Connect with us

Dia do Guia de Turismo: conheça Raquel Neves, profissional que apresenta Petrópolis para o mundo há 16 anos

Nós somos Petrópolis

Dia do Guia de Turismo: conheça Raquel Neves, profissional que apresenta Petrópolis para o mundo há 16 anos

Nascida e criada na cidade, ela conta que já presenciou até pedido de casamento nas excursões

Dados do Ministério do Turismo do Brasil sempre apontam Petrópolis no topo dos destinos mais visitados do país. Só no último ano antes da pandemia, a cidade registrou a visita de mais de 2 milhões de turistas, segundo dados do Observatório do Turismo. E para atender todo esse público, é fundamental que o município conte com profissionais capacitados para conduzir a experiência dos visitantes.

Neste dia 10 de maio, em que é comemorado o Dia do Guia de Turismo, a Sou Petrópolis entrevistou Raquel Neves, guia que trabalha na área há 16 anos. Ela revelou detalhes de como surgiu o interesse pela profissão e também uma série curiosidades do dia a dia.

Foto: Arquivo pessoal

Raquel Neves integra a Associação dos Guias Petropolitanos (AGP) e conta que sempre foi apaixonada por história e por Petrópolis. Desde muito jovem, o interesse pelos monumentos da cidade era claro e só foi crescendo.

“Nas aulas de História e Geografia de Petrópolis, tive o incentivo das professoras Eufrásia e Lúcia Helena. Dali em diante, após ver como Petrópolis era interessante, fiz vários cursos que me levaram ao Turismo e me trouxeram onde estou hoje”, explicou.

Foto: Arquivo pessoal

Sempre encantada pela história do Brasil, Raquel teve um vizinho que trabalhou por muitos anos no Palácio Quitandinha. Com o acesso, conseguiu conhecer o interior e a história do local, o que a deixou encantada.

“Eu já havia feito uma maquete do palácio, na escola. Meu grupo ficou em terceiro lugar na época. Quando conheci, fiquei encantada com as instalações, aí decidi que iria estudar para mostrar as nossas belezas e histórias para o público”, comentou.

O início como Guia de Turismo

Para se tornar guia, Raquel fez alguns cursos na área. Mais especificamente, se matriculou no CEJA e fez o curso de Guia de Turismo Regional, além das especializações em Turismo Nacional e da América do Sul.

Foto: Arquivo pessoal

E a petropolitana já vivenciou muita coisa ao longo da carreira, como um pedido de casamento nas excursões. Também já conheceu crianças com sonho de serem guias e até mesmo turistas emocionados após conhecer a cidade.

“Petrópolis é um lugar mágico. Pessoas de todo o mundo viajam para cá, e isso me rende momentos importantes desde sempre. Meu maior sonho é ver a categoria de Guias de Turismo ser valorizada e respeitada no país inteiro”, disse.

A importância do Guia de Turismo

Um dos pulmões de Petrópolis, o Turismo encontra nos guias o papel de porta-voz, ou seja, de alguém para falar pela cidade.

Foto: Arquivo pessoal

“O guia tem a responsabilidade de cativar os visitantes, fazer com que se encantem pelos locais que estão visitando. Estamos sempre tendo contato com eles, então somos peças fundamentais na prática turística”, afirma Raquel.

Para os futuros guias, a dica da petropolitana é simples: “Estudem, se qualifiquem e busquem estar inseridos nas políticas públicas do turismo local”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir