Connect with us

18 dicas pra curtir o melhor da Bauernfest em Petrópolis

Agenda

18 dicas pra curtir o melhor da Bauernfest em Petrópolis

Curtir a gastronomia, danças, apresentações musicais, festas, cultura e muito mais!

A 34ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, começa nesta sexta-feira (23) com muita música, dança, cultura e gastronomia típicas do maior evento de Petrópolis. E para auxiliar quem vai aproveitar os 17 dias de festa, separamos 16 dicas pra curtir o melhor da Bauern. Confira!

Foto: Serra Drone

1. Fique atento aos horários

Muita gente acredita que a Bauernfest acontece apenas aos finais de semana, mas vale ressaltar que as atividades seguem de terça a domingo em diversos espaços da cidade.

Confira o horário de funcionamento do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, os dois principais palcos da festa:

  • De terça a quinta, das 12h às 22h
  • De sexta a sábado, das 10h às 00h
  • E aos domingos, das 10h às 22h

Na próxima quarta-feira (28) e quinta-feira (29), os espaços funcionarão das 10h às 00h e das 10h às 22h, respectivamente.

Fotos: Serra Drone

2. Não fique só no Palácio de Cristal

O coração da Bauernfest é, sem dúvidas, o Palácio de Cristal, onde acontece a maior parte da programação. Porém, além deste espaço, a festa se estenderá para a Rua Alfredo Pachá, que vai receber 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes, e para a Casa da Educação Visconde de Mauá, que vai receber o restaurante oficial da festa.

A Praça da Liberdade também receberá a festa, com mais quatro espaços gastronômicos e duas foodbikes, além do Centro de Cultura Raul de Leoni, Museu Casa do Colono e os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse. Para estes lugares, a programação ainda não foi divulgada.

Foto: Edgar Pujol

3. Curta a Bauern de dia e à noite

Para quem prefere aproveitar a festa de forma mais tranquila, uma boa opção é visitá-la durante a manhã e tarde, em especial de terça a quinta, que é quando ela fica menos cheia. Em contrapartida, a noite é ótima para quem quer entrar com tudo no clima da festa, aproveitar as danças e se esquentar com um bom chocolate quente.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

4. Prove as comidas típicas

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal foram definidos pelo Clube 29 de Junho. São eles: Casa Brüder, Casa do Alemão, Gehren, Kiosque do Alemão, Pavelka e Scharder, além do próprio Clube, que também terá um restaurante no espaço.

Outros estabelecimentos conhecidos por oferecerem o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis, e que vão poder ser apreciados pelos visitantes, são a chocolateria Katz e a confeitaria Willemsen.

comidinhas bauern - sou

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

5. E também as bebidas

Além da parte gastronômica, as cervejas artesanais também vão marcar presença. 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis vão participar do evento, em um espaço compartilhado nos jardins do Palácio de Cristal.

São elas: Alter, Brassaria Matriz, Brewpoint, Colonus, Criatura, Da Corte, De Souza, Doutor Duranz, Duas Torres, Duzé, Guapa, Latitude22hopgarden, Madame Machado, Odin, Real, Rocky Garden, Sampler, Serra Velha e Tortuga.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

6. Participe dos concursos

A programação Bauernfest vai contar com os tradicionais e animados concursos de chope em metro, da lanterna, do chapéu mais enfeitados e de poesia.

Veja também: Bauernfest terá concursos de chope em metro, lanterna, chapéu mais enfeitado e poesia / 4 competições para não perder na Bauernfest 2023, em Petrópolis

Foto: Isabela Lisboa

7. E também dos Jogos Germânicos

As competições da quinta edição dos Jogos Germânicos de Petrópolis, que integram a programação da Bauernfest, começam já neste sábado (24). Cabo de guerra, corrida de saco, da bolinha na colher, com toras e com barril de chopp vão acontecer na Praça da Liberdade, nos finais de semana da festa, a partir das 10h.

Veja também: Jogos germânicos prometem animar a 34ª Bauernfest em Petrópolis 

Foto: Divulgação

8. Confira os desfiles

Os tradicionais desfiles da Bauernfest vão acontecer nos três finais de semana da maior festa de Petrópolis. Os desfiles folclóricos acontecem no primeiro e último domingo da festa, nos dias 25 de junho e 9 de julho, respectivamente. As apresentações pelas ruas do Centro Histórico têm início às 10h. A programação é gratuita.

Veja também: Tradicionais desfiles da Bauernfest acontecem nos três finais de semana da festa

Foto: Divulgação

9. Curta as apresentações musicais

O Palácio de Cristal contará com dois palcos, o Koblenz, montado nos jardins do espaço, e o Engelbert Seiler, que fica dentro do Palácio. Lá é onde acontece a maior parte das apresentações e shows musicais, além da Praça da Liberdade.

Veja também: 10 destaques da programação do primeiro fim de semana da Bauernfest em Petrópolis

Foto: Divulgação Ascom PMP

10. Aprenda com as oficinas

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de teatro e produção de vídeo com celular, promovidas pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura.

Veja também: Oficinas de teatro e produção de vídeo com celular fazem parte da programação da Bauernfest

Foto: Divulgação

11. Visite o Biergarten

Do alemão “jardim da cerveja”, o Biergarten é uma extensão da Bauernfest que acontece durante toda a festa no gramado em frente à Câmara Municipal, na Praça Visconde de Mauá, também conhecida como Praça da Águia. No local são encontradas comidas típicas, muita cerveja artesanal e apresentações musicais.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

12. Curta a Festa Tanzen

A Festa Tanzen, que faz sucesso durante a Bauernfest desde 2015, fará uma nova edição neste ano, que promete ser a maior desde o seu início. O evento começa na sexta-feira (23) e segue até 8 de julho com um line up recheado de artistas como Dubdogz, MD Chefe, Zuffo, MC Marcinho e FP do Trem Bala.

Veja também: Dubdogz, MD chefe, MC Marcinho e outros artistas se apresentam na Tanzen, em Petrópolis

Fotos: Reprodução Youtube @MDChefe e @Dubdogz, Instagram @mcmarcinho

13. Conheça mais da cultura alemã

Última casa germânica remanescente em Petrópolis, a Casa do Colono, construída em 1847, foi residência de famílias de colonos – a primeira delas a Kaiser. O acervo do local é de cerca de 336 peças doadas por descendentes dos imigrantes e evidencia o estilo de vida simples da época.

Saiba mais: 8 fatos e curiosidades sobre a Casa do Colono, localizada em Petrópolis

Foto: Bruno Ferreira Soares

14. Leve seu pet para passear no evento

A Bauernfest atrai milhares de pessoas, inclusive aquelas que não gostam de deixar seus animais sozinhos quando saem de casa. Como o evento ocorre em locais abertos e terá atrações no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e nos distritos, a festa é pet friendly.

Veja também: Bauernfest para toda a família: animais são bem-vindos à festa do colono alemão em Petrópolis

Fotos: Reprodução Instagram @mascotasfotografiapet – Sou Petrópolis

15. Conheça nossos polos de moda

O friozinho chegou e, por isso, petropolitanos e turistas têm aproveitado os finais de semana para conferir as novidades da moda Outono/Inverno da Rua Teresa. Para que os clientes possam comprar suas peças com mais calma, aproveitando o dia de folga, a Associação da Rua Teresa (ARTE) sugeriu a abertura das lojas em todos os domingos nesse mês de junho, também como forma de aproveitar o maior movimento por conta da Bauernfest.

Veja também: Neste mês de junho, lojas da Rua Teresa estarão abertas aos domingos

Fotos: Henry Kappaun

16. E aproveite para pegar uma carona

A Arte também vai disponibilizar uma van para o transporte gratuito e exclusivo dos visitantes do polo de moda durante a Bauernfest. O veículo está confirmado para o primeiro fim de semana da festa e serão realizadas entre 9h30 e 16h30. Os clientes poderão acessá-lo na altura do número 142 da rua e desembarcar na Praça 14 Bis, próximo ao Palácio de Cristal.

Veja também: Rua Teresa terá transporte gratuito para visitantes na Bauernfest 2023

Foto: Divulgação

17. E para quem é PCD, a Bauern também conta com veículo adaptado

O Projeto INcluir Petrópolis disponibilizará um veículo elétrico adaptado para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida durante a Bauernfest. As viagens acontecem da Praça 14 Bis até a entrada do evento. Os organizadores pedem a colaboração com óleo de cozinha usado, tampinhas plásticas e lacres de alumínio, que serão reciclados, contribuindo assim com o meio ambiente.

Foto: Divulgação

18. Se hospede em uma pousada; nossas dicas são:

  •  Pousada Dom Petrópolis

Sediada em um casarão histórico famoso por ter abrigado a primeira legação do Japão no Brasil, a Pousada Dom Petrópolis fica no Centro da cidade. A partir dela, é possível fazer boa parte dos circuitos e passeios a pé, como o tour pela Bohemia – primeira cervejaria do Brasil. O estabelecimento é pet friendly e tem café da manhã com produtos regionais.

Endereço: Av. 7 de Abril, 609 – Centro

Telefone para contato: (24) 98847-7298 – WhatsApp

Saiba mais: @pousadadompetropolis

Fotos: Divulgação
  • Pousada Pataca de Prata

No coração da cidade, a Pataca de Prata é uma pousada antiquário que permite que o hóspede vivencie a Cidade Imperial através do mobiliário de época. Tem aconchego melhor que esse? O espaço fica em meio à natureza, ao mesmo tempo em que tem como “quintal” a Praça da Liberdade e alguns dos principais cartões-postais da cidade.

Endereço: E. Eng. Miguel Detsi, 85 – Centro

Telefone para contato: (24) 99314-9543 – WhatsApp

Saiba mais: @patacadeprata

Fotos: @karllapetinari – Divulgação
  • Pousada Palácio de Cristal

Como o próprio nome já diz, esta pousada fica próxima a um dos principais pontos turísticos da cidade imperial e onde ocorre a maior parte da programação da Bauernfest, o Palácio de Cristal. Destacando-se pelo conforto, a Palácio de Cristal é o lugar ideal para quem procura descanso sem perder a praticidade que o centro da cidade proporciona.

Endereço: Av. Piabanha nº 109 – Centro

Telefone para contato: (24) 2245-2781

Saiba mais: @pousadapalaciodecristal

Fotos: Divulgação
  • Pousada Catedral

A Pousada Catedral fica bem no coração da cidade – atrás da Catedral São Pedro de Alcântara e a 2 minutos a pé do Museu Imperial. Pet friendly, ela tem estacionamento próprio e um restaurante com cardápio completo que é, inclusive, aberto ao público. A casa é linda, histórica e muito aconchegante. Interessante também é que por lá você vai encontrar suítes espaçosas para até 4 pessoas. Perfeito para grupos!

Endereço: Rua Raul de Leoni, 109 – Centro Histórico de Petrópolis

Telefone para contato: (24) 2235-2647

Saiba mais: @pousadacatedralpetropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
  •  Casa Imperatriz

Localizada em um casarão histórico com mais de um século de existência tombado pelo Iphan, a Casa Imperatriz fica a cinco minutos do Centro de Petrópolis e oferece café da manhã como parte da diária. A pousada também é “vizinha” da Rua Teresa – o maior shopping a céu aberto do Rio! Ideal para quem procura por um ótimo custo benefício.

Endereço: Rua Doutor Sá Earp, 909 – Morin

Telefone para contato: (24) 2237-0234 – WhatsApp

Saiba mais: @casa.imperatriz

Fotos: Divulgação e @sam_fotografia_13

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir