10 bairros de Petrópolis para conhecer e se encantar
Conheça os melhores restaurantes, pontos turísticos e espaços de lazer dos principais bairros da cidade
A cidade de Petrópolis conta com cinco distritos e mais de 40 bairros em seus 790km de extensão. E assim como no Centro Histórico, cada um desses refúgios reúne inscríveis restaurantes, pontos turísticos e espaços de lazer. E para ajudar quem quer conhecer cada cantinho do município, reunimos nesta lista 10 bairros de Petrópolis para se encantar.
1. Itaipava
Itaipava é tida, muitas vezes, como uma própria cidade pela variedade de opções de lazer disponíveis na região. O terceiro distrito de Petrópolis conta com polos de compras, restaurantes, pousadas, confeitarias, áreas públicas de lazer e muito mais!
Saiba mais: 11 dicas do que fazer em um dia em Itaipava
Feirinha de Itaipava e Shopping Itaipava. Fotos: Divulgação
2. Quitandinha
O Quitandinha é conhecido pelos petropolitanos e turistas por abrigar um dos principais cartões postais da Cidade Imperial: Palácio Quitandinha. Cheio de histórias, ótimas experiências e cenários incríveis, o bairro é ótimo para quem quer passar um dia explorando outros espaços da Cidade Imperial.
Saiba mais: 8 dicas do que fazer em um dia no Quitandinha
Fotos: Reprodução/Instagram @fotografadecasamentosrj – @hipoggrifo
3. Corrêas
Bem localizada entre o Centro de Petrópolis e Itaipava, a região de Corrêas é ideal para os amantes de uma boa gastronomia e natureza.
Saiba mais: 6 dicas do que fazer em um dia em Corrêas
Foto: Divulgação e @brenomadeira
4. Nogueira
Considerada uma das regiões mais tranquilas de Petrópolis, Nogueira é ideal para quem procura uma pausa na rotina. Com jeitinho de interior, o bairro é visto como uma ótima opção para quem quer aproveitar um clima de calmaria.
Saiba mais: 6 dicas do que fazer em um dia em Nogueira
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
5. Castelânea
Destinada aos colonos alemães no passado, a região da Castelânea ainda preserva a tranquilidade de antigamente, com as facilidades do presente. Situada a 10 minutos do pórtico de entrada de Petrópolis pelo Quitandinha e a outros 10 minutos do Centro, o bairro é um verdadeiro trunfo para quem busca a proximidade com o coração da cidade e com a saída para a BR-040.
Saiba mais: 6 dicas do que fazer em um dia na Castelânea
Cervejaria Colonus e Brownie do Ton. Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
6. Valparaíso
Considerado um dos principais polos gastronômicos de Petrópolis, o Valparaíso, que fica a cerca de 5 minutos do Centro Histórico, é um dos bairros mais frequentados oetropolitanos e turistas. Tranquila, a região dispõe de restaurantes, armazéns, padarias e de um dos principais cartões-postais da cidade: o Trono de Fátima.
Saiba mais: 6 dicas do que fazer em um dia no Valparaíso
Trono de Fátima e Casa Stefan Zweig. Fotos: José Renato Lisboa Cordeiro e @quit_torrez
7. Mosela
Caracterizada pela proximidade com o centro da cidade, a Mosela é um dos trechos que mais cativam em Petrópolis. O bairro é perfeito para quem deseja fugir da agitação, mas, ao mesmo tempo, manter o clima da “Avenida”.
Saiba mais: 6 dicas do que fazer em um dia na Mosela
Museu de motos clássicas japonesas e Restaurante Ponto BR. Fotos: Divulgação
8. Retiro
Ponto intermediário entre o Centro Histórico e Itaipava, o bairro Retiro abriga alguns lugares incríveis para visitação, em especial, para quem ama a natureza.
Saiba mais: 4 dicas do que fazer em um dia no Retiro
Orquidário Binot e Pedra do Retiro. Fotos: @yannaduqueis e @gui.santiag0
9. Secretário
Secretário é uma região que encanta pela natureza e conforto da roça. O bairro do distrito de Pedro do Rio conta com restaurantes, fazendas, hotéis, pontos turísticos e muito mais!
Saiba mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis
Cachoeira da Rocinha e Quadriexplorer. Fotos: Instagram @joserenato.lisboacordeiro e Arquivos Sou Petrópolis
10. Vale das Videiras
A pouco mais de 30 km do Centro da cidade, o Vale das Videiras é um dos refúgios mais charmosos de Petrópolis. Lá, é possível andar de bicicleta, curtir uma cachoeira e desfrutar de uma boa gastronomia.
Saiba mais: Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis