Connect with us

Tragédia que vitimou sete petropolitanos em março de 2022 completa dois anos

Cidade

Tragédia que vitimou sete petropolitanos em março de 2022 completa dois anos

No dia 20 de março de 2022, a cidade registrou o maior acumulado pluviométrico da história, 534,4mm

No dia 20 de março de 2022, pouco mais de um mês após a maior tragédia climática da história de Petrópolis, um novo desastre aconteceu na cidade. Na data, o acumulado pluviométrico registrado em 24 horas chegou a 534.4mm, o maior já visto no município. Foram cerca de 400 ocorrências em 19 localidades e 7 vidas interrompidas, além das 235 vítimas do dia 15 de fevereiro.

Centro da cidade na data. Foto: Reprodução Redes Sociais

Entre as regiões mais afetadas por esta segunda tragédia estiveram o Alto da Serra, Bingen, Castelânea, Centro, Chácara Flora, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Independência, Morin, Mosela, Quissamã, Quitandinha, Saldanha Marinho, São Sebastião, Siméria, Valparaíso e Vila Militar.

Desabrigados

Na época, mais de 800 pessoas tiveram de ir para os pontos de apoio espalhados pela cidade, além das que já haviam perdido suas casas em fevereiro e também estavam sendo mantidas nestes espaços. Em 33 dias, mais de 2 mil casas foram interditadas em Petrópolis.

Igrejas abriram as portas para receber desabrigados. Foto: Lucas Landau

Vítimas

Dentre as vítimas desta tragédia estavam o professor universitário Nelson Ricardo Ferreira da Costa, de 59 anos, a mãe dele, Heloisa Helena Caldeira da Costa, de 86 anos, e o também professor universitário Mario Augusto Queiroz Carvalho, de 35 anos, que faleceu enquanto tentava salvar Heloisa. Ambos os docentes foram homenageados por parentes, amigos e ex-alunos.

Foto: Divulgação

Os três foram encontrados na casa amarela que havia desabado na Rua Washington Luís, onde os militares do Corpo de Bombeiros também resgataram o último corpo que estava sendo procurado, no dia 23.

Outras três vítimas identificadas após a chuva de 20 de março foram Carmelo de Souza, Jussara Belarmino Souza e Vanila de Jesus da Silva.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Comércio

Como se a situação do comércio de Petrópolis, que já havia sido afetado pelas chuvas do dia 15 de fevereiro, já não estivesse delicada o suficiente, com as fortes chuvas do dia 20 de março, vários estabelecimentos que ainda se recuperavam da tragédia anterior foram novamente afetados.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Internet

Ações em resposta

Neste mês, o município chegou à marca de 115 obras de grande e médio porte, em resposta às chuvas de fevereiro e março de 2022, concluídas. Apesar disto, outras 51 continuam em andamento e 26 ainda estão em processo de licitação. Mesmo com estas ações, ainda há muito a ser feito, tanto para recuperar a cidade, quanto para prevenir que outros desastres como estes aconteçam novamente.

Foto: Divulgação

Transtornos constantes

Prova disso são as chuvas constantes que continuam causando transtornos na cidade, como a desta última terça-feira (19). Segundo a Defesa Civil, na data, foram contabilizadas seis ocorrências de deslizamento, alagamento, queda de árvore e afundamento de via.

O órgão chegou a mobilizar pontos de apoio no primeiro e terceiro distrito mas, devido a redução dos acumulados pluviométricos, foram desmobilizados. A região de Itaipava foi a que registrou mais chuvas, um total de 107,3mm em 24h. E para o fim de semana, a expectativa é de ainda mais precipitação.

Foto: Bruno Soares

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir