Connect with us

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Cidade

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Com base no Painel de Monitoramento da Covid-19, atualizado diariamente pela prefeitura, com dados da Secretaria de Saúde, pode-se afirmar que mais da metade (53,4%) dos casos confirmados de coronavírus em Petrópolis são pacientes de 30 a 49 anos de idade. Por outro lado, a média de idade dos óbitos decorrentes da Covid-19 é de 67 anos.

Foto Ilustrativa

Confirmando as estatísticas globais da pandemia, isso significa que, embora haja mais jovens do que idosos contaminados em Petrópolis, normalmente a taxa de mortalidade entre os mais velhos é maior. Para o médico infectologista e pneumologista José Henrique Castrioto, esses números reafirmam a necessidade do isolamento social para controlar o vírus e proteger os mais vulneráveis.

“Exatamente quem circula mais tem maior probabilidade de pegar a doença. Vimos isso em 2009 na gripe suína também. Os idosos e imunossuprimidos são mais suscetíveis e morrem mais. Por isso o isolamento social é importante, pois diminui a circulação na população como um todo, pois com o isolamento a doença vai acontecendo na população aos poucos. Naturalmente, a população vai criando imunidade e vai diminuindo ainda mais a transmissão da doença em todos”, ele explica.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis/Secretaria de Saúde

Entre os casos suspeitos, 40% tem de 30 a 49 anos. O total de pacientes que aguardam o resultado dos exames laboratoriais em isolamento domiciliar ou em internações clínicas e de UTI é de 152 casos.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis/Secretaria de Saúde

Petrópolis tem, hoje, 451 casos totais testados, 155 já negativados para a Covid-19, 144 testados como positivos, 155 casos em análise, isto é, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, 46 pacientes internados, 09 óbitos e 36 pessoas recuperadas. Além desses dados, um levantamento de informações feito pela Secretaria de Saúde mostra a idade dos casos confirmados, a distribuição da Covid-19 por bairros, entre outros números significativos no monitoramento da doença no município.

Casos confirmados da Covid-19 por bairros

A pesquisa mostra que a maioria dos casos confirmados é morador do Centro de Petrópolis, com 19 registros. Em segundo lugar vem Corrêas e Valparaíso com 12 casos cada, e logo em seguida Itaipava, com 10 ocorrências. Mas há incidência de casos confirmados e suspeitos da Covid-19 em todos os outros bairro.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis/Secretaria de Saúde

Óbitos em investigação e óbitos confirmados com a Covid-19

A vigilância epidemiológica investiga mais quinze casos de pessoas que vieram a óbito com sintomas da Covid-19, além dos nove óbitos já confirmados. O resultado dos exames devem sair em breve e serem divulgados pela Secretaria de Saúde. A média de idade das pessoas que faleceram por conta da Covid-19 em Petrópolis é de 67 anos.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis/Secretaria de Saúde

Casos de recuperação

Até o momento, o Ministério da Saúde não adotou a testagem da Covid-19 em massa e, portanto, o critério usado para identificar pacientes recuperados tem sido o clínico. Ou seja, após o período de quarentena, estipulado em 14 dias, se o paciente não apresentar mais nenhum sintoma da doença, ele é considerado recuperado.

Foto Divulgação / Hospital Unimed Petrópolis

Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, Petrópolis tem 36 pacientes recuperados da Covid-19 até o momento. Na última sexta-feira (27/04) o Hospital Unimed Petrópolis também divulgou que já deu alta para 14 pacientes que lutavam contra o coronavírus.

Para ver mais gráficos e estatísticas da Covid-19 em Petrópolis, acesse o site disponibilizado pela prefeitura: https://smspetropolis.net.br/covid-19/

Veja também:

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir