Connect with us

15 dicas de lazer para aproveitar o feriado do Dia do Colono Alemão em Petrópolis

Lazer

15 dicas de lazer para aproveitar o feriado do Dia do Colono Alemão em Petrópolis

Visitar pontos turísticos, apreciar a gastronomia, conferir a natureza, curtir os eventos e muito mais!

Nesta quinta-feira, 29 de junho, é comemorado o Dia da Chegada dos Primeiros Colonos Alemães em Petrópolis. A data é instituída como feriado municipal e, pensando em ajudar os petropolitanos e os turistas que vão estar pela cidade, reunimos nesta lista 15 dicas de lazer para aproveitar o melhor do feriado em Petrópolis.

Fotos Reprodução Instagram: @fotosdepassagem e @introvignethaina

1. Ir à Bauernfest

O evento perfeito para curtir a data é a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que acontece de terça a domingo, até o dia 9 de julho, com muita música, dança, cultura e gastronomia típicas da Alemanha. Confira o horário de funcionamento do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, os dois principais palcos da festa:

  • De terça a quinta, das 12h às 22h
  • De sexta a sábado, das 10h às 00h
  • E aos domingos, das 10h às 22h

E aqui vai uma dica, nesta quinta-feira (29), os espaços funcionarão em horário extendido, das 10h às 22h.

Veja também: 18 dicas pra curtir o melhor da Bauernfest em Petrópolis

Fotos: @tatis_tavares e Arquivos Sou Petrópolis

2. Conhecer mais da cultura alemã

Última casa germânica remanescente em Petrópolis, a Casa do Colono, construída em 1847, foi residência de famílias de colonos – a primeira delas a Kaiser. O acervo do local é de cerca de 336 peças doadas por descendentes dos imigrantes e evidencia o estilo de vida simples da época.

Veja também: 8 fatos e curiosidades sobre a Casa do Colono, localizada em Petrópolis

Foto: Bruno Ferreira Soares

3. Curtir a Festa Tanzen

A Festa Tanzen, que faz sucesso durante a Bauernfest desde 2015, fará uma nova edição neste ano, que promete ser a maior desde o seu início. O evento segue até 8 de julho com um line up recheado de artistas como Dubdogz, MD Chefe, Zuffo, MC Marcinho e FP do Trem Bala.

Veja também: Dubdogz, MD chefe, MC Marcinho e outros artistas se apresentam na Tanzen, em Petrópolis

Fotos: Reprodução Youtube @MDChefe e @Dubdogz, Instagram @mcmarcinho

4. Conhecer a Vila Cervejeira

No ano passado, algumas das principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! As cervejarias ficam próximas umas das outras, o que facilita o passeio mesmo em dias frios ou chuvosos.

Veja também: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5. Admirar o pôr do sol

O pôr do Sol no inverno tem um charme a mais. Estação em que o céu fica mais claro, é uma ótima época para conhecer a cidade a partir de novas perspectivas e explorar os mirantes do município. A 838 metros acima do nível do mar, Petrópolis oferece uma verdadeira imersão na Serra, a começar pelas vistas extraordinárias encontradas por aqui.

Veja também: 10 mirantes para aproveitar as tardes em Petrópolis

Fotos – Mirante da Serra Petrópolis – Teresópolis: Reprodução/Instagram @isadoraguedes.estetica

6. Fazer um piquenique

Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. São várias opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!

Veja também: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @flaviapiresexplora e @will_justen

7. Fazer uma trilha

Embora mais conhecida por seu turismo histórico-cultural, Petrópolis é um dos destinos favoritos de quem deseja conhecer as montanhas em meio ao clima mais ameno como o da Serra. A temporada de montanhismo costuma ter início em maio e reunir fins de tarde alaranjados, noites lindas e uma atmosfera mais seca, boa para a realização da prática.

Veja também: Temporada de Montanhismo: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @iviiklein_guia – @trekkinhestilodevida

8. Renovar o guarda-roupa

Para quem não resiste a uma comprinha, Petrópolis se revela tentadora no campo da moda! Lar de empresas familiares e gerenciadas há gerações, a cidade conta com dezenas de confecções, costureiras e firmas que vão te fazer querer renovar o estilo no inverno. Nossa recomendação é aproveitar a Rua Teresa e a Feirinha de Itaipava.

Veja também: 17 lojas para comprar moletons, tricôs e casacos na Feirinha de Itaipava / 10 lojas da Rua Teresa para comprar casacos para os dias mais frios em Petrópolis

Fotos: Divulgação

9. Experimentar as comidas de inverno

Com a chegada do inverno, Petrópolis se torna um destino ainda mais encantador para os amantes da boa gastronomia. Para aquecer os dias frios, algumas ótimas opções são as massas, caldos, chocolates quentes, cafeterias e fondues.

Veja também: 5 comidinhas que você precisa provar no inverno em Petrópolis

Foto: Brownie do Ton – Arquivo/ Sou Petrópolis

10. Visitar uma fábrica

Petrópolis é conhecida por sua rica história e herança cultural. A cidade abriga algumas fábricas super legais que podem ser visitadas, desde de chocolates até de queijos! Cada uma oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a produção desses produtos tradicionais e desfrutem de degustações deliciosas.

Veja também: Conheça 8 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

11. Apreciar um vinho

Dizem que não tem lugar melhor para apreciar um bom vinho do que nas montanhas. Petrópolis tem ótimas opções para quem é amante do segmento. De restaurantes aconchegantes e munidos de adegas próprias a vinícolas nas redondezas para se surpreender e encantar!

Veja também: Roteiro para quem ama vinho em Petrópolis: restaurantes e vinícolas próximas para conhecer e se encantar

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

12. Aproveitar os restaurantes aconchegantes da cidade

Que atire a primeira pedra quem, quando o inverno se aproxima, não gosta de se dar o prazer de alguns confortos. Com sua diversificada gastronomia, uma opção para as noites frias na cidade são os restaurantes aconchegantes sediados em Petrópolis.

Veja também: 18 restaurantes aconchegantes para curtir o frio em Petrópolis

Fotos: Divulgação Floripio Gastronomia – Reprodução/Instagram @leticiaalmeidaj

13. Fazer o tour até a torre da Catedral São Pedro de Alcântara

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, sendo destino de muitos turistas. Com a reinauguração em julho de 2022, o espaço passou a contar com a Galeria Auto expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes podem subir até a torre e apreciar uma linda vista do Centro Histórico.

Veja também: Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

14. Renovar as energias no Vale do Amor

Um lugar único, em meio à natureza e com a proposta de conectar você com a sua espiritualidade, com paz e tranquilidade. Esse é o Vale do Amor! Santuário a céu aberto que desperta o que há de mais sagrado nos visitantes. As visitações acontecem todos os dias, de 8h às 17h.

Veja também: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Fotos: Reprodução/Instagram @amandasantosfotografias e @felipelombardi

15. Visitar o Orquidário Binot, o mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: @dudaiannuzzi e @yannaduqueis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir