Connect with us

15 bairros em Petrópolis que proporcionam contato com a natureza

Cidade

#BairrosDePetrópolis

15 bairros em Petrópolis que proporcionam contato com a natureza

Nos últimos meses a Sou Petrópolis desenvolveu uma série de reportagens com 14 guias completos sobre bairros da cidade. Com base em nossas pesquisas e, em parceria com a Fonseca Imóveis, hoje você confere alguns bairros e regiões em Petrópolis que proporcionam o contato com a natureza. O resultado você confere a seguir!

1- Araras

Definição de tranquilidade em meio à natureza, Araras é querida por petropolitanos e, principalmente, cariocas, que sempre que podem encontram refúgio na região. Localizada no segundo distrito de Petrópolis, a área é conhecida por suas atrações ecológicas, cachoeiras e gastronomia. O vale guarda recantos e tem na sua privacidade seu maior e principal tesouro!

Foto: Reprodução/Instagram @sarafsarto

Saiba mais: Como é morar em Araras? Confira o guia completo sobre a região

2- Nogueira

Considerada uma das regiões mais tranquilas de Petrópolis, Nogueira é ideal para quem procura uma pausa na rotina. Com jeitinho de interior, a vida nesse bairro está centrada nas redondezas de sua praça principal. Além de caminhadas pela própria área, como o indispensável passeio no entorno do lago de Nogueira, há quem decida esticar um pouquinho o trajeto e ir até Itaipava a pé.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Nogueira? Confira o guia completo sobre o bairro

3- Itaipava

Sede da maior área pública de lazer do município – o Parque Municipal de Itaipava, a região apresenta temperaturas superiores quando comparada a outras localidades da cidade e diversas opções de programas para fazer em família ou entre amigos. Tida como o terceiro distrito do município, o centro de Itaipava fica a cerca de 68 km do Rio de Janeiro e a 18 km do Centro Histórico de Petrópolis.

Saiba mais: Como é morar em Itaipava? Confira o guia completo sobre o distrito

Fotos: Reprodução/Granja Brasil  – Arquivo/Sou Petrópolis

4- Rocio

Pautado por atrações naturais e gastronômicas, o Rocio é perfeito para quem pretende desfrutar de momentos prazerosos em contato com a natureza. A cerca de meia hora do Centro de Petrópolis, é lá que a hospitalidade prevalece. São opções de pousadas, restaurantes e trilhas que acolhem e bem recepcionam os visitantes.

Saiba mais: Roteiro do Rocio: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse recanto acolhedor

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5- Vale do Cuiabá

Lindo destino da região serrana, o Vale do Cuiabá fica entre Petrópolis e Teresópolis. Indicada para quem busca momentos de relaxamento, sem abrir mão do conforto e dos centros urbanos, a localidade fica próxima de Itaipava e de seus restaurantes, lojas e cafés. O Vale é conhecido, entre outros motivos, pelo cultivo de verduras, hortaliças, frutas, queijos, geleias e trutas.

Foto: Bruno Mattos Fotografia

6- Retiro

Ponto intermediário entre Itaipava e o Centro de Petrópolis, o clima da região é tido como bastante agradável pelos moradores, que não têm que lidar com calor ou frio extremos. Considerado um bairro bastante seguro e familiar, o Retiro oferece algumas opções de lazer. Para os aventureiros, a pedida é a famosa trilha da Pedra do Retiro. É possível, ainda, fazer a visitação ao Orquidário Binot e, dependendo da estação, admirar as cerejeiras.

Saiba mais: Como é morar no Retiro? Confira o guia completo sobre a região

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

7- Vale das Videiras

Localizado em Araras – entre Petrópolis, Miguel Pereira e Paty do Alferes, o Vale das Videiras é um recanto encantador que, desde a pandemia, tem sido cada vez mais descoberto por petropolitanos e cariocas, já que fica a apenas 100 km do Rio. Rodeada por belíssimas montanhas, a região oferece gastronomia impecável, cachoeiras, poço, trilhas, artesanato e, acima de tudo, o cenário ideal para quem quer respirar ar fresco e relaxar.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Saiba mais: Roteiro do Vale das Videiras: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse lugar encantador de Petrópolis

8- Secretário

Situado no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, a região de Secretário abriga restaurantes, fazendas, hotéis, trilhas e pontos turísticos. Cada vez mais conhecida e querida em razão da pandemia, a área tem se tornado destino de quem quer desfrutar da tranquilidade da Serra. É possível andar de quadriciclo na região, conhecer empreendimentos locais e conhecer refúgios naturais.

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Saiba mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

9- Pedro do Rio

Situado a cerca de 27 km do Centro Histórico, Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, abrigando as regiões de Fagundes, Barra Mansa, Secretário, Retiro das Pedras, Alto Pegado, Vila Rica, Taquaril e Pedro do Rio. A área é constituída por algumas montanhas e vales, tendo a Serra das Cambotas em Secretário, e a Pedra do Taquaril, e também o Vale de Secretário.

Foto: Reprodução/O Trem Expresso

10- Brejal

Situado no Distrito da Posse, a 60 minutos do Centro Histórico de Petrópolis e a cerca de 20 minutos do distrito de Itaipava, o Brejal é considerado um pequeno paraíso rural que se destaca por suas plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes.

Saiba mais: Roteiro do Brejal: confira dicas para um bate e volta nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Reprodução/Viver e Viajar

11- Vale do Taquaril

Localizado em Pedro do Rio, 4º distrito de Petrópolis, o Vale do Taquaril se destaca pela paisagem que o cerca, sendo um dos principais destaques a Pedra do Elefante, com cerca de 1.800 metros de altitude. Região rural a 20 minutos de Itaipava e a 40 minutos do Centro Histórico de Petrópolis, a área traz, ainda, inúmeras cachoeiras de água pura.

Saiba mais: 5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Blog Trilhas, Natureza e Fotografia

12- Vale do Bonfim

Situado em Corrêas, o Vale do Bonfim fica a aproximadamente 18 km do Centro Histórico de Petrópolis, ocupando uma área de cerca de 150 hectares, a 1000m de altitude. Seu principal atrativo é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que possui rica flora e fauna, paisagens exuberantes e uma série de caminhadas, cachoeiras e travessias.

Saiba mais: 5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos em Petrópolis

Fotos: @loucosporviagem e @maladeaventuras

13- Corrêas

Porta de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a região de Corrêas é ideal para os amantes da natureza. Reunindo uma série de roteiros para quem busca aventura, excelentes opções gastronômicas e a proximidade com agricultores, o local consegue unir privacidade, lazer e qualidade de vida. Bem localizada, a região de Corrêas permite o fácil acesso a Nogueira, Bonsucesso, Itaipava e ao próprio Centro.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Corrêas? Confira o guia completo sobre o bairro

14- Samambaia

Onde os prédios ainda são minoria, a região do Samambaia é daquelas em que reina a tranquilidade. Com um dos climas mais agradáveis de Petrópolis, a localidade está situada entre o Centro da cidade e Itaipava e, por isso, oferece aos moradores o melhor dos dois mundos. Devido a sua proximidade com o terceiro distrito, a região costuma apresentar um clima bastante agradável, normalmente acompanhado de Sol.

Um dos condomínios localizados no bairro – Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar no Samambaia? Confira o guia completo sobre o bairro

15- Bonsucesso

Famoso por sua proximidade com o centrinho de Itaipava, Bonsucesso também é conhecido por abrigar confortáveis casas e, inclusive, sítios de luxo. Por causa de sua proximidade com o terceiro distrito, quem mora em Bonsucesso tem fácil acesso ao Parque Municipal de Itaipava, ao Hortomercado, ao polo gastronômico, à Feirinha de Itaipava e aos programas de ecoturismo da região.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Bonsucesso? Confira o guia completo sobre a região

Para conhecer os imóveis disponíveis para venda e aluguel não apenas nessas regiões, mas em outros bairros petropolitanos, confira o site da Fonseca Imóveis. A empresa existe desde 1988 e é referência no mercado imobiliário da cidade. Ao todo, são propriedades em quase 50 regiões do município.

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Fonseca Imóveis
visitar Fonseca Imóveis Fonseca Imóveis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir