Connect with us

Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

Turismo

Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

Tomar café, conhecer a história do monumento e apreciar uma bela vista do Centro Histórico

*Matéria atualizada no dia 23 de agosto de 2023

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, sendo destino de muitos turistas. A sua imponência, história e arquitetura chamam a atenção e é quase impossível passar por lá sem tirar uma foto. A Sou Petrópolis separou um roteiro com tudo o que é possível fazer no local.

1. Assistir à missa

No templo religioso as santas missas acontecem de segunda-feira a sábado, às 8h, e aos domingos, às 9h30, 11h30 e 18h30.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

2. Conhecer a história

Com a reinauguração em julho de 2022, a Catedral passou a contar com a Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes têm acesso à história do prédio, por meio de dois totens, e a câmeras que mostram toda a parte superior da igreja.

Além disto, ainda na parte superior encontra-se a passarela, permitindo um passeio sobre as cúpulas da Catedral, olhando o telhado e projetores contando toda sua história, desde a fundação até os dias atuais.

Foto: Divulgação

As visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h. Não é permitido o tour durante o horários das missas e às segundas-feiras o espaço fica fechado. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral)

Já às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.

Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

3. Visitar a Torre

Durante o passeio à Galeria, também é possível acessar o mirante, onde é possível ter uma das melhores vistas do Centro Histórico. De lá, toda a Avenida Koeler e outros pontos centrais da cidade, como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Praça da Liberdade podem ser observados.

Foto: Divulgação

4. Ver a Capela Imperial

Muitas pessoas não sabem, mas a Catedral abriga um Mausoléu. Inaugurado em 1939, por Getúlio Vargas, o espaço guarda os restos mortais da Família Imperial. Sobre as lápides, estão esculturas em tamanho real de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, bem como de Conde D’Eu e Princesa Isabel.

A chamada “capela imperial” é protegida por grades de bronze e rodeada por vitrais que contam momentos emblemáticos da história da cidade.

#Curiosidade: o escultor que fez essa e outras obras icônicas do Brasil, é petropolitano, saiba mais: Conheça o morador de Petrópolis por trás de grandes monumentos da história do Brasil

Foto: @vivereviajar

5. Tomar um café

Após a reforma, a Catedral ganhou um espaço com a Cafeteria Inverno D’Itália que se recuperou após as tragédias de fevereiro e março. Depois de fechar a loja da Rua do Imperador, destruída pelas enchentes, a marca se mudou para a Avenida Ipiranga e recomeçou. Buscando expandir os negócios, o estabelecimento tem a oportunidade de estar em um dos pontos turísticos mais famosos de Petrópolis.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Tirar lindas fotos

Durante essa visita, é quase obrigatório registrar o momento. Seja em frente ao monumento ou nas varandas da Catedral, o cenário sempre rende belas imagens.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

Saiba mais sobre a Catedral São Pedro de Alcântara aqui: 7 fatos e curiosidades sobre a Catedral São Pedro de Alcântara

Mais informações: Tel: (24) 2242-4300 / 2246-1223 / 98829-1080 (WhatsApp)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir