Connect with us

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Cidade

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Segundo informações da Secretaria de Saúde, 51 profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a saúde em Petrópolis fizeram o teste para a Covid-19 e tiveram que se afastar de seus postos, devido a suspeitas de contaminação pelo coronavírus.

Foto Divulgação / UPA Centro de Petrópolis

Desses 51 casos suspeitos, 33 são médicos e enfermeiros, que estão da linha de frente do combate ao novo coronavírus. Os demais 18 são administrativos, profissionais da manutenção e da secretaria. Dois deles já foram confirmados com a Covid-19, sendo um enfermeiro e outro técnico em enfermagem.

A Secretaria de Saúde ainda afirma que há outros casos, mas segundo o Núcleo de Medicina do Trabalho, alguns fazem o exame direto pelo plano de saúde e, portanto, ainda não foram contabilizados pelo município. “Só teremos a estatística quando houver esse retorno. Sabemos que dois médicos testaram positivo, mas pela Unimed, e só  vão protocolar atestado no retorno da licença. Um do SAMU e outro cardiologista, mas para nós ainda não entram na estatística”, explica a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde.

Devido à alta taxa de transmissibilidade do coronavírus e à inexistência de um remédio ou vacina para a doença, o médico pneumologista e infectologista José Henrique Castrioto explica que a única maneira de diminuir o contágio, hoje, é fazendo o isolamento social e a intensificação dos hábitos de higiene.

“O isolamento social é cientificamente comprovado. Estamos falando de uma doença transmissível pela tosse (quando perto de alguém) e pelo contato; uma doença que não tem tratamento ou vacina ainda e que tem matado milhares de pessoas pelo mundo. Logo, a única maneira de tentar conter esse vírus e evitar um colapso no sistema de saúde é cortando a transmissão, ou seja, o contato interpessoal. Por isso as medidas de distanciamento social são tão importantes junto da lavagem das mãos e uso de máscaras”, ele explica.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Petrópolis tem 332 casos totais testados, 150 já negativados para a doença, 89 testados como positivos, 93 casos aguardando os resultados dos exames laboratoriais e 07 óbitos. Outros 06 óbitos estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica, que aguarda o resultado dos exames.

Para saber mais sobre a Covid-19 em Petrópolis, a prefeitura disponibilizou um site com gráficos e informações: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

O que se sabe sobre possíveis casos ‘curados’ da Covid-19 em Petrópolis?

Leitos para pacientes com Covid-19 em Petrópolis: HMNSE tem 90% da UTI ocupada

Petrópolis registra a sétima morte por coronavírus nesta segunda-feira

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir