Connect with us

Agenda da semana: Natal Cervejeiro, colônias de férias e muito mais em Petrópolis

Agenda

Agenda da semana: Natal Cervejeiro, colônias de férias e muito mais em Petrópolis

Vai bombar:

Natal Imperial –  última semana

Uma das maiores festas da cidade, a programação do Natal Imperial já está terminando em Petrópolis. As atrações vão até 8 de janeiro de 2023. No último fim de semana do Natal Imperial vai contar com aulões de ginástica, shows, teatro, oficinas, contação de histórias entre outras atrações, que acontecem na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal. A programação completa está no site da Prefeitura.

Foto: Bruno Margiotta

Destaques da programação nesta semana:

  • 5 de janeiro (quinta): Projeto do Morro no Palácio de Cristal às 19h
  • 6 de janeiro (sexta): Folia dos Reis na Praça da Liberdade a partir das 18h30 e Baile do Zen, às 20h
  • 7 de janeiro (sábado): Aulão de ginástica, às 10h, na Praça da Liberdade
  • 8 de janeiro (domingo): Apresentações de grupos de dança e música a partir das 15h na Praça da Liberdade

Entrada: gratuita

Mais informações:

Natal Cervejeiro

 A programação do Natal Cervejeiro retorna neste fim de semana na Praça da Águia. O evento começa às 18h de sexta-feira (6) e vai até domingo (8), com programação musical e reunindo 18 rótulos de cervejarias, 11 expositores de comidas, além de estandes com opções de cachaças e gin.

Foto: Andrea Constâncio

Dia: 6 a 8 de janeiro (sexta a domingo)

Horário: sexta das 18h às 23h / sábado das 11h às 23h / domingo das 11h às 22h

Local: Praça da Águia

Preço: gratuito

Mais informações: Com entrada gratuita, Natal Cervejeiro retorna neste fim de semana na Praça da Águia

Natal do Sesc

O Natal Sesc RJ em Petrópolis conta com uma programação gratuita repleta de atrações. O evento teve atividades envolvendo os cinco pilares de atuação da instituição: assistência, cultura, educação, lazer e saúde. A programação completa pode ser consultada no site. A ação se integra ao Natal Imperial 2022, que contou com mais de 160 apresentações em diversos espaços por toda a cidade.

Foto: Renan Piva

Dia: até 6 de janeiro

Preço: gratuito

Mais informações: sescrio.org.br/natal

Música, cinema e teatro:

Programação do Soberano Itaipava

Mais do que uma casa de espetáculos, o Soberano reúne shows, teatro, grandes vinhos, alta gastronomia e charutaria em um lugar que se tornará uma das grandes referências brasileiras em arte e cultura. Toda semana uma atração diferente para animar seu almoço ou jantar.

Foto: Divulgação

6 de janeiro (sexta): Jazz Night Sessions a partir das 21h

7 de janeiro (sábado): Feijoada e Jazz a partir das 12h

8 de janeiro (domingo): Domingo, Chorinho e Cozido a partir das 12h

Local: Soberano Itaipava (Estr. União e Indústria, 11.000, loja 104 – Itaipava)

Mais informações: @soberanoitaipava

12ª Mostra de Teatro de Petrópolis

Estão abertas as inscrições para a 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis. O tradicional evento artístico da cidade volta a ter sua edição presencial, com apresentações realizadas no Centro de Cultura Raul de Leoni. A programação se estenderá por seis dias, divididos em dois fins de semana. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de janeiro pelo site da mostra. O evento, organizado pelo Grupo Teatral Povo do Cafundó, promoverá ainda bate papos e debates após as apresentações, cada grupo selecionado deverá assistir e participar de todas as interações ao final das apresentações dos grupos.

Foto: Divulgação

Dia: 20 a 22 e 27 a 29 de janeiro (sexta a domingo)

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visc. de Mauá, 305 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: Inscrições para a 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis estão abertas até 8 de janeiro

Colônias de férias

Recreação do Sesi no Pátio Petrópolis Shopping

Neste sábado o Sesi em parceria com o Pátio Petrópolis Shopping, vai oferecer um dia de atividades recreativas para as crianças para promover a colônia de férias deles! A partir das 14h, a Firjan ficará distribuindo balões, informando sobre os serviços da escola e da colônia, além de promover brincadeiras que visam promover a saúde como cross kids (4 a 12 anos), brincadeiras de rua, brincadeiras cantadas, dança recreativa, pintura de rosto e atividades de cooperação.

Foto: Divulgação

Dia: 7 de janeiro (sábado)

Horário: das 14h às 20h

Local: Pátio Petrópolis Shopping – Piso 2 (próximo a loja Kids+ Brinquedos)

Preço: gratuito

Mais informações: @patiopetropolis

Colônia de Férias da Firjan SESI

A Colônia de Férias Firjan SESI é indicada para crianças entre 3 e 14 anos e traz brincadeiras, oficinas, atividades esportivas e de lazer. Fazem parte do programa oficinas nas temáticas de saúde e estímulo aos hábitos saudáveis: culinária e alimentação saudável, mindfulness kids e dança; futebol e vôlei;  dobradura de papel e construção de instrumentos musicais; além de torneios, desafios e jogos cooperativos. A classificação etária por turma é de 3 a 5 anos; 6 a 7 anos; 8 a 10 anos; 11 a 14 anos.

Fotos: Divulgação

Dias: de 15 a 27 de janeiro

Horário: das 13h às 17h

Inscrições: diretamente na unidade da Firjan SESI – na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2.564, Centro – ou então pelo WhatsApp (21) 99925-0363.

Mais informações: no site da Firjan SESI, disponível clicando aqui.

Colônia de férias do Clube Campestre de Nogueira

O Clube Campestre de Nogueira vai realizar a sua colônia de férias de verão, podendo participar crianças e adolescentes entre 4 e 13 anos de idade. Fazem parte das atividades a prática de futebol, tênis, paintball, queimada, caça ao tesouro, muro de escalada, pique tubarão, pula-pula, escorrega inflável, jogos virtuais, pintura, pipa, jogos de tabuleiro, entre outras atividades.

Fotos: Divulgação

Dias: 9 a 13 de janeiro 

Horário: das 13h às 17h

Inscrições: pelos telefones (24) 99395-2272 ou (24) 99223-9844 (garantindo a vaga) ou pessoalmente, na Rua Irmãos Costa Sanches 641 – Nogueira, no primeiro dia de colônia, até ás 12h30.

Mais informações: @clubecampestrengueira

Colônia de férias da Fun Days Tour

A Fun Days Tour anunciou mais uma edição de sua colônia de férias para a última semana de janeiro. A participação no evento inclui transporte saindo e retornando ao Centro, café da manhã, almoço e lanche da tarde, monitoria especializada, gincanas, piscina, futebol de sabão, tobogã, cineminha, aula de zumba, oficinas de dança e música, caça ao tesouro, salva-vidas certificada e enfermeira de plantão.

Fotos: Divulgação

Dias: 23 a 27 de janeiro

Horário: das 9 às 17 horas

Inscrições: pelos WhatsApps (24) 98818-9999 e (24) 98828-9999.

Mais informações: no Instagram @fundaystour

Cursos, palestras, debates e workshops:

Leia Mulheres

Toda primeira quarta-feira do mês, o projeto Leia Mulheres debate e divulga um livro escrito por uma mulher. O clube de leitura nasceu com o objetivo de dar mais visibilidade aos livros escritos por mulheres, que ainda enfrentam mais barreiras no mercado editorial. Este mês o grupo vai debater “Por um feminismo afro-latino-americano”, de Lélia Gonzalez.

Foto: Wikipedia

Dia: 11 de janeiro (quarta)

Horário: 19h

Local: Google Meet

Preço: gratuito

Mais informações: @leia_mulheres_petropolis

Inscrições abertas para cursos de férias UNIFASE

O período de férias chegou e pensando em oferecer propostas de atualizações, tanto para os profissionais quanto para os estudantes, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) elaborou uma série de cursos de férias na versão pocket e palestras, com a qualidade e a excelência no ensino que são marcas registradas da instituição.

Foto: Divulgação

Dia: a partir de 16 de janeiro

Local: UNIFASE (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro)

Preço: a partir de R$ 50,00

Mais informações: UNIFASE oferece atividades de curta duração durante as férias em Petrópolis

Eventos recorrentes:

Encontro Aumiguinhos da Praça

A Praça da Águia, localizada bem no coração de Petrópolis, foi o local escolhido pelo grupo “Aumiguinhos da Praça” como ponto de encontro de cães aos domingos, com o objetivo de aproximar os pets e criar laços  amizade entre os seus donos. Em um ambiente amigável, os cachorros ficam soltos na praça. A princípio, a ideia dos fundadores do grupo era apenas socializar os pets, mas também gerou um ciclo de amizade entre os tutores.

Foto: Olívia Hannickel (2020)

Dia: todo domingo

Horário: das 10h às 12h

Local: Praça da Águia

Preço: gratuito

Mais informações: Você sabia que todo domingo acontece um encontro de cães na Praça da Águia?

Circuito de Lazer e Cultura em Cascatinha

Os moradores de Cascatinha agora contam com um Circuito de Lazer e Cultura: um espaço que ficará aberto ao público para atividades culturais, de esportes e de lazer. No entorno da fábrica, há um percurso de 700 metros para caminhada e corrida, além de um parquinho para as crianças.

Foto: Divulgação

Dia: todos os domingos e feriados

Horário: das 7h às 18h

Local: ao redor da fábrica Companhia Petropolitana (Cascatinha)

Preço: gratuito

Mais informações: Circuito de Lazer e Cultura é inaugurado em Cascatinha

Projeto “Todo dia é dia de Yoga”

O projeto promovido pelo Espaço Shiva, busca democratizar o yoga promovendo aulas gratuitas toda semana na praça. A cada domingo é um professor diferente dando aula, que só não acontecem nas manhãs de chuva. O projeto é aberto a todos, independente da idade e da existência de experiência prévia. Basta levar um tapetinho ou uma canga e fazer a aula.

Foto: Thom Bello

Dia: todo domingo (exceto em caso de chuva)

Horário: 9h

Local: Praça da Liberdade

Preço: gratuito

Mais informações: Prática de yoga volta a acontecer nos jardins do Museu Imperial aos domingos

Circuito de Lazer da Barão

O Circuito de Lazer da Barão está de volta! Todos os domingos os petropolitanos adeptos de atividades físicas e esportivas podem usar o trajeto completo do Circuito Imperial de Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco. O trajeto de seis quilômetros recebe em média duas mil pessoas por domingo.

Foto: Ascom PMP

Dia: todo domingo

Horário: das 7h às 14h

Local: Ao longo da Av. Barão do Rio Branco

Preço: gratuito

Hora do conto na Nobel

Ler é divertido e a Hora do Conto da Nobel é incrível para incentivar a leitura nas crianças! Levem seus filhos e aproveitem esse momento de diversão e cultura! Após o conto tem brincadeiras e oficinas pra criançada.

Foto: Divulgação

Dia: todo sábado

Horário: 11h

Local: Livraria Nobel (Rua 16 de março, 399 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: ‘Hora do Conto’ leva a literatura de forma gratuita para crianças em Petrópolis

Programação do Hipershopping Petrópolis

O Hipershopping Petrópolis conta com uma programação divertida para os pequenos. Todo fim de semana tem contação da história seguida de oficina pra criançada.

Foto: Divulgação

Dia: todo sábado e domingo

Horário: 16h

Local: HiperShopping Petrópolis (Rua Teresa, 1515 – Alto da Serra)

Preço: gratuito

Mais informações: @hipershoppingpetropolis

Exposições:

Exposição ‘Eternas’ – últimos dias

A exposição “Eternas” é um tributo a 23 mulheres brasileiras que revolucionaram o país através da expressão artística e contribuíram para a representação da identidade feminina nesses 200 anos de independência do Brasil. Essas mulheres foram independentes não só como criadoras, mas também da figura masculina, culturalmente provedora e dominadora.

Foto: Divulgação

A mostra ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2023 no Centro de Cultura Raul de Leoni  que fica na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro. Funcionamento de segunda à sexta, das 9h às 17h. Entrada gratuita. 

Exposição “O Olhar germânico na gênese do Brasil”

O Museu Imperial está apresentando a exposição “O Olhar germânico na gênese do Brasil” Coleção Geyer — Museu Imperial. A exibição é resultado de um esforço coletivo iniciado com o generoso gesto do casal Maria Cecília e Paulo Geyer e divide-se em cinco núcleos que contemplam os temas: Rio de Janeiro à vista — pinturas de paisagem com temática do RJ; Retratos da vida da corte — retratos de notáveis do Império; Olhar a gente brasileira — obras com figuras anônimas, a maioria aquarelas e desenhos; Imaginar o Brasil — livros e estampas litográficas relacionadas a vistas e viagens pelo país; O olhar do colecionador — imagens e objetos da Casa Geyer.

Foto: museuimperial.museus.gov.br

A mostra O Olhar Germânico na Gênese do Brasil foi estendida até 15 de janeiro de 2023. O Museu Imperial funciona de terça a domingo, das 10h às 18h,  com o fechamento da bilheteria às 17h. Mais informações: https://museuimperial.museus.gov.br/o-olhar-germanico-na-genese-do-brasil/.

Exposição “Pinturas de Adriano Mangiavacchi”

Com mais de 40 anos de trajetória, o pintor italiano Adriano Mangiavacchi expõe suas obras na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura a partir de sábado, às 15h. O evento marca ainda mais uma edição dos “Encontros Plásticos” e vai contar com um bate-papo entre o artista e o público, com mediação de Luiz Aquila. Para a abertura da exposição, a entrada é gratuita. 

Foto: Divulgação

A exposição fica em cartaz até 12 de fevereiro de 2023. A Casa de Petrópolis funciona à Avenida Ipiranga 716, no Centro Histórico. Usualmente, o espaço funciona de quarta a domingo, sempre das 10h às 16h e tem entradas a R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia. O espaço possui estacionamento rotativo. 

Exposição TIRAS&QUADROS

Realizada pelo Sesc Rio e produzida pelos petropolitanos administradores do coletivo AVANDA, a exposição apresenta ilustrações e tirinhas do artista em conjunto com curiosidades e informações educativas em torno dos saberes sobre quadrinhos e tirinhas, trajetória do artista e seus personagens mais conhecidos no universo de Betão & Cia! e a Turma da Gatinha Tatá.

Foto: Divulgação

Para a visitação da exposição a entrada é franca e a unidade Sesc Nogueira, que fica na Estr. do Calembe, 2000 – Nogueira, está aberta de terça a domingo, de 9h às 18h, até 31 de março de 2023.

Mostra “Coragem e Fé”

Há um ano, a Casa da Princesa Isabel recebia pela primeira vez a mostra “Coragem e Fé”, composta por peças artesanais feitas de papel. Há oito meses, o local da exposição foi um dos afetados pela tragédia que atingiu Petrópolis e, como consequência, parte do acervo precisou ser restaurada. Este mês, porém, a construção voltou a ser habitada pela arte e pela cultura que, a exemplo do nome da mostra, se revelam atos de coragem e fé. Pronta para mais uma temporada de sucesso, a exibição poderá ser apreciada pelo público ao longo de um ano.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

A mostra está aberta ao público até outubro de 2023 na Casa da Princesa Isabel, pode ser conferida de quinta a domingo das 10h às 13h e das 14h15 às 18h. O imóvel fica na Avenida Koeler, 42, em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara. Mais informações na nossa matéria Exposição com peças de papel em tamanho real conta a história de Petrópolis na Casa da Princesa Isabel.

Próximos eventos:

Show de stand up com Bruna Louise

Em seu novo show, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Foto: Divulgação

Dia: 14 de janeiro (sábado)

Horário: 20:30h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro)

Preço: R$ 40,00 (meia entrada) / R$ 80,00 (inteira)

Mais informações: www.ingressodigital.com/Bruna_Louise_Burnout

Imperial Geek Fest

Em janeiro Petrópolis sedia a 2ª edição do Imperial Geek Fest na sede do Clube Petropolitano! Pensado para se tornar o maior e melhor evento de cultura geek da cidade, o cronograma de atrações vai reunir campeonatos de games, RPG, concursos de cosplay, board games, além de prestigiados convidados.

Fotos: Divulgação

Dias: 14 e 15 de janeiro (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 19h

Local: Av. Ipiranga, 846 – Centro

Preço: a partir de R$ 20,00

Mais informações: @imperialgeekfest

Stand up “Léo Lins – em fase de testes”

Dono de muitas polêmicas, em seu novo show Léo Lins testa piadas inéditas, abordando suas observações ácidas, que sempre geram muitos cancelamentos e risadas.

Foto: Divulgação

Dia: 20 de janeiro (sexta)

Horário: 20:30h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua General Osório, 192 – Centro)

Preço: a partir de R$ 35,00

Mais informações: @teatro.santacecilia

Festival de Verão Itaipava

A segunda edição do Festival de Verão acontece em janeiro, em Itaipava. O evento conta com shows de Dennis DJ e Ferrugem. Os ingressos já estão sendo vendidos e podem ser adquiridos na Bilheteria Digital. Mais informações nas redes sociais do Festival de Verão.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Dia: 22 de janeiro (domingo)

Horário: a partir das 16h

Local: Parque de Exposições (Estr. União e Indústria, 10.000 – Itaipava)

Preço: a partir de R$ 30

Mais informações: @festivaldeverao.itaipava

Baile do Preto e Branco

O mais tradicional baile da cidade, o Baile do Preto e Branco, está de volta! O evento já está com as vendas abertas, tem classificação de 18 anos e exige traje preto ou branco, inclusive calçados e adereços. Classificação: 18 anos.

Foto: Divulgação

Dia: 11 de fevereiro (sábado)

Horário: 22h

Local: Clube Petropolitano (Av. Roberto Silveira, 82 – Centro)

Mais informações: @clubepetropolitano

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir