Connect with us

Prefeitura de Petrópolis divulga o Calendário de Eventos 2023

Cidade

Prefeitura de Petrópolis divulga o Calendário de Eventos 2023

Além das festas oficiais, outros eventos realizados na cidade se destacam

O ano de 2023 começou e a Secretaria de Turismo está a todo vapor com a preparação para os eventos que estão por vir. O Calendário de Eventos 2023, com as principais festas do município, foi lançado durante as feiras de turismo ABAV, no Centro de Convenções de Olinda-PE, em outubro, e na Festuris, em Gramado-RS, em novembro. Para os Petropolitanos ele foi apresentado na abertura do Natal Imperial, no fim de novembro.

Foto: Serra Drone

“Levamos o Calendário de Eventos para operadores de turismo de outros estados, com bastante antecedência. De forma estratégica para que eles tenham mais tempo para se programar para o turismo na cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Divulgação

Para as feiras, foi levada folheteria com o Calendário de Eventos 2023 e também de divulgação de toda a pluralidade turística de Petrópolis, que inclui os atrativos ligados à história, natureza, os mais diversos circuitos, meios de hospedagem, gastronomia e serviços turísticos.

Já na abertura do Natal Imperial, a divulgação foi por meio do vídeo “O Turismo de Petrópolis Tá ON!”, que destaca as festas promovidas pela Prefeitura de Petrópolis, como as tradicionais Bauernfest e Natal Imperial, e ainda outros eventos promovidos por empresas particulares, que também já são esperados por petropolitanos e pessoas de todo o Brasil que vem à Petrópolis.

Foto: Serra Drone

“A expectativa é extremamente positiva para este ano de 2023. Apesar de um início de ano extremamente difícil e desafiador, por conta das chuvas, na sequência de dois anos de pandemia, a Prefeitura empenhou esforços e retomou o calendário de eventos na cidade, porque reconhecemos a importância dos eventos para a economia”, destacou a secretária de Turismo, Silva Guedon.

Turismo

Petrópolis é um destino turístico categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. Os eventos vieram para somar e tiveram grande impacto no reaquecimento do turismo em 2022. Grandes festivais, eventos esportivos, de música e gastronomia foram realizados, além das já tradicionais festas que movimentaram toda a cadeia produtiva do turismo, durante a alta e a baixa temporada, elevando os índices de ocupação e visitação dos atrativos.

Foto: Divulgação

Destaque para a Bauernfest que, mesmo sendo realizada em agosto – período de baixa estação, trouxe média de ocupação de 79,17%, e para as duas edições do Rock The Mountain, cuja a média de ocupação ficou acima de 80% na primeira edição, em abril, e acima de 92% na segunda, em novembro.

Comissão de Eventos

Foi criada, em 2022, a Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos, coordenada pela Secretaria de Turismo e composta por inúmeras secretarias e órgãos da Prefeitura.

O objetivo é integrar as ações para a realização de eventos públicos e também eventos privados em espaços públicos, aperfeiçoar a interlocução com os organizadores, promover ordenamento turístico e melhor estruturar o calendário de eventos, como importante fator para atrair fluxo turístico, oferecer lazer e cultura, assim como gerar negócios, trabalho e renda para a população, além de valorizar a cultura local.

Foto: Divulgação

Confira o Calendário de Eventos 2023:

16/03 – 180 anos da Fundação de Petrópolis
20/07 – 150 anos do nascimento de Santos Dumont
23/06 a 09/07 – Bauernfest – Festa do Colono Alemão
17/08 a 20/08 – Bunka-Sai – Festa da Cultura do Japão
14/09 a 24/09 – Serra Serata – Festa da Cultura Italiana
15/11 a 20/11 – Ubuntu – Festa Afro-Brasileira de Petrópolis
30/11 a 07/01/2024 – Natal Imperial

Veja o vídeo “O Turismo Tá ON”, publicado no Instagram da Secretaria de Turismo de Petrópolis, com este e outros eventos já confirmados. Mais informações sobre o calendário de eventos e todos os atrativos de Petrópolis estão no site da Turispetro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir