Connect with us

Desabrigados, animais e comércio: confira o guia de como ajudar Petrópolis neste momento

Petrópolis do bem

Desabrigados, animais e comércio: confira o guia de como ajudar Petrópolis neste momento

Desde doação de móveis e eletrodomésticos à adoção de um animal resgatado: saiba como ajudar Petrópolis a se reerguer

Ainda não recuperada de uma tragédia, Petrópolis enfrentou outra que atingiu a cidade no último domingo (20). Graças a uma rede de solidariedade, o município recebeu doações de todas as partes do Brasil, mas a ajuda precisa ser constante.

Foram toneladas de alimentos, água e itens de higiene pessoal, além de uma quantidade suficiente de roupas. Agora, o foco é arrecadar móveis para as novas casas das vítimas das tragédias, conseguir lares temporários para os animais desabrigados e voluntários para ajudar nos projetos sociais.

Foto Divulgação

Como ajudar os desabrigados

1. Doação de móveis eletrodomésticos

Os projetos sociais estão arrecadando móveis, eletrodomésticos, alimentos e água para os novos lares das vítimas da tragédia. Alguns deles são o projeto Teto para Todos, o De Grão em Grão, ALOHA e o SOS Serra.

  • Teto para Todos

O projeto já ajudou 65 famílias com kits de móveis e eletrodomésticos e tem como objetivo arrecadar doações para outras 70 famílias. Quem quiser ajudar, pode contribuir fazendo um PIX para compra de utensílios para casa ou adotando uma família, auxiliando com o valor total do kit.

Foto Divulgação Teto Para Todos

Pix: (tetoparatodos@yahoo.com – Juliana)

O Teto para Todos disponibilizou um galpão para centralização dos itens em Itaipava. Além disso, é possível também solicitar o recolhimento dos donativos pelo telefone (24) 99883-2735.

Mais informações: @tetoparatodos

  • De Grão em Grão

Eles estão comprando e entregando camas, armários de cozinha, guarda-roupas, tanquinhos, nebulizadores e fraldas geriátricas para as vítimas da tragédia. O projeto também está arrecadando e distribuindo alimentos, artigos de higiene e limpeza.

Foto Divulgação

Agora, a maior necessidade é de equipamentos e utensílios de cozinha como panelas, talheres, liquidificador, etc.

Quem puder ajudar, o projeto social ‘De Grão em Grão’ fica na Avenida Leopoldina 590, em Nogueira. Os telefones para contato são: 24 2221-0535 e 24 98802-1107.

Mais informações: @projetosocial.degraoemgrao

  • Central de Arrecadação e Distribuição da Prefeitura

Outro lugar que também está aceitando doações de móveis e eletrodomésticos, é o galpão da prefeitura localizado na BR 0-40, km 62, s/n – Itaipava (Tec Auto). A Central de Arrecadação e Distribuição recebe doações por meio de agendamentos, pelo telefone 21 99972-5230.

Foto: Divulgação PMP

2. Doação de alimentos e outros

  • Projeto ALOHA

O projeto tem ajudado muitas famílias vítimas da tragédia em Petrópolis com doação de alimentos, água, roupas sapatos e cobertas. Neste momento, a maior necessidade é por ticket de gasolina, saco para montagem das cestas básicas, arroz, feijão, sal, óleo, café e achocolatado.

Foto Divulgação

Você pode ajudar deixando a sua doação em um dos pontos de arrecadação.

  • Rua Montecaseros, 62 – Centro
  • Rua Alfredo Pachá, 320 – Centro (Cervejaria Odin)

O projeto também disponibilizou o Pix para quem puder ajudar.

Pix: (24) 99296-4404 – Carolayne Moura Pereira

Mais informações: @projeto.aloha

3. Seja um voluntário

  • SOS Serra

O SOS Serra tem apoiado as famílias petropolitanas desde a primeira tragédia, no dia 15 de fevereiro. Graças à solidariedade vinda de várias partes do Brasil, o projeto não precisa mais de doações de roupas. Agora a maior necessidade é por voluntários, móveis em bom estado, eletrodomésticos e doação em dinheiro para ajudar no aluguel das famílias que ficaram desabrigadas.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

O cadastro de voluntários acontece todos os dias, a partir das 9h30 no no galpão localizado na Rua Dr. Paulo Herve 1119, Bingen. O telefone para contato é (24) 99303-8885.

Outra forma de ajudar é através do Pix ou transferência bancária.

Pix: (24) 99303-8885

Transferência bancária:

Banco Itaú
Agência: 6141 CC 99839-0
CNPJ: 43.307.192/0001-96

Mais informações: @sos_serra

Como ajudar os animais

1. Lar temporário

Centenas de animais foram resgatados entre fevereiro e março. O Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) pede, urgentemente, um lar temporário para eles. Se você pode acolher um pet, entre em contato pelo número (21) 98166-5977.

Foto Divulgação GRAD

A CliniPet (@clinipetveterinariapopular), a Dog’s Heaven (@dogsheaven), a ONG Irmão Animal (@irmaoanimal), entre outras entidades de proteção também estão divulgando vários animais para lar temporário ou adoção em suas redes sociais.

O cadastro para dar lar temporário também pode ser feito pelo WhatsApp da COBEA: (24) 99204-0647.

2. Adoção de animais

Outra forma de ajudar é adotando um animalzinho. Com as duas tragédias, centenas de animais perderam seus tutores e precisam de um novo lar. A Dog’s Heaven, o COBEA e diversas outras ONGs estão com muitos animais para adoção. Para adotar, você pode entrar em contato pelas redes sociais acima.

Filhotes para adoção – Foto: Divulgação GRAD

3. Doação através de Pix

Se você é de Petrópolis ou de outra cidade, a melhor forma de ajudar é através do Pix. As ONGs e instituições estão arcando com os custos dos animais resgatados e precisam da sua contribuição para continuar os ajudando.

Dog’s Heaven: CNPJ 18667467/0001-55

Rio Eco Pets: https://campaign.doare.org/campanha/235484/rio-eco-pets/magikk

Clinipet Veterinária Popular: 24988316821

G.R.A.D Brasil: PIX CNPJ 04.085.146/0001-38

Irmão Animal: PIX contato@irmaoanimal.org

Como ajudar o comércio

Mais uma vez, os comerciantes perderam tudo com as enchentes do último domingo (20). Buscando recomeçar e reabrir suas lojas, todo apoio nesse momento é bem-vindo.

1. Compre local

A melhor forma de ajudar é comprando local e fazendo com que o dinheiro circule dentro da cidade. Principal fonte de sustento de muitas famílias, uma outra sugestão para apoiar o comércio é, sempre que possível, comprar em mercadinhos de bairro. Muitos deles foram duramente afetados pelas enchentes do dia 15 e, pouco a pouco, tentam reestabelecer suas atividades. Comparados às grandes redes de supermercados, a retomada é mais lenta e conta ainda mais com o apoio dos moradores.

Fotos: Henry Kappaun

Veja também: Em meio ao cansaço e à incerteza, como continuar a vida sendo empreendedor e comerciante em Petrópolis?

2. Ajude em vakinhas para eles reabrirem

Ao longo das últimas semanas a Sou Petrópolis tem desenvolvido a série #AbracePetrópolis, que se propõe a divulgar estabelecimentos que foram afetados pelas chuvas do dia 15. Com a nova tragédia, a ajuda se torna ainda mais necessária. Portanto, confira alguns estabelecimentos que estão precisando muito de apoio nesse momento:

3. Divulgue as marcas que você gosta

Se uma marca que você gosta foi atingida, essa é a hora de divulgá-la e estimular os amigos a segui-la nas redes socais. A visibilidade pode ser muito positiva neste momento.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir