Connect with us

10 bairros e distritos em Petrópolis que ficam próximos de Itaipava

Cidade

#BairrosDePetrópolis

10 bairros e distritos em Petrópolis que ficam próximos de Itaipava

Pra curtir o polo gastronômico e o lazer de Itaipava

Nos últimos meses a Sou Petrópolis desenvolveu uma série de reportagens com 14 guias completos sobre bairros da cidade. Com base em nossas pesquisas e, em parceria com a Fonseca Imóveis, hoje você confere alguns bairros e regiões em Petrópolis que ficam próximos do concorrido distrito de Itaipava. O resultado você confere a seguir!

1- Araras

Definição de tranquilidade em meio à natureza, Araras é querida por petropolitanos e, principalmente, cariocas, que sempre que podem encontram refúgio na região. Localizada no segundo distrito de Petrópolis, a área é conhecida por suas atrações ecológicas, cachoeiras e gastronomia. O vale guarda recantos e tem na sua privacidade seu maior e principal tesouro!

Foto: Reprodução/Instagram @sarafsarto

Saiba mais: Como é morar em Araras? Confira o guia completo sobre a região

2- Samambaia

Onde os prédios ainda são minoria, a região do Samambaia é daquelas em que reina a tranquilidade. Com um dos climas mais agradáveis de Petrópolis, a localidade está situada entre o Centro da cidade e Itaipava e, por isso, oferece aos moradores o melhor dos dois mundos. Devido a sua proximidade com o terceiro distrito, a região costuma apresentar um clima bastante agradável, normalmente acompanhado de Sol.

Um dos condomínios localizados no bairro – Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar no Samambaia? Confira o guia completo sobre o bairro

3- Bonsucesso

Famoso por sua proximidade com o centrinho de Itaipava, Bonsucesso também é conhecido por abrigar confortáveis casas e, inclusive, sítios de luxo. Por causa de sua proximidade com o terceiro distrito, quem mora em Bonsucesso tem fácil acesso ao Parque Municipal de Itaipava, ao Hortomercado, ao polo gastronômico, à Feirinha de Itaipava e aos programas de ecoturismo da região.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Bonsucesso? Confira o guia completo sobre a região

4- Corrêas

Porta de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a região de Corrêas é ideal para os amantes da natureza. Reunindo uma série de roteiros para quem busca aventura, excelentes opções gastronômicas e a proximidade com agricultores, o local consegue unir privacidade, lazer e qualidade de vida. Bem localizada, a região de Corrêas permite o fácil acesso a Nogueira, Bonsucesso, Itaipava e ao próprio Centro.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Corrêas? Confira o guia completo sobre o bairro

5- Nogueira

Considerada uma das regiões mais tranquilas de Petrópolis, Nogueira é ideal para quem procura uma pausa na rotina. Com jeitinho de interior, a vida nesse bairro está centrada nas redondezas de sua praça principal. Além de caminhadas pela própria área, como o indispensável passeio no entorno do lago de Nogueira, há quem decida esticar um pouquinho o trajeto e ir até Itaipava a pé.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Nogueira? Confira o guia completo sobre o bairro

6- Castelo São Manoel

O Castelo de São Manoel é uma referência tão marcante na cidade que acabou “emprestando” seu nome para o bairro em que está localizado em Corrêas. O terreno em que se encontra o castelo, erguido no mais tradicional estilo inglês da década de 20, era a sede da fazenda de Olaria, que pertencia ao célebre Padre Correia. O interior do castelo já foi bastante modificado, mas a fachada, as torres e a escadaria clássica ainda mantêm-se conservadas.

Foto: Reprodução/Instagram @mtbnaserra

7- Vale das Videiras

Localizado em Araras – entre Petrópolis, Miguel Pereira e Paty do Alferes, o Vale das Videiras é um recanto encantador que, desde a pandemia, tem sido cada vez mais descoberto por petropolitanos e cariocas, já que fica a apenas 100 km do Rio. Rodeada por belíssimas montanhas, a região oferece gastronomia impecável, cachoeiras, poço, trilhas, artesanato e, acima de tudo, o cenário ideal para quem quer respirar ar fresco e relaxar.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Saiba mais: Roteiro do Vale das Videiras: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse lugar encantador de Petrópolis

8- Vale do Cuiabá

Lindo destino da região serrana, o Vale do Cuiabá fica entre Petrópolis e Teresópolis. Indicada para quem busca momentos de relaxamento, sem abrir mão do conforto e dos centros urbanos, a localidade fica próxima de Itaipava e de seus restaurantes, lojas e cafés. O Vale é conhecido, entre outros motivos, pelo cultivo de verduras, hortaliças, frutas, queijos, geleias e trutas.

Foto: Bruno Mattos Fotografia

9- Secretário

Situado no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, a região de Secretário abriga restaurantes, fazendas, hotéis, trilhas e pontos turísticos. Cada vez mais conhecida e querida em razão da pandemia, a área tem se tornado destino de quem quer desfrutar da tranquilidade da Serra. É possível andar de quadriciclo na região, conhecer empreendimentos locais e conhecer refúgios naturais.

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

Saiba mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

10- Pedro do Rio

Situado a cerca de 27 km do Centro Histórico, Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, abrigando as regiões de Fagundes, Barra Mansa, Secretário, Retiro das Pedras, Alto Pegado, Vila Rica, Taquaril e Pedro do Rio. A área é constituída por algumas montanhas e vales, tendo a Serra das Cambotas em Secretário, e a Pedra do Taquaril, e também o Vale de Secretário.

Foto: Reprodução/O Trem Expresso

Para conhecer os imóveis disponíveis para venda e aluguel não apenas nessas regiões, mas em outros bairros petropolitanos, confira o site da Fonseca Imóveis. A empresa existe desde 1988 e é referência no mercado imobiliário da cidade. Ao todo, são propriedades em quase 50 regiões do município.

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Fonseca Imóveis
visitar Fonseca Imóveis Fonseca Imóveis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir