Roteiro para o feriado de Nossa Senhora Aparecida: 16 dicas de lazer para aproveitar em Petrópolis
Visitar pontos turísticos, curtir os grandes eventos da semana, conhecer novos restaurantes e muito mais!
O feriadão do Dia de Nossa Senhora Aparecida começa nesta quinta-feira (12) e para ajudar os petropolitanos e turistas que passarão os dias na Serra, preparamos um roteiro para facilitar a busca pelo lazer perfeito para a data.
1. Visitar os pontos turísticos
Não vão faltar atividades e espaços abertos para a visitação em Petrópolis neste feriado como o Museu Imperial, Palácio Quitandinha, Catedral São Pedro de Alcântara, Castelo de Itaipava e muito mais!
Saiba mais: Dia de Nossa Senhora Aparecida: veja o que abre e fecha a partir do feriado desta quinta em Petrópolis
Fotos Reprodução Instagram: @fotosdepassagem e @introvignethaina
2. Ir a um festival de churrasco
Acontece de quinta (12) a domingo (15), o Saloon BBQ, festival que promete oferecer os melhores cortes de carnes e cervejas artesanais da cidade. Com entrada gratuita, o evento é realizado no Parque de Itaipava e conta com apresentações musicais de ritmos que vão do rock ao sertanejo, passando pelo blues e folk.
Saiba mais: 10 motivos para ir ao festival de churrasco Saloon BBQ neste fim de semana em Itaipava
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
3. Aproveitar a festa de São Pedro de Alcântara
A tradicional Festa de São Pedro de Alcântara começa nesta quinta-feira (12), na Catedral, em Petrópolis. O evento segue até o domingo (15) com barraquinhas de comida, exposição de carros antigos, carreata, visitação à torre e muito mais. Já a programação religiosa acontece de 16 a 19 de outubro.
Foto: @dudubellotti
4. Ver filmes de terror gratuitamente
O Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni vai receber a “Mostra Sexta-feira 13”, com filmes de terror para crianças e adultos em Petrópolis. As sessões gratuitas acontecem nos dias 12, 13 e 14 de outubro. No feriado, Dia das Crianças, a sessão especial para os baixinhos tem início às 17h, com o filme “A Noiva-Cadáver”. Na sexta-feira (13), a sessão especial acontece à meia noite com a exibição de “Noite dos Mortos Vivos”, de George Romero. E no sábado (14), será exibido o filme “It – A Coisa”, às 17h. Cada sessão tem capacidade para 50 pessoas.
Saiba mais: Mostra Sexta-feira 13: Petrópolis terá exibição gratuita de filmes de terror nesta semana
Fotos: Divulgação
5. Conferir a Exposição de Flores e Cerâmicas
Começa nesta quinta-feira (12), a Exposição de Flores e Cerâmicas no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Com entrada gratuita, o evento acompanha o feriadão e segue até o domingo (15), reunindo diversos produtores de flores da cidade e artesãos que fabricam as mais diferentes peças em cerâmica, com exposição e venda dos produtos.
Saiba mais: Tradicional Exposição de Flores e Cerâmicas começa nesta quinta no Palácio de Cristal
Foto: Instagram @gustavogomesfoto
6. Conhecer a cultura italiana
A 14° edição da Serra Serata, a festa da cultura italiana em Petrópolis, segue até 15 de outubro em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias com cardápios especiais, além de oficinas gastronômicas, shows, baile e apresentações de banda e orquestra.
Saiba mais: 5 destaques da programação da Serra Serata, que começa nesta quinta em Petrópolis
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
7. Visitar o Orquidário Binot
Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.
O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.
Saiba mais: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil
Fotos: @dudaiannuzzi e @yannaduqueis
8. Fazer uma trilha
O pôr do Sol na Serra tem um charme a mais. E a primavera é perfeita para conhecer Petrópolis a partir de novas perspectivas. Uma ótima opção é explorar os mirantes do município. A 838 metros acima do nível do mar, a cidade oferece uma verdadeira imersão na Serra, a começar pelas vistas extraordinárias encontradas por aqui.
Saiba mais: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis
Fotos: Reprodução/Instagram Will Justen
9. Se reunir em um piquenique
Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. Petrópolis conta opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!
Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
10. Se encantar com o Vale do Amor
Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale do Amor é uma reserva de Mata Atlântica de mais de dois milhões de metros quadrados preservados, praticamente, em sua totalidade. Contemplados dos ares ou do chão, os jardins tranquilizam, encantam e conduzem os visitantes a momentos de conexão.
Saiba mais: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local
Foto: Reprodução/Instagram @re.descobrindodestinos
11. Apreciar a culinária italiana
Tem combinação melhor do que massa e uma noite fria? Além dos germânicos, Petrópolis teve também uma forte imigração italiana que, assim que aqui chegaram, fizeram questão de incorporar à cidade sua rica gastronomia. Hoje, o município conta com tradicionais restaurantes de massas: alguns deles pertencentes a descendentes dos colonos.
Saiba mais: 17 lugares para comer uma boa massa em Petrópolis
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
12. Se deliciar com um bom fondue
Refúgio da família imperial nos verões do passado, hoje Petrópolis é, segundo o Ministério do Turismo, um dos destinos mais procurados no inverno antecipado. E isso se deve às experiências proporcionadas pela cidade nessa temporada em que, no campo gastronômico, não podem faltar os rodízios de fondue salgados e doces.
Saiba mais: 9 restaurantes para comer um bom fondue em Petrópolis
Fotos: Divulgação
13. Fazer um tour para os amantes de vinho
Dizem que não tem lugar melhor para apreciar um bom vinho do que nas montanhas. Petrópolis tem ótimas opções para quem é amante do segmento. De restaurantes aconchegantes e munidos de adegas próprias a vinícolas nas redondezas para se surpreender e encantar!
Saiba mais: Roteiro para quem ama vinho em Petrópolis: restaurantes e vinícolas próximas para conhecer e se encantar
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
14. Se desafiar na Vila Cervejeira de Petrópolis
No ano passado, algumas das principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! As cervejarias ficam próximas umas das outras, o que facilita o passeio mesmo em dias frios ou chuvosos.
Saiba mais: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
15. Conhecer um restaurante temático
Estes estabelecimentos não apenas proporcionam deliciosas refeições, mas também mergulham os visitantes em diferentes épocas e culturas. São restaurantes e bares temáticos de dar água na boca!
Saiba mais: #DicasGastronômicas: 7 restaurantes e bares temáticos para conhecer em Petrópolis
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis/ The Collectors e Condado Louva Deus
16. Redescobrir Itaipava
Itaipava é tida, muitas vezes, como uma própria cidade pela variedade de opções de lazer disponíveis na região. São polos de compras, restaurantes, pousadas, confeitarias e muito mais!
Saiba mais: #RoteiroDosBairros: 11 dicas do que fazer em um dia em Itaipava