Connect with us

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis

Cidade

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis

Em pronunciamento feito nesta quarta-feira (15/04), o prefeito Bernardo Rossi e a Secretária de Saúde do município anunciaram dois novos decretos: o primeiro que orienta toda a população a usar máscaras e o segundo que torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis. 

Foto Divulgação

“Pessoas que trabalham em serviços essenciais, como farmácias, bancos, supermercados, oficinas mecânicas, vendedor de gás, enfim… quem hoje está funcionando, terá a obrigatoriedade de usar as máscaras. Isso é para a sua proteção e dos trabalhadores”, explicou o prefeito.

Veja também: Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Apesar de ainda não ser obrigatório o uso de máscaras em toda a população, o objetivo do primeiro decreto é orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância do uso desse acessório que funciona como uma barreira na contaminação do vírus. “Nosso objetivo é o isolamento, mas se por algum motivo a pessoa tiver que sair nas ruas — às farmácias, supermercados ou bancos — faça a utilização das máscaras. Ou as máscaras de pano, que em breve iremos divulgar um vídeo de como fazer, ou máscaras compradas em farmácias”, disse.

Foto Ilustrativa

Além disso, Bernardo Rossi e a Secretária de Saúde Fabíola Heck disseram estar tentando fazer parcerias e comprar um número grande de máscaras para pessoas de baixa renda.

O prefeito também alertou para dois pontos: a capacidade das UTIs do hospital referência HMNSE já está em 50% da lotação e as pessoas internadas com sintomas da Covid-19 na cidade não são só idosos, são jovens de 30 a 49 anos. “Não é momento de se acomodar, pelo contrário, é momento de ampliar o isolamento. Os municípios, Estados e países que demoraram para tomar medidas já estão sofrendo as consequências”, frisou Bernardo Rossi.

“Tendo em vista o número aumentado de internações, se faz necessário que as pessoas que estão atendendo a população, de forma geral, passem a usar máscaras, pois você protege a si mesmo e a quem você está atendendo”, explica a Secretária de Saúde Fabíola Heck.

De acordo com a última atualização divulgada pela Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 229 casos testados. Destes, 106 já testaram negativo para coronavírus, 41 obtiveram resultado positivo, 82 permanecem aguardando os resultados dos exames, realizados pelos laboratórios do Estado e Laboratório de Corrêas, 43 permanecem internados e 3 pessoas vieram a óbito. Além disso, a Secretaria de Saúde de Petrópolis investiga mais 7 óbitos suspeitos da Covid-19.

Veja também:

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Petrópolis registra a segunda morte por coronavírus

Prefeito anuncia prorrogação do decreto com medidas de restrição até 30 de abril em Petrópolis

Dois pacientes com a Covid-19 recebem alta e emocionam a equipe médica do SMH

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Prefeitura de Petrópolis explica em detalhes o passo a passo da realização dos exames do coronavírus

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir