritos encantadores e que, apesar de diferentes do Centro Histórico, mantêm o charme e a beleza, Petrópolis oferece a possibilidade de passear em regiões como Secretário, Vale das Videiras e Rocio. As localidades trazem grandes opções gastronômicas e atividades ao ar livre.

Saiba mais: 6 roteiros para se encantar pelos distritos e recantos de Petrópolis

Fotos: arquivo Sou Petrópolis – divulgação Quadriexplorer

10. Ir pelo menos uma vez no ano no Parnaso

Criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é o terceiro mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro. O parque tem 200 km de trilhas, sendo a maior rede da atividade no país. Dentre as quais, está a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida pelo seu tamanho e dificuldade.

Dada a variedade de percursos, existem trilhas mais fáceis, como a suspensa, que é acessível até para pessoas com deficiência. Para as famílias, a recomendação é pelo Poço Paraíso, que faz parte do Circuito das Bromélias e fica próximo do início do trajeto.

Vale ressaltar que para fazer trilhas mais longas como a travessia ou passar a noite acampando, é necessário agendar pelo site oficial do parque. Para os mais experientes, a dica é pela Trilha do Alicate, que é a mesma para o Morro Açú e leva 2h30 para ser concluída.

O Parque fica na Estrada do Bonfim, Corrêas e funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 7h às 16h. Mais informações no Instagram @parnaso_oficial

Veja também: Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Fotos: Alexandre Milhorance e Luiz Henrique Lucas

11. Praticar yoga ao ar livre no Museu Imperial

Independentemente de onde você esteja, sempre há lugares inspiradores para fazer yoga em Petrópolis, e os jardins do Museu Imperial são um deles. Veja alguns locais para se conectar e aproveitar a atividade ao ar livre.

Veja também: 3 lugares ao ar livre para praticar aulas de yoga gratuitas em Petrópolis

Foto: divulgação

12. Conhecer o santuário Vale do Amor em meio às montanhas

O Vale do Amor é um verdadeiro santuário localizado em meio às montanhas de Petrópolis. A energia do lugar é única e são vários jardins e espaços que você pode desfrutar. O caminho até chegar no Vale do Amor é meio complicadinho por ser uma estrada de terra, mas garantimos que vale muito a pena. Mais informações: santuariovaledoamor

Veja também: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Fotos: reprodução instagram santuariovaledoamor – @rebecca_ahmed

13. Ver o Centro Histórico pela Torre da Catedral

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais cartões postais da cidade. O templo conta com visitação à torre, que dá acesso as varandas, onde é possível admirar uma vista do Centro Histórico.

Durante o passeio, os visitantes têm acesso ao interior da igreja onde podem conhecer sua história desde a fundação até os dias atuais. Além disto, a Catedral agora conta com lanchonete, mini museus e melhorias na acessibilidade.

O tour acontece de terça a sábado das 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h e aos domingos 13h, 14h, 15h e 16h. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral). Às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada. Mais informações no telefone (24) 2242-4300/(24) 98829-1080 (WhatsApp)

Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

14. Conhecer os castelos da cidade

Se você pensa que é preciso ir para a Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem. Para alimentar ainda mais a sua curiosidade, confira de perto toda a história desses imóveis distribuídos pelos quatro cantos da cidade!

Veja também: Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

15. Fazer o circuito cervejeiro

Petrópolis é a Capital Estadual da Cerveja e, para os amantes da bebida, uma boa pedida é participar do tour cervejeiro. As cervejarias Bohemia, Odin, Sampler, Brew Point e Duas Torres, que ficam a cerca de 100 metros uma da outra, se juntaram e criaram um circuito no Centro da cidade.

Os participantes do trajeto recebem um passaporte que, a cada desafio concluído nas cervejarias participantes, é carimbado e o integrante recebe um certificado. Os jogos vão das dificuldades intermediárias a avançadas, mas são recompensados por prêmios, como adesivos e canecas de cerâmica estilizadas. Para participar, basta ir até uma das seis cervejarias e adquirir o passe, que custa R$ 25.

Veja também: Você sabia que existe um Circuito Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Sou Petrópolis

16. Tirar uma foto no tabuleiro gigante da Casa Stefan Zweig

A Casa Stefan Zweig traz detalhes da vida e obra do autor mais lido e traduzido no período entre guerras. A cinco minutos do centro de Petrópolis, o espaço ficou conhecido na internet pelas fotos do tabuleiro de xadrez gigante que ocupa o jardim, referência à obra do escritor “Novela de Xadrez”.

O local, situado na Rua Gonçalves Dias, 34, funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Saiba mais pelo telefone (24) 2245-4316 ou Instagram @csz.digital.

Veja também: Você sabia que existe um tabuleiro gigante de xadrez na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis?

Fotos: Instagram @quit_torrez

17. Fazer um tour pelas fábricas abertas para visitação de Petrópolis

Petrópolis é conhecida por sua rica história e herança cultural. A cidade abriga algumas fábricas super legais que podem ser visitadas! Cada uma oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a produção desses produtos tradicionais e desfrutem de degustações deliciosas. Conheça algumas delas: Conheça 9 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

18. Provar a famosa pipoca sem casca, os churros e o brioche de Petrópolis

A cidade tem diversos restaurantes, bares e lanchonetes, mas algumas dessas opções se destacam por serem as favoritas dos petropolitanos. Na Rua Teresa, uma ótima opção são os churros vendidos nas barraquinhas. Já na Praça da liberdade, a pipoca sem casca não pode faltar.

Os biscoitos amanteigados da Ritinha, vendidos em várias lojas da cidade, o brioche do Badofe e os doces da Katz também se diferenciam entre os mais consumidos. A Lanchonete Badofe fica no Edifício Arcádia, Rua D. Pedro II, 31 e a Katz Chocolates na Rua Barão do Amazonas, 85, ambos no Centro da cidade.

Veja também:

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

19. Fazer um piquenique e se conectar com a natureza

Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade.

Saiba mais: 11 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Sou Petrópolis

20. Ir em um dos restaurares com experiência

Em Petrópolis, a gastronomia vai além do sabor. Restaurantes têm investido cada vez mais em experiências que envolvem ambiente, história e cultura, criando uma conexão única com o público. Seja uma café, almoço e um jantar temático em casarões históricos, menus especiais ou até mesmo degustações harmonizadas, tem opções para todos os gostos.

Saiba mais: 15 restaurantes em Petrópolis que são uma verdadeira experiência gastronômica

Fotos: Sou Petrópolis

21. Participar do concurso de chope em metro da nossa famosa Bauernfest

A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães, anualmente, no mês de junho, no Palácio de Cristal. O evento é considerado o segundo maior do gênero no Brasil, ficando atrás apenas da Oktoberfest, que acontece em Blumenau, Santa Catarina. Nossa dica é participar da divertida competição de chope em metro. Durante o período da comemoração, a cidade se veste das cores da bandeira da Alemanha e oferece diversas barraquinhas de comidas típicas e atrações tradicionais para os visitantes.

Veja também: Petrópolis divulga calendário de eventos em 2026 com mais de 120 atrações; confira

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

22. Conhecer o Espetáculo Som e Luz

O Som e Luz transportava o público para o século XIX, proporcionando uma imersão na história do Brasil e do Segundo Reinado. No seu formato original, a experiência era iniciada com os visitantes “subindo a Serra” de carruagem, como fazia a família imperial.

Saiba mais: Som e Luz retorna ao Museu Imperial

Foto: Reprodução/museus.cultura.gov.br

23. Conhecer as rotas do ‘walking tour’ e o ‘Circuito da Memória Negra’ de Petrópolis

Tendência na Europa, o conceito de walking tour tem ganhado força no Brasil. Modalidade em que são realizados passeios guiados e a pé por uma cidade, em Petrópolis a ideia é “ver e viver” a história e as curiosidades escondidas em cada esquina. Ao todo, são seis rotas disponibilizadas pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis. Resgatando e valorizando as histórias negras apagadas da narrativa e da paisagem urbana, Petrópolis agora conta com o Circuito da Memória Negra. O trajeto, pelo Centro Histórico e localidades próximas, oferece aos participantes reflexões sobre o passado e a importância da memória na construção do território petropolitano.

Saiba mais:

Fotos: Ana Kutter – Arquivo/Sou Petrópolis

24. Conhecer o primeiro Museu do Gato do país

Museu do Gato, o primeiro no país dedicado a homenagear os felinos. O espaço vai funciona entre as ruas Raul de Leoni e Ipiranga. O espaço exposição conta com obras que homenageiam os bichanos e proporcionarão uma experiência imersiva para os visitantes. A visitação ocorre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O atrativo fica na Rua Ipiranga, 222/B – Centro. Mais informações  @omuseudogatopetropolis

Veja também: 10 pontos turísticos fora dos óbvios para conhecer em Petrópolis

Foto: Divulgação

25. Fazer um bate e volta para Areal e conhecer o Borgo del Vino

Com uma temática típica italiana e uma beleza natural de tirar o fôlego, a Borgo Del Vino é o destino perfeito para uma experiência inesquecível! A comida é deliciosa e com um ambiente romântico, ideal para momentos especiais. Além disso, conta com uma adega repleta de rótulos selecionados, que tornam a experiência ainda mais completa. O funcionamento é exclusivamente com reservas, que podem ser feitas no link. A Borgo Del Vino fica na charmosa Vinícola Família Eloy, em Areal.

Saiba mais: Pedacinho da Itália na Serra Carioca, Vinícola Família Eloy faz sucesso a poucos quilômetros de Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

26. Passar um fim de semana em um dos Airbnbs da cidade

Caracterizado pela capacidade de promover experiências que vão além da proposta de hospedagens tradicionais, o Airbnb é o lugar certo para quem busca imóveis criativos e fora do comum. E em Petrópolis essa experiência vale a pena!

Saiba mais: 19 hospedagens criativas e diferenciadas no Airbnb para uma experiência única em Petrópolis

Foto: Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir