Connect with us

10 bairros em Petrópolis com opções culturais e de lazer nas redondezas

Cidade

#BairrosDePetrópolis

10 bairros em Petrópolis com opções culturais e de lazer nas redondezas

Cartões-postais a poucos minutos de caminhada

Nos últimos meses a Sou Petrópolis desenvolveu uma série de reportagens com 14 guias completos sobre bairros da cidade. Com base em nossas pesquisas e, em parceria com a Fonseca Imóveis, hoje você confere 10 bairros em Petrópolis com opções culturais e de lazer nas redondezas. O resultado você confere a seguir!

1- Centro

Tem local mais rico em cultura do que o Centro Histórico de Petrópolis? Com opções de museus, atividades ao ar livre e roteiros de compras, é nele que estão cartões-postais como a Catedral São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial; os museus de porcelana e de cera; a Praça da Liberdade e a Rua Teresa, por exemplo.

Outros destaques: Casa de Santos Dumont, Palácio Rio Negro, Casa de Petrópolis (famosa Casa dos Sete Erros), o monumento do Obelisco, Palácio de Cristal, corredor de guarda-chuvas do Liberty Garden, Teatro D. Pedro II, Parque Natural da Ipiranga, Rua 16 de Março.

Fotos: Mala de Aventuras – Facebook/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar no Centro de Petrópolis? Confira o guia completo sobre a região

2- Valparaíso

Ponto intermediário entre o Quitandinha e o Centro de Petrópolis, o Valparaíso fica a cerca de cinco minutos do coração da cidade e a uma hora do Rio de Janeiro. Além de seu famoso polo gastronômico, a região também é sede do Trono de Fátima e da Casa Stefan Zweig, onde viveu o escritor austríaco de mesmo nome.

Fotos: Instagram @quit_torrez

Saiba mais: Como é morar no Valparaíso? Confira o guia completo sobre a região

3- Castelanea

A Castelanea está localizada numa área que é chave no que diz respeito ao lazer! Além do Museu Casa do Colono, de pracinhas e uma quadra pública, ela fica a menos de cinco minutos da Casa de Stefan Zweig e da Fábrica de Chocolates Patrone.

Dica: Também bem pertinho dela estão a Pista de Voo Livre do Siméria, o Museu do Artesanato, o Parque Cremerie, o Palácio Quitandinha e o Parque São Vicente.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar na Castelanea? Confira o guia completo sobre a região

4- Quitandinha

Melhor dos dois mundos, o Quitandinha traz opções de passeios históricos, como a imprescindível visita ao glamoroso Palácio Quitandinha, e também rotas de ecoturismo, como a trilha da Pedra do Quitandinha. A poucos minutos dali estõ também o Parque Cremerie e o Museu do Artesanato, na Ponte Fones.

Foto: Reprodução/@lipesantarosa1

Saiba mais: Como é morar no Quitandinha? Confira o guia completo sobre o bairro

5- Bingen

Famoso pela alta concentraçõ de restaurantes, é no Bingen que estão localizadas a tradicionalíssima pizzaria e churrascaria Luka’s, as famosas pizzas à metro do Burguer Club & Grill Barbaridade, o Paulistão, além de hamburguerias e estabelecimentos especializados na culinária japonesa.

Dica: o Bingen também tem um dos principais polos de Moda de Petrópolis, com dois shoppings e lojas de vestuário.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar no Bingen? Confira o guia completo sobre o bairro

6- Itaipava

Sucesso entre turistas e petropolitanos, Itaipava traz opções para todos os gostos. Tem o Parque Municipal de Itaipava, o Castelo de Itaipava, o Hortomercado Municipal, programas de ecoturismo – a exemplo das trilhas, mirantes e cachoeiras da região, além dos badalados shoppings do distrito.

Dica: também é em Itaipava que estão localizados a La Grande Vallée – Casa do Pequeno Príncipe; a famosa Feirinha de Itaipava, com seus mais de 300 boxes; e os restaurantes que fazem do distrito um verdadeiro polo gastronômico à parte.

Fotos: Reprodução/Granja Brasil  – @tonaserrabr

Saiba mais: Como é morar em Itaipava? Confira o guia completo sobre o distrito

7- Nogueira

Não tem como falar em Nogueira sem mencionar sua estação! Coração do bairro, é nela que estão preservadas as informações culturais e históricas da região. Tem também o famoso Lago de Nogueira e o jardim botânico de Nogueira que, situado nas imediações do lago, faz do trecho excelente alternativa para um fim de tarde.

Dica: Fazem parte do bairro, ainda, o Sesc de Nogueira e os tradicionais Promenade Country Club, e Petrópolis Golf Clube.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Nogueira? Confira o guia completo sobre o bairro

8- Mosela

Ponto intermediário entre o Bingen e o Centro, a Mosela está próxima de centros gastronômicos desses dois locais! Além disso, o bairro – que dispõe até de choperia – conta com empreendimentos mais recentes que são sucesso, como o charmoso Grano, que fica dentro do Supermercado Armazém do Grão do bairro!

Dica: a Mosela costuma servir de “atalho” pelos moradores para regiões como a Fazenda Inglesa e Itaipava!

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar na Mosela? Confira o guia completo sobre o bairro

9- Retiro

Considerado um bairro seguro e familiar, o Retiro oferece algumas opções de lazer. Para os aventureiros, a pedida é a famosa trilha da Pedra do Retiro. É possível, ainda, fazer a visitação ao Orquidário Binot e, dependendo da estação, admirar uma das ruas em que mais florescem cerejeiras na cidade! A Vidal de Negreiros.

Dica: recentemente foi inaugurada no bairro a Casa da Cria Local: um espaço dedicado à cultural e ao comércio local, com armazém, livraria, bruncheria, cervejaria e bar.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar no Retiro? Confira o guia completo sobre a região

10- Corrêas

Responsável por abrigar a sede de Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – o parque com a maior rede de trilhas do Brasil, o bairro também permite esticadinhas para as localidades e atrações vizinhas, como o Sesc de Nogueira e o Parque Municipal de Itaipava, por exemplo.

Destaques: Para quem curte esportes, o bairro é sede do quase centenário Esporte Clube de Corrêas. E quando o assunto é gastronomia, o que não faltam são opções! Tem pastelaria logo na entrada da Praça de Correas, o polo gastronômico Quintal do Prado, o Tourinho, o restaurante Brassaria Matriz, as pizzarias delivery da Redonda e da Sottiles, além dos próprios produtores do Vale do Bonfim, com quem é possível comprar legumes, verduras e frutas diretamente!

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Saiba mais: Como é morar em Corrêas? Confira o guia completo sobre o bairro

Para conhecer os imóveis disponíveis para venda e aluguel não apenas nessas regiões, mas em outros bairros petropolitanos, confira o site da Fonseca Imóveis. A empresa existe desde 1988 e é referência no mercado imobiliário da cidade. Ao todo, são propriedades em quase 50 regiões do município.

Veja também:

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Fonseca Imóveis
visitar Fonseca Imóveis Fonseca Imóveis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir