Connect with us

Festa de São Pedro de Alcântara começa nesta quinta com barraquinhas de comida, exposição de carros e muito mais

Agenda

Festa de São Pedro de Alcântara começa nesta quinta com barraquinhas de comida, exposição de carros e muito mais

Festa vai contar com barracas de comidas típicas de cinco países, carreata, exposição de carros antigos, visitação noturna à torre, programação religiosa e muito mais!

A tradicional Festa de São Pedro de Alcântara começa nesta quinta-feira (12), na Catedral, em Petrópolis. O evento segue até o domingo (15) com barraquinhas de comida, exposição de carros antigos, carreata, visitação à torre e muito mais. Já a programação religiosa acontece de 16 a 19 de outubro. Confira todas as atrações!

Foto: @dudubellotti

As barraquinhas

De 12 a 15 de outubro, estarão montadas na Catedral barraquinhas com comidas típicas de cinco países que têm ligação com a história de Petrópolis. Na sexta-feira (13), o espaço funcionará no final da tarde e à noite e, nas demais datas, durante todo o dia.

A barraca da Itália contará com lasanha, nhoque, pizzas e palha italiana; a de Portugal terá bolinho de bacalhau, sardinha frita, caldo verde, doces portugueses e vinhos; a da Espanha, paella de frutos do mar, porções de camarão, hambuguéres artesanais, arroz com leche e sangria; a da Alemanha, chucrute, joelho, sanduíche de pernil, salada de batata, salsichão e torta alemã; e, pra finalizar, a do Brasil servirá espetinhos, pastéis, refeição mineira, pão com linguiça, doce de abóbora, cocada e porções de torresmo, aipim e linguiça mineira.

Carreata e exposição de carros

No domingo (15), o Serra Bugs, evento que fez sucesso esse ano no Parque de Itaipava, levará uma exposição de carros antigos para a Festa de São Pedro. A atração acontece das 9h às 16h.

Ainda no domingo, às 16h30, acontece a tradicional carreata levando a imagem do padroeiro pela rua da Catedral.

Foto: Divulgação

Visitação noturna à torre

A Catedral agora conta com a Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes têm acesso à história do prédio, por meio de dois totens, e a câmeras que mostram toda a parte superior da igreja. Durante o passeio, também é possível acessar o mirante, onde se pode ter uma das melhores vistas do Centro Histórico.

De lá, toda a Avenida Koeler e outros pontos centrais da cidade, como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Praça da Liberdade podem ser observados.

Normalmente, as visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h. Porém, durante a festa, o passeio poderá ser feito durante a noite. A visitação noturna funcionará das 18h às 21h nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral). Vale lembrar que, às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.

Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

Programação religiosa

Além de todas essas atrações, a festa que acontece em homenagem ao Dia de São Pedro de Alcântara, celebrado em 19 de outubro, contará com uma extensa programação religiosa, com o Tríduo preparatório do padroeiro de Petrópolis e co-padroeiro do Brasil, finalizando com a Santa Missa na quinta (19). Confira:

16/10 – Segunda-feira

  • 19h30: Tríduo com Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano de Volta Redonda

17/10 – Terça-feira

  • 19h30: Tríduo com Dom Paulo Romão, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

18/10 – Quarta-feira

  • 19h30: Tríduo com Dom Ubiratan, Bispo Emérito de Itaguaí

19/10 – Quinta-feira

  • 8h: Santa Missa
  • 19h30: Santa Missa em homenagem ao padroeiro presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Pra anotar aí:

Festa de São Pedro de Alcântara

Quando: 12 a 19 de outubro

Onde: Catedral de São Pedro de Alcântara

Mais informações: @catedraldepetropolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir