Connect with us

Roteiro de passeios e atividades para fazer com crianças durante as férias de janeiro em Petrópolis

Lazer

Roteiro de passeios e atividades para fazer com crianças durante as férias de janeiro em Petrópolis

Colônias de férias, visita a castelos, plantação de morangos, contação de histórias, e refúgios locais

*Matéria atualizada às 17h do dia 18/01/23

Janeiro é um mês de férias e com elas surge o dilema das famílias que não sabem o que fazer durante o recesso com as crianças na cidade. Pensando nisso, a Sou Petrópolis estruturou um roteiro de passeios, atividades e programas para levar os pequenos e garantir a merecida alegria em conjunto nesse período. Confira!

1- Participar de uma das colônias de férias oferecidas na cidade

Com opções pagas e gratuitas em Corrêas, Nogueira, Quitandinha, Barão do Rio Branco, Itaipava e Pedro do Rio, Petrópolis dispõe de colônias de férias que, além de diversão, garantem a socialização das crianças e a participação em atividades diversas. São gincanas, oficinas e experiências que, certamente, vão ficar na memória.

Saiba mais: 7 colônias de férias para as crianças aproveitarem em Petrópolis no mês de janeiro

Fotos: Divulgação

2- Conhecer a produção do Morango do Vale e tomar café da manhã lá

Sucesso desde a fundação, o Morango do Vale, no Vale do Cuiabá, tem resgatado nos petropolitanos a alegria que existe na simplicidade. Dedicado à produção de morangos agroecológicos, o local permite ao público conhecer o cultivo, se envolver com aspectos da vida rural e tomar um delicioso café com produtos frescos da região.

Saiba mais: Plantação de morangos de Petrópolis inaugura café da manhã com produtos frescos da região

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

3- Pegar um cineminha

Com salas de cinema no Centro de Petrópolis – incluindo as recém-inauguradas do Pátio Petrópolis Shopping – e em Itaipava, as férias podem ser sinônimo de novas experiências e, quem sabe, novas histórias para assistir na telona. Clicando aqui, você confere a programação semanal do cinema na cidade.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

4- Visitar os castelos de Petrópolis

Se você pensa que é preciso ir para Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem.

Saiba mais: Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

5- Fazer um passeio em família pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Embora mais conhecido por sua entrada por Teresópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o PARNASO, também tem acesso por Petrópolis através do Bonfim. Terceiro parque mais antigo do país, o local tem entrada gratuita e um vasto leque de atrações que vão de poços a cachoeiras e trilhas.

Saiba mais: Roteiro de um dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: 7 passeios para se encantar com o local

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6- Montar um piquenique em um dos refúgios locais

As manhãs e tardes de verão são uma boa opção para desfrutar da companhia da família e fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. São opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo e se deliciar com comidinhas e com a natureza!

Saiba mais: 11 opções de parques, praças e jardins para fazer um piquenique em família em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @viajandoai e Divulgação

7- Conhecer o Museu dos Brinquedos de Petrópolis

Fundado na pandemia, o Museu dos Brinquedos, situado na Avenida Barão de Amazonas – 25 (Liberty Garden), conta com um acervo de mais de mil objetos que são ponto de partida para boas recordações. Dividido em instalações, o local dispõe de cinco ambientes temáticos diferentes e muitas memórias atreladas.

Saiba mais: @museudosbrinquedosrj

Fotos: Divulgação – Arquivo/Sou Petrópolis

8- Ir a um restaurante com área kids

Quem tem filhos sabe o quanto uma piscina de bolinha, uma área verde ou um escorrega podem fazer a diferença na hora de escolher o lugar para comer. Pensando nisso, restaurantes que têm área própria para os pequenos são uma excelente pedida para as férias.

Saiba mais: 17 restaurantes com área kids para ir com crianças em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @bernardopontes – @paiefilhos.show

9- Participar do pesque e pague de Itaipava

Você sabia que Itaipava conta com uma pescaria em que é possível passar o dia todo no local? Nele são disponibilizados os equipamentos de pesca para os visitantes, além de dispor de uma loja própria e um restaurante divino! O ambiente é pet friendly, o que quer dizer que seu bichinho é bem-vindo.

Saiba mais: @pescariadosamigos

Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis

10- Se aventurar em uma atividade ou passeio coletivo

Kart, boliche, passeio de quadriciclo, rota de bicicleta, vôlei de praia e roteiro de jeep são algumas das opções de aventura para quem quer viver a diversão entre amigos ou familiares. No recesso escolar, recorrer a atividades divertidas sem precisar sair da cidade é sempre uma vantagem!

Saiba mais: 12 sugestões de programas para fazer entre amigos ou em família em Petrópolis

Fotos: Divulgação

11- Participar das contações de histórias infantis no Museu Imperial

A Biblioteca Rocambole, do Museu Imperial, preparou uma série de atividades para o público infantil como parte da programação de férias. As ações serão oferecidas durante o mês de janeiro e direcionadas para crianças com idade a partir de 3 anos. Para participar, é preciso fazer o agendamento pelo telefone (24) 98142-0030, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Saiba mais: Museu Imperial recebe eventos com contação de histórias infantis nos próximos dias

Fotos: Divulgação e @missgiulialaura

12- Aproveitar a programação do Sesc Verão

O Projeto Sesc Verão volta a Petrópolis com atividades para toda a família neste sábado (14), a partir das 10h. Com a mensagem “O verão é para todos!”, a programação gratuita inclui atividades esportivas, culturais e de lazer. As atividades, que envolvem Futmesa, Voleixiga, Kanjan, Frescobol, Spike Ball, Badminton, Espaço Infantil, Jogos aquáticos e oficinas, acontecem nas áreas externas do Palácio Quitandinha e se estendem até fevereiro.

Saiba mais:

Fotos: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir