Connect with us

Como é morar em Araras? Confira o guia completo sobre a região

Cidade

#BairrosDePetrópolis

Como é morar em Araras? Confira o guia completo sobre a região

Clima, facilidades encontradas nas redondezas, atrativos e preços de aluguel e compra de imóveis. A gente te conta tudo!

Definição de tranquilidade em meio à natureza, Araras é querida por petropolitanos e, principalmente, cariocas, que sempre que podem encontram refúgio na região. Localizada no segundo distrito de Petrópolis, a área é conhecida por suas atrações ecológicas, cachoeiras e gastronomia. Na sétima edição da série de guias sobre onde morar na cidade, conheça Araras: um vale que guarda recantos, tendo na sua privacidade seu maior tesouro!

1- Sobre Araras

Considerado, desde 1995, um distrito ecológico, Araras é uma microrregião que compreende a Reserva Biológica de Araras e a Zona de Vida Silvestre da Maria Comprida. Caracterizada por sua beleza natural e pela biodiversidade que guarda, Araras é uma espécie de vale localizado entre paredes de montanhas que, em alguns casos, atingem os 1.900 metros! Nem precisa falar mais pra entender que é um verdadeiro refúgio em meio à cidade, né?

Foto: Reprodução/Instagram @sarafsarto

O melhor acesso a Araras é pela BR-040: rodovia que interliga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora e, dali, a Belo Horizonte e Brasília. A saída 65, no km 65, nos dois sentidos, é o lugar certo para deixar a BR-040 e entrar em uma bela estrada de montanha, a RJ-117, localmente chamada de Estrada Bernardo Coutinho e que vai te levar à região de Araras.

2- O clima

Região montanhosa, Araras é cercada por vegetação, o que a torna mais fresquinha no verão e, consequentemente, mais gelada no inverno. Por causa de suas características naturais, o local – que engloba desde o Vale da União,  Comércio, Perobas, Maria Comprida, Mata Cavalo, Vista Alegre, até a Fazenda Araras (Denasa), Malta e o Vale das Videiras – é um convite à realização de trilhas, escaladas e visitação às cachoeiras das redondezas.

Foto: Reprodução/Instagram @dra.paulabistara.mastologista

3- Moradia

Em parceria com a Administradora Fonseca Imóveis, a Sou Petrópolis constatou que a média de preço entre os imóveis à venda em Araras varia entre R$ 320 mil e R$ 7.800.000. Reservado, o distrito ecológico é procurado por quem quer tranquilidade em meio à natureza, sem estar completamente isolado dos centros urbanos. As casas garantem bastante privacidade e a experiência de estar imerso num distrito ecológico.

Saiba mais sobre as opções de venda de imóveis clicando aqui.

Abaixo, algumas opções de imóveis à venda em Araras.

4- Principais atrativos

Araras tem como principal proposta o contato com o que a região tem a oferecer de melhor, seja no ecoturismo, na hospedagem ou na gastronomia. Entre as trilhas fazem sucesso a da Maria Comprida, a Travessia Araras x Vale das Videiras, a Trilha da Mensagem e o Morro dos Palmares. Já para quem busca restaurantes no local, um dos principais destaques é o Afrânio: “o cantinho mais aconchegante de Araras”, como eles mesmos descrevem.

Dica: pela proximidade com o Vale das Videiras, quem visita, se hospeda ou até mora em Araras acaba estendendo o passeio para o Vale, onde ficam, por exemplo, as cachoeiras da Ponte Funda e das Sete Quedas. A região é um encanto só, com a oferta de passeios de bicicleta, artesanato e restaurantes de onde você não vai querer sair, como o premiado Nas Videiras, o aconchegante Galpão Caipira e uma franquia da famosa Momo Gelato.

5- Facilidades nas redondezas

Justamente por estar localizada num vale, acaba que Araras não dispõe de tantas comodidades como outras regiões mais habitadas, mas isso não faz mal, já que quem a visita não apenas sabe disso, como a escolhe justamente por ser mais remota e isolada. Ainda assim, é possível encontrar por lá um posto de gasolina, uma unidade básica de saúde, uma farmácia, alguns mercadinhos e delicatéssens.

Fotos: Reprodução/Instagram @juliana.medeiross – @kayllalm

Importante: no caso de emergências de saúde, os principais hospitais da região ficam no Centro de Petrópolis, o que pode levar mais de 1h30 de viagem.

6- Aspectos positivos x negativos

Aspectos Positivos: paisagens deslumbrantes, variadas opções de ecoturismo, possibilidade de isolamento sem se afastar completamente dos centros urbanos, propriedades residenciais amplas e com bastante privacidade;

Aspectos Negativos: distância dos principais hospitais de Petrópolis em caso de emergências, alto custo de vida.

Veja também:

E aí, o que você mais gosta em Araras? Conta pra gente nos comentários! =)

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Fonseca Imóveis
visitar Fonseca Imóveis Fonseca Imóveis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir