Connect with us

Hospital Santa Teresa realiza produção interna de máscaras para doação

Nós somos Petrópolis

Hospital Santa Teresa realiza produção interna de máscaras para doação

A confecção está sendo realizada com reaproveitamento de material utilizado no centro cirúrgico.

Diante das recomendações do Ministério da Saúde e da OMS, ainda que com ressalvas, de que o uso de máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, muitas entidades se comprometeram com a fabricação desse equipamento de proteção individual. As equipes de costureiras da hotelaria do Hospital Santa Teresa (HST) e do Colégio Santa Catarina, instituições de Petrópolis que fazem parte da Associação Congregação de Santa Catarina, não ficaram de fora.

Fotos Divulgação

Procurada pelo projeto Um Milhão de Máscaras, de Belo Horizonte, a Tecnóloga em Meio Ambiente do HST, Tâmara Maciel, resolveu aderir à campanha, que tem por objetivo a doação para pessoas mais vulneráveis e também para os colaboradores do hospital.

Veja também: Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

A proposta do projeto é a produção de máscaras através da reutilização de SMS, material compatível com TNT, que serve para embalar bandejas usadas no centro cirúrgico. Após ser descartado, esse utensílio passa pela Central de Material e Esterilização (CME) do hospital, área responsável pela limpeza e processamento de instrumentais médico-hospitalares. Em seguida, o SMS é segregado em local separado sem mistura de resíduo. Para garantir que não haja contaminação, fica em “repouso” por 72 horas, sendo desinfectado com uma solução de água sanitária com água. Posteriormente, é reutilizado para a fabricação das máscaras de uso pessoal.

Comandada pela tecnóloga e seus colegas do Setor de Segurança do Trabalho, juntamente com as costureiras e a Irmã Ednalva Spínola, a produção das máscaras está a todo vapor e a doação será realizada em três momentos distintos. Primeiro será feita a distribuição interna para colaboradores do hospital, para uso externo, e seus familiares. Em um segundo momento, a distribuição será feita à população local no ponto de ônibus localizado em frente ao hospital. Por fim, as máscaras serão doadas pessoalmente na comunidade São José, em Petrópolis. Todas as ações de distribuição serão realizadas de acordo com os protocolos de segurança e higiene da Vigilância Sanitária.

Veja também: Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Para Tâmara, “é muito gratificante poder contribuir com a confecção dessas máscaras, que não só protegem, mas também garantem a preservação da vida de tantas pessoas. Esse material poderia estar indo direto para o lixo, mas nós estamos reutilizando da melhor maneira possível no momento”.

Para ver mais boas iniciativas em Petrópolis, durante a quarentena, clique aqui.

Veja também:

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Criança de dez dias de vida é a paciente mais nova com coronavírus em Petrópolis

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir