Connect with us

Idade, óbitos suspeitos e bairros: confira o levantamento de dados da COVID-19 em Petrópolis

Cidade

Idade, óbitos suspeitos e bairros: confira o levantamento de dados da COVID-19 em Petrópolis

Um levantamento de dados feito na quinta-feira (16/04) pelos órgãos que monitoram a Covid-19 em Petrópolis mostram números sobre a idade dos casos confirmados, quantidade de óbitos que estão sendo investigados pela vigilância epidemiológica, a distribuição da doença por bairros, entre outras informações.

Foto Ilustrativa

Petrópolis tem, hoje, 258 casos totais testados, 133 já negativados para a doença, 64 testados como positivos, 61 casos em análise, isto é, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, 41 pacientes internados em leitos cínicos e UTIs e 06 óbitos.

1. Casos confirmados da Covid-19 por faixa etária

Contradizendo a ideia, ainda existente, de que pessoas mais jovens estão imunes ao coronavírus, os dados mostram que 30 dos 64 casos confirmados de coronavírus em Petrópolis — cerca de 47% dos casos — têm entre 30 e 50 anos de idade. Além desse número expressivo, o levantamento também aponta que 6 pessoas têm entre 15 e 29 anos; 19 pessoas entre 50 e 69 anos; e 9 pessoas com 70 anos para cima. Totalizando 64 casos confirmados de coronavírus até o dia 16 de abril em Petrópolis.

2. Óbitos em investigação e óbitos confirmados com a Covid-19

A vigilância epidemiológica investiga mais 5 casos de pessoas que vieram a óbito com sintomas da Covid-19, além dos 6 óbitos já confirmados na quarta-feira (16/04). O resultado dos exames devem sair em breve e divulgados pela Secretaria de Saúde.

A média de idade das pessoas que faleceram por conta da Covid-19 em Petrópolis é de 70 anos. O primeiro caso foi um senhor de 65 anos que havia voltado de recente viagem ao Egito, com a esposa. O segundo caso foi de outro homem, de 59 anos, que faleceu no Hospital Unimed devido às complicações da doença. Nesta segunda-feira (12), teve a notificação do terceiro caso, um paciente de 87 anos. Nesta quarta-feira (15), de um homem de 65 anos de idade, morador de Corrêas. E, por fim, nesta quinta-feira (16) foram contabilizados mais dois óbitos, uma mulher de 79 anos e um homem de 70 anos.

3. Casos confirmados da Covid-19 por bairros

A pesquisa mostra que a maioria dos casos confirmados é morador do Centro de Petrópolis, com 11 registros. Em segundo lugar vem Itaipava com 6 casos, e logo em seguida Quitandinha, São Sebastião e Valparaíso com 4 casos cada. Mas há incidência de casos confirmados e suspeitos da Covid-19 em todos os outros bairro.

4. Casos de internação

Segundo último boletim epidemiológico, Petrópolis tem 41 pacientes internados com sintomas da Covid-19. Nove deles já tiveram a confirmação da doença e os outros ainda aguardam o resultado do exame, que tem sido feito no Laboratório de Corrêas* para poder acelerar o processo. Dos pacientes internados, 23 estão em leitos clínicos e 18 estão na Unidade Intensiva de Terapia (UTI). A idade dos pacientes não foi revelada.

A maioria dos pacientes internados está no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), nomeado hospital referência da Covid-19 em Petrópolis, contabilizando 17 casos. Dos casos confirmados de coronavírus em internação, 4 estão no HMNSE; 2 HST; 1 no SMH; e 2 na Unimed.

Petrópolis tem 102 leitos específicos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Na rede pública, no HMNSE, são 82 leitos, sendo 69 leitos clínicos, 10 de UTI e 3 de unidade intermediária. Nos últimos dias, o prefeito anunciou um convênio com o Hospital SMH e com o Hospital Santa Teresa, garantindo mais 10 e 7 leitos de UTI em cada, respectivamente.

*O Laboratório de Corrêas, até o momento, só vem fazendo exames da Covid-19 em pacientes internados e em profissionais da saúde, conforme parceria estabelecida entre a unidade privada e o município.

5. Casos de cura no município

Apesar de ainda não haver um número concreto das fontes oficiais a respeito dos casos curados em Petrópolis, sabe-se que duas pessoas com a Covid-19 tiveram alta no Hospital SMH no dia 9 de abril e, mais recentemente, na quinta-feira (16), uma paciente também teve alta do HMNSE para terminar o tratamento da Covid-19 em isolamento domiciliar.

Segundo o médico pneumologista e infectologista José Henrique Castrioto, existe mais de um critério de cura. O principal aqui no Brasil é o critério clínico, quando os sintomas param de se manifestar. “Isso porque o Ministério da Saúde do Brasil não adotou a testagem maciça desde o início da epidemia. Para os pacientes mais graves podemos associar o critério da melhora clínica ao resultado negativo no exame molecular (utilizado em alguns países em que a coisa ficou pior como Itália e EUA) ou presença de anticorpos IgG no teste rápido”, ele explica.

Medidas de prevenção ao coronavírus:

– Evitar sair de casa e ir a locais aglomerados e sem ventilação;
– Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;
– Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;
– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz;
– Usar lenço descartável;
– Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Veja também:

Petrópolis registra mais dois óbitos por coronavírus 

Testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus começam a ser feitos em Petrópolis a partir desta terça-feira

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Petrópolis recebe sexto lote de vacinas contra a gripe e reabastece postos de saúde

Prefeito anuncia prorrogação do decreto com medidas de restrição até 30 de abril em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir