Connect with us

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Cidade

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Em pronunciamento feito nesta terça-feira (28/04) em suas redes sociais, o prefeito Bernardo Rossi anunciou que irá decretar uso obrigatório de máscaras para toda a população de Petrópolis. No dia 15 de abril o município já havia decretado essa obrigatoriedade para trabalhadores de serviços essenciais. Com esse novo decreto, a medida passa a ser válida, a partir da próxima segunda-feira (04/05), para todos os moradores da cidade que precisarem sair de casa.

Foto Ilustrativa / Reprodução Internet

A determinação publicada pelo governo municipal se estende para motoristas, cobradores e usuários de transporte coletivo e para motoristas e passageiros de táxi e carros de aplicativos, que devem proibir o embarque caso a pessoa não esteja usando a máscara.

Veja também: Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

O novo texto prevê ainda que funcionários e consumidores de estabelecimentos considerados como essenciais devam estar munidos com as máscaras, além de trabalhadores e consumidores de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviço com funcionamento autorizado. Os empregadores continuam obrigados a fornecer as máscaras ao seu quadro de funcionários, além de determinar a medição de temperatura e proibindo a entrada da pessoa que apresentar temperatura acima de 37,8ºC. Segundo a prefeitura, caberá aos estabelecimentos impedir a entrada de consumidores que não estejam utilizando as máscaras.

“A circulação de pessoas no Centro Histórico está alta, muitos ainda não tem a dimensão da letalidade desse vírus. Por este motivo estou decretando que o uso de máscara se torna obrigatório para todos os cidadãos petropolitanos. Eu peço que fiquem em casa para que possamos evitar o maior contágio do coronavírus. Caso a pessoa tenha que sair, o uso da máscara deve ser obrigatório”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Na segunda-feira (27/04), a prefeitura também disse estar estudando um plano estratégico para retomada gradual do comércio em Petrópolis. Apesar de ainda não haver data definida para isso, o poder público já esteve reunido com representantes de alguns segmentos como cabeleireiros, papelarias e sindicatos. “Temos que ter um planejamento para que os empresários possam se programar. A ideia é a da reabertura gradual para que aos poucos possamos voltar ao mínimo da normalidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Segundo o último boletim epidemiológico (27/04), Petrópolis tem 419 casos totais testados para a Covid-19. Destes, 155 deram negativo, 126 positivos, 138 casos em análise, isto é, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, 41 pacientes internados, 09 óbitos e 35 pessoas recuperadas. Mais 11 óbitos são investigados pela vigilância epidemiológica, que aguarda o resultado do teste para coronavírus.

Veja também:

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Hospital Unimed Petrópolis tem 14 altas hospitalares de pacientes com coronavírus

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir