Connect with us

Testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus começam a ser feitos em Petrópolis a partir desta terça-feira

Cidade

Testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus começam a ser feitos em Petrópolis a partir desta terça-feira

O objetivo dos testes é garantir a agilidade nos resultados dos exames.

Petrópolis adquiriu mais uma arma na luta contra a disseminação da COVID-19. A partir desta terça-feira (14/04), as unidades de saúde do município darão início aos testes rápidos comprados pela prefeitura na última semana. Ao todo, são 4 mil kits importados da China pelo custo de R$ 520 mil. Destes, 500 já foram entregues e distribuídos na cidade. Os testes serão capazes de dar agilidade ao diagnóstico dos possíveis pacientes contaminados pelo coronavírus.

Foto: Nair Bueno/Futura Press/Estadão Conteúdo

“Conseguimos comprar os testes para lutar de igual para igual com a doença. A partir de hoje estamos dando início aos exames, uma maneira de dar celeridade aos casos suspeitos e encaminhar os pacientes ao isolamento domiciliar ou à internação em caso de emergência. Vamos, aos poucos, resolver todas as demandas trazidas pela pandemia”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Foto Divulgação

Até o momento nenhum teste foi utilizado na cidade. “Para que os testes sejam realizados existem alguns pré-requisitos. Os pacientes devem apresentar os sintomas compatíveis com a doença, como tosse seca, febre alta e dificuldade de respiração. Além disso, os sintomas devem ter tido início há, pelo menos, uma semana para que o resultado seja confiável”, garantiu a Secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Foto Divulgação

Entre as unidades visitadas na manhã desta terça-feira (14/04), estão o Pronto Socorro do Alto da Serra e o Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp (HMNSE). O prefeito Bernardo Rossi aproveitou a vistoria no hospital de referência ao combate contra o coronavírus para observar as obras que vêm sendo realizadas na portaria da unidade.

“As obras foram necessárias devido a um vazamento no local. Ainda nesta semana vamos entregar uma entrada totalmente recuperada aos pacientes”, afirmou o diretor geral do HMNSE, Nilson Wayand.

Testes rápidos no Laboratório de Corrêas

Segundo últimas informações do Laboratório de Corrêas, até o momento os testes rápidos nessa unidade privada, só estão sendo feitos nos profissionais de saúde e em pacientes internados, conforme a parceria estabelecida com a Prefeitura de Petrópolis.

“Recebemos os testes rápidos na quinta-feira (09/04) e estamos fazendo em pacientes internados e em profissionais da saúde. A previsão é de abrir os testes de coronavírus semana que vem para uma parte da população de Petrópolis”, explica Matheus Baffi, diretor comercial do Laboratório de Corrêas.

De acordo com a última atualização divulgada pela Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 222 casos registrados. Destes, 104 já testaram negativo para coronavírus, 41 obtiveram resultado positivo, 77 permanecem aguardando os resultados dos exames, realizados pelos laboratórios do Estado e Laboratório de Corrêas, 38 permanecem internados e 3 pessoas vieram a óbito. Além disso, a Secretaria de Saúde de Petrópolis investiga mais 7 óbitos suspeitos da Covid-19.

Veja também:

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Petrópolis registra a segunda morte por coronavírus

Prefeito anuncia prorrogação do decreto com medidas de restrição até 30 de abril em Petrópolis

Dois pacientes com a Covid-19 recebem alta e emocionam a equipe médica do SMH

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Prefeitura de Petrópolis explica em detalhes o passo a passo da realização dos exames do coronavírus

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir